terça-feira, 23 de junho de 2009

Parabéns Manfrini!

O dia 23 de junho é um dia especial para a torcida do Fluminense. Neste dia, em 1950, nascia o paulistano do bairro italiano da Moóca, Antônio Monfrini Neto, o "MANFRINI". Manfrini, que se tornaria um dos maiores jogadores que já vestiram a camisa do Fluminense, chegou ao nosso clube em 1973, iniciando um intenso caso de amor entre ambas as partes. Manfrini marcou toda a geração de tricolores da gloriosa década de 1970.

Manfrini era um jogador de muita técnica e habilidade. Logo em seu primeiro ano no Fluminense, marcou 13 gols no campeonato carioca de 1973, sendo dois na vitória de 4 a 2, no Fla x Flu, da final do campeonato carioca, no dia 22 de agosto. Numa noite memorável, quando caiu uma chuva torrencial no Rio de Janeiro. Foi "pra lavar a alma"! Em 1973, na campanha do campeonato carioca em que o Fluminense realizou 25 jogos, Manfrini disputou 24 partidas, sendo o artilheiro do Fluminense no campeonato.

Manfrini, que as figuras mais autorizadas da crônica esportiva, como o botafoguense João Saldanha, chamavam de "o sucessor de Tostão" e o "substituto de Samarone" foi injustamente preterido pelo técnico Zagallo na convocação para a Copa da Alemanha de 1974, sendo a maior decepção de sua carreira.

Em 1975, com a contratação de Rivelino e Paulo Cézar Cajú, Manfrini, o "Manfra" como é conhecido pelos amigos, fez parte da "Máquina Tricolor". Para Rivelino, foi o parceiro mais inteligente com quem já jogou na carreira. E convenhamos, um elogio desses, vindo de Roberto Rivelino, "não é pra qualquer um". Em 1975, Manfrini, dos 30 jogos da campanha vitoriosa do Fluminense, disputou 29 partidas, marcando 16 gols, mais uma vez sendo o artilheiro do Fluminense no campeonato carioca. Na goleada decisiva, de 4 a 1, no Vasco, em 10 de agosto de 1975, Manfrini marcou o primeiro gol tricolor, logo aos 10 minutos do primeiro tempo.

Mafrini jogou pelo Fluminense entre 1973 e 1975, disputando 157 jogos e marcando 61 gols no total. Contra a sua vontade, Manfrini foi para o Botafogo em 1976. Mas, jamais deixou de amar o Fluminense. Na final do campeonato carioca de 1976, Fluminense x Vasco, Manfrini (jogando pelo Botafogo) estava na arquibancada do Maracanã ao lado da imensa torcida tricolor. No gol de Doval, que decretaria o "Bicampeonato do Fluminense", Manfrini vibrava "fanaticamente" como um garoto, por seu clube do coração.

Neste dia 23 de junho de 2009, quando Manfrini completa 59 anos, o "CIDADÃO FLUMINENSE" vem declarar seu "amor e idolatria" para um dos jogadores que mais dignificou a honra de vestir a camisa tricolor. E sugerimos que, "as novas gerações de tricolores" se aproximem e conheçam a história de nosso "eterno ídolo" Manfrini, que é "TRICOLOR DE CORAÇÃO". E como diria o "tricolor imortal", Nelson Rodrigues: "Manfrini o estilista, Manfrini o virtuose, Manfrini o goleador". Nós, "jamais te esqueceremos"!!! "PARABÉNS, MANFRINI"!!!

Saudações Tricolores

3 comentários:

  1. Eduardo, onde está o Manfrini atualmente?
    Me permita sugerir, sempre que homenagear ou falar de um antigo craque tricolor, diga sobre ele hoje, o que faz onde vive. Também é historia. Um abraço e parabéns leio sempre. Flavio Chammas

    ResponderExcluir
  2. ***

    Torcer para o Manfrini e ver como o meu pai vibrava com o jogo dele e' uma recordacao de infancia na sua quarta decada!

    Parabens, Manfrini, e obrigado!

    Mauro C F Balbino

    ***

    ResponderExcluir
  3. O Manfra caia muito bem com o uniforme do flu principalmente o branco e foi o grande parceiro do riva. a proposito o marinho chagas foi campeao da tereza herrera e não se fala nele porque? jogou muito tambem.

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM