segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Getúlio Vargas - "Presidente de Honra" do Fluminense

O dia 24 de agosto é um dia da mais alta significância na política e história do Brasil. É o dia da morte de Getúlio Dorneles Vargas. Em 24 de agosto de 1954, Getúlio Vargas suicidou-se. Getúlio “o pai dos pobres”, como também era conhecido, foi o presidente da república que mais tempo ficou no poder no Brasil, dezoito anos (1930-1945 e 1951-1954). Político extremamente carismático transformou definitivamente o Brasil. Getúlio suscitou amor e ódio. O ódio, talvez porque nenhum outro político no Brasil conseguiu ser amado e idolatrado pelas camadas populares como Getúlio. Só um político como Getúlio Vargas pode reunir, cerca de 50 pessoas, em frente ao seu busto na Cinelândia, no dia da sua morte há exatos 55 anos.

“GETÚLIO DORNELES VARGAS É PRESIDENTE DE HONRA DO FLUMINENSE FOOTBALL CLUB”. Getúlio Vargas por diversas vezes participou do desfile de abertura dos Jogos da Primavera no Estádio das Laranjeiras.

Em 1938, em maio, ocorreu o golpe integralista, quando os camisas-verdes de Plínio Salgado tentaram tomar de assalto o Palácio Guanabara. Os integralistas desapareceram pelas ruas e prédios vizinhos ao palácio em sua estratégia de combate, que durou cerca de cinco horas. A luta foi sangrenta e houve mortos nas duas partes. O próprio Getúlio empunhou armas durante o conflito.

Com a derrota dos integralistas, um grupo de militares sugeriu ao presidente da república Getúlio Vargas desapropriar o Fluminense Football Club para instalar em sua sede uma unidade militar (quartel) que daria maior proteção à sede do Governo. Getúlio Vargas foi enfático em sua negativa. Grande estrategista, Getúlio Vargas conhecia bem os limites de seu poder. “Melhor não mexer com o tricampeão...”

Portanto, se não fosse a sabedoria e a sagacidade de Getúlio Vargas naquele momento, a história poderia ser completamente outra. O Fluminense Football Club deve muito ao presidente Getúlio Vargas, que recebeu o título de "Presidente de Honra" de nosso querido e amado clube, com toda justiça e merecimento. "Viva Getúlio"!


Saudações Tricolores

6 comentários:

  1. Getúlio merece a nossa admiração, sim. Mas eu ignorava o episódio relatado por você.

    Um abraço e
    saudações tricolores,

    ResponderExcluir
  2. Informação importante. Parabéns pelo blog, espaço democrático de atuação dos torcedores e adeptos do Fluminense.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante o episódio. Acredito que poucas pessoas, e poucos tricolores tenham conhecimento desse fato. Viva GETÚLIO !!!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu realmente não conhecia esse fato da sugestão de desapropriação. Pode me sugerir onde ler mais sobre isso?

    Abraços,
    PC

    ResponderExcluir
  5. Getúlio era Grêmio + Fluminense.
    Assim como Figueiredo e Elis Regina.

    ResponderExcluir
  6. Caros, Getúlio, apesar do episódio em que foi correto em polpar as Laranjeiras, era vascaíno e não tricolor, o que não diminui sua gentileza e reconhecimento.

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM