segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Gol contra da Suderj

O ranço autoritário de alguns formuladores de políticas públicas entra ano sai ano, continua o mesmo. A Suderj publicou no Diário Oficial do estado do Rio de Janeiro um decreto com poder de lei para a criação da Comissão de Fiscalização de Eventos no Maracanã. E podemos chamar de autoritário sim, o decreto da Suderj, pois em momento algum os torcedores que são os verdadeiros “patrocinadores” de toda a indústria esportiva no Brasil, foram consultados.

Os gestores esportivos no Brasil possuem o péssimo hábito de bolarem suas “mirabolantes fórmulas mágicas” e enfiarem “goela abaixo” da população (torcedores). Talvez, motivados pelo baixo índice de participação e mobilização social (ainda) existente no mundo do futebol. Na verdade, este Decreto-Lei visa facilitar o trabalho da Suderj, mas em momento algum está levando em consideração e muito menos ouvindo, o maior interessado nestas medidas, “O TORCEDOR”.

E nós tricolores, em particular, temos todo o direito de nos posicionarmos da maneira que quisermos. E principalmente após o belo exemplo que demos ao Brasil em 2009. Não só pelas maravilhosas e inigualáveis festas. Não só por termos tido a “quarta melhor média de público no campeonato brasileiro”, mas também pela forma como incentivamos o Fluminense, de forma incondicional, apaixonada, ordeira e unida. E observem que nosso time passou a maior parte do campeonato na zona de rebaixamento. Ficamos na zona de rebaixamento da 10ª até a 37ª rodada do campeonato brasileiro. E mesmo assim, “não perdemos a linha”. Muito pelo contrário!

Demos verdadeiros shows no Maracanã! E o que ganhamos em troca??? A Suderj ditando as normas de como vamos assistir o Fluminense no Maracanã e sem nos consultar??? Estão querendo determinar nossa maneira de torcer??? E vamos ficar caladinhos assistindo tudo???

O Decreto-Lei é assinado pelos secretários de Turismo, Esporte e Lazer e da Casa Civil, Márcia Lins e Régis Fichtner, respectivamente. Eles pretendem criar a setorização no estádio. Ou seja, o torcedor que estiver na arquibancada amarela não poderá passar para a arquibancada verde, por exemplo. E o nosso “direito constitucional de ir e vir”. Se eu estiver na arquibancada amarela e durante a partida quiser ir para a verde, tenho todo o direito de mudar de lugar. E agora é a Suderj quem determina sobre este nosso direito??? E agora a “toda poderosa” Suderj inventa uma medida sem nos consultar e a gente tem que ser obrigado a obedecer??? Por quê???

Um dos problemas de se venderem ingressos setoriais, por exemplo, é num dia de Fla x Flu, nossos rivais comprarem ingressos no nosso setor e termos que dividir com eles o mesmo setor. E com a divisão sendo feita por policiais. E lembrando, infelizmente, o despreparo de nossos policiais, a possibilidade de confronto será inevitável. A torcida do Flamengo compraria o setor dela e depois o nosso. E poderá ser até pior. A setorização poderá beneficiar a torcida do Flamengo neste caso. Não se surpreendam se acabarem dando a arquibancada branca toda para eles ou mesmo um setor (amarelo) do nosso lado.

Os ingressos não serão vendidos mais nos dias de jogos. “O que desejamos é ver o torcedor passar por pelo menos três pontos de checagem até chegar às catracas de entrada” – contou a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins.

Então, pelo raciocínio da srª Márcia Lins definitivamente o “cidadão” (torcedor) “virou gado rumo ao matadouro”??? Precisamos de três pontos de checagem até a entrada do estádio??? Devemos ser todos bandidos??? E outra, é a Suderj que vai determinar em que dia eu compro o meu ingresso??? Quer dizer que agora a Suderj não quer que nós compremos nossos ingressos no dia dos jogos??? E as pessoas que não vivem na cidade do Rio de Janeiro??? E quem vive em Paraty ou Campos, no interior do estado e só pode vir ao Rio de Janeiro no dia do jogo comprar seu ingresso???

É uma “bola fora” esta proibição de venda de ingressos nos dias de jogos. Isso poderá aumentar muito, a ação de cambistas nos dias de jogos. Como cidadãos, nós temos o direito de assistir o espetáculo público que quisermos e o poder público tem a obrigação de fornecer segurança. Mas de maneira inteligente e não excluindo direitos.

O jornal LANCE realizou uma enquete perguntando: AS NOVAS MEDIDAS PARA O MARACANÃ SERÃO DE FATO EFICAZES? Responderam que SIM 2.585 pessoas (47,33%). E responderam que NÃO 2.877 pessoas (52,67%), num total de 5.462 votantes.

Para alguns entendidos em segurança as medidas parecem ser interessantes. Mas para os entendidos em festa, como nós torcedores, não. É engraçado, no Brasil só querem copiar da Europa o que lhes interessam. Aquilo que diminuirá seu trabalho e aumentarem seus lucros. Por que não punem severa e exemplarmente com muito mais rigor os torcedores que criarem confusão ou praticarem atos de violência, como ocorre na Europa??? É aquela velha história, a grande maioria que sabe se comportar civilizadamente tem que acabar pagando pelos erros de uma minoria e de gestores pouco ou nada inteligentes. Ou seja, as medidas da Suderj são um verdadeiro desastre.

Saudações Tricolores

6 comentários:

  1. Caro Eduardo,

    Eu acho que a setorização é uma boa. Pois por exemplo, num jogo contra o Flamengo o que acontece hoje é que eles por terem maior número de torcedores eles se enfiltram nas filas das Laranjeiras e de outros lugares e compram os ingressos que era destinado a nossa torcida. Agora por setor não tem isso, quem for comprar na sede do Flu, só será vendidos ingressos para o setor do Fluminense, não adianta aparecer urubu para comprar pois ele só encontrar ingressos para o setor do Flu.
    Os lugares serão pré determinados para cada torcida. Claro que vai ter que haver um novo sistema de segurança para controlar isso, mas dando certo vai ser bem melhor.

    Quanto os jogos não serem vendidos nos dias de jogos só será bom se quem mora fora da cidade do Rio de Janeiro possa comprar ingresso com antecedência pela internet por exemplo.

    Também do ponto de vista nosso que mora no Rio, temos que mudar essa cultura de comprar tudo em cima da hora, talvez isso venha forçar os clubes a se organizarem melhor e fazer vendas de ingressos com antecedência e com maiores facilidades para os torcedores, tanto do ponto de vista de comodidade para compra como também vantagens de preço.

    Ou seja para que as mudanças venhão dar certo tem que acontecer uma reformulação do sistema de vendas de ingressos e de alocação das torcidas no Maracanã para que não tenha invasão de torcida no setor de outra. Coisa que vai ser dificil, já que desde que fizeram as divisão das arquibancadas não acontece mais de uma torcida pegar o lado da outra. Só nas brancas que vai ter que ser dividida agora penso eu, pois não pode ficar torcidas misturadas, isso vale também para as cadeiras do estádio.

    ST

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto edu! Sempre lavando a alma da Torcida Tricolor, achei um desrespeito com os torcedores isso que a SUDERJ fez... Vão ficar pessoas de organizadas nas amarelas, o que vai acabar dando na tradicional MERDA. Acho que antes de tomarem decisões como esta, deveriam pensar em colocar mais ambulantes, mais PMs capacitados e tudo que o maraca precisa para ser perfeito. As vezes eu acho que esses caras NUNCA foram ao Maracanã.

    ResponderExcluir
  3. Caro Eduardo, acho que a setorização é o primeiro passo para preparar a torcida carioca ( e brasileira tambem ) para a Copa do Mundo e Olimpiadas. Isso pq nesses eventos vc compra um ingressos com lugar marcado.

    Hj vemos pessoas comprando arquiba amarela e se aglomerando na verde. com essa setorização, a tendência é acabar com isso e poderemos ver o jogo mais tranquilamente ( atualmente é mto difícil ver o jogo sentado por exemplo nos setores das organizadas).

    acho q vc pegou pesado na questao do direito constitucional de ir e vir. Se for assim, será impossível termos eventos da magnitude de uma Copa no país pq todo mundo terá o "direito" de sentar onde quiser.

    com relação aos torcedores não serem consultados, isso já era mais do que esperado. afinal no Brasil, o povo não tem direito nem a opinião

    sds tricolores

    fabio

    ResponderExcluir
  4. Excelente tópico, Eduardo. Eu já ouvi falar até que eles querem impor até a Copa do Mundo cada lugar marcado. Agora você ja pensou o sujeito todo engomadinho, usando óculos fundo de garrafa, chegando no sujeito 3x4, mal encarado da Young Flu na verde atrás do gol e falando: "por obséquio, o senhor está no meu lugar, você poderia sair por favor?" Isso não vai dar certo...
    Outra coisa: por ninguém vê que o tamanho da arquibancada branca E MUITO EXAGERADO!!!!! Deviam diminuir aquilo pela metade, e quem sabe até fazer umas melhorias para dar mais conforto e assim até cobrar um pouco mais, ficando num preço entre a especial e as comuns. Já iria aliviar muito as torcidas que ficam espremidas nas amarelas e verdes, o que aconteceu muito conosco nos últimos anos.
    NAO HA MOTIVO PRA BRANCA SER DAQUELE TAMANHO TODO!!!!

    No mais, eu realmente tenho receio de fazerem caca com essas novas regras. Comprar lugarzinho marcado é coisa de 'Europeu devagar quase parando'. Imagine um Fla Flu com lugar marcado???? Fala sério... Daqui a pouco não vai poder xingar no maracanã. E logo depois, pronto, acabou a graça e beleza de nossa torcida. Daqui a pouco, no lugar da torcida dando festa e gritando sem parar, teremos Srs e Sras aplaudindo (devidamente sentados) um belo gol. O bacana é justamente a confusão, a aglomeração, aquele estádio lotado. Quer ver jogo tranquilinho? Vai na branca! Vai de especial! Ou melhor ainda: assine o PPV. No mais, eu quero é festa no meio da galera!!!!

    ResponderExcluir
  5. A setorização é totalmente necessária. O que aconteceu no último Fla-Flu foi uma situação de extremo risco à segurança dos torcedores do Flamengo. Na época da Libertadores em 2008, nós tricolores é que estávamos em risco, por causa da superlotação na verde e na amarela à esquerda das cabines.

    A venda de ingressos precisa melhorar, mas a setorização é uma medida corretíssima. Vai atrapalhar minha chance de ver alguns amigos, mas é uma medida correta. Segurança em primeiro lugar.

    (uma observação: o Flamengo será o principal prejudicado, pois nunca mais conseguirá impor maioria)

    ResponderExcluir
  6. Setorização somente beneficia o flamengo.

    Realmente não haverá mulambos comprando ingresso para o setor da outra torcida, pois reservarão 3/4 do Maraca para eles. Ou seja, ao argumento de que a presença deles é muito maior que a das outras torcidas (em razão, principalmente, da questão da segurança), nada mais "razoável" do que conceder mais um setor do estádio para a maioria, deixando somente a arquibancada verde para o adversário.

    Isso me parece tão óbvio...

    abs,

    André.

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM