terça-feira, 9 de março de 2010

SYLVIO KELLY DOS SANTOS - 65 ANOS DE FLUMINENSE

Um dos objetivos básicos do “CIDADÃO FLUMINENSE” é jamais abandonar a inigualável história do nosso Fluminense. E esta história, logicamente, não poderia ser escrita sem grandes homens e mulheres. E um destes homens, sem dúvida alguma é o nosso querido ex-presidente e Grande Benemérito Atleta, o Dr° SYLVIO KELLY DOS SANTOS.

“NESTE DIA 9 DE MARÇO, O DR° SYLVIO KELLY DOS SANTOS COMPLETA 65 ANOS DE FLUMINENSE”. Portanto, indubitavelmente, o DR° SYLVIO KELLY DOS SANTOS possui um espaço singular na história do Fluminense Football Club. Carioca, criado nas Laranjeiras, “SYLVIO KELLY DOS SANTOS ENTROU PARA O FLUMINENSE EM 1945, AOS 9 ANOS DE IDADE”, junto com seu irmão MÁRVIO KELLY DOS SANTOS, com 8 anos. Os dois irmãos foram trazidos ao Fluminense por seus pais, a Srª MARIA JOSÉ KELLY DOS SANTOS e o Dr° SYLVIO ELOY DOS SANTOS. Os dois acompanhavam os garotos dentro e fora do Fluminense, incentivando-os sempre e vibrando com seus triunfos. A Srª MARIA JOSÉ KELLY DOS SANTOS chegou a ser escolhida a “MÃE TRICOLOR DE 1978”. Como um símbolo de nossas mães, as vivas e as ausentes.

SYLVIO KELLY DOS SANTOS foi um atleta quase perfeito e proporcionou ao Fluminense inúmeros títulos na natação e water-polo. Em 1946, alcançou a categoria de sócio-atleta, pois já competia na natação infanto-juvenil e despontava como um dos destaques do Fluminense nas provas de longa distância. Em 1951, começou a disputar water-polo, esporte em que se notabilizou ao conquistar os títulos de Campeão Carioca, Brasileiro e Sul-Americano.

Nadando pelo Fluminense, SYLVIO KELLY DOS SANTOS foi Campeão Carioca, Brasileiro, Sul-Americano, Mundial Universitário e participou das Olimpíadas de Helsinque, na Finlândia, em 1952, e Melbourne, na Austrália, em 1956, além do Pan-Americano do México, em 1959. No Pan-Americano do México, SYLVIO KELLY DOS SANTOS conquistou ‘Medalha de Bronze’ para o Brasil. SYLVIO KELLY DOS SANTOS formou com seu irmão MÁRVIO uma dupla imbatível, em distâncias médias e longas. SYLVIO KELLY DOS SANTOS sagrou-se campeão mundial universitário em 1955 e 1957. SYLVIO KELLY DOS SANTOS formou, ao lado de MÁRVIO, na poderosa equipe de water-polo do Fluminense que disputou invicta, 104 jogos, regionais, interestaduais e internacionais.

SYLVIO KELLY DOS SANTOS é advogado desde 1958, quando formou-se pela Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas. SYLVIO KELLY DOS SANTOS iniciou sua atividade política no esporte em 1959, e tornou-se diretor de natação da CBDU (Confederação Brasileira de Desportos Universitários). SYLVIO KELLY DOS SANTOS é casado com LIGIA KELLY DOS SANTOS desde 1973, e tem duas filhas CYNTHIA e SYLVIA. O primeiro cargo exercido no Fluminense foi o de Vice-Presidente de Desportos Amadores, na gestão do ex-presidente FRANCISCO HORTA, em 1975. SYLVIO KELLY DOS SANTOS foi Vice-Presidente Jurídico na gestão do ex-presidente SYLVIO VASCONCELLOS.

SYLVIO KELLY DOS SANTOS foi candidato à sucessão de SYLVIO VASCONCELLOS na presidência do Fluminense, em 1981, com o apoio de seu fraterno amigo e companheiro JOÃO HAVELANGE. SYLVIO KELLY DOS SANTOS enfrentou nas urnas MANOEL SCHWARTZ. Dentro de um colégio eleitoral de 300 conselheiros, SYLVIO KELLY DOS SANTOS obteve 200 votos contra 70 de MANOEL SCHWARTZ. O Dr° SYLVIO KELLY DOS SANTOS foi presidente do Fluminense Footbal Club de 30/01/1981 a 26/01/1984.

Como presidente do Fluminense, SYLVIO KELLY DOS SANTOS durante as solenidades que integraram o programa de comemoração do 79° aniversário do Fluminense, em 21 de julho de 1981, uma data que ficaria definitivamente marcada na História do Fluminense como a que deu início a uma nova era no Clube. Na tarde daquele dia, na presença de todo Conselho Diretor, o presidente SYLVIO KELLY DOS SANTOS assinou a escritura pela qual o Governo Federal, através do Ministério da Fazenda, cedia uma área de terra em Xerém, em Duque de Caxias, com 79.900 metros quadrados. A conquista do terreno em Xerém, era um objetivo perseguido com obstinação por SYLVIO KELLY DOS SANTOS desde sua posse, em fevereiro.

Em 1992, o então candidato a presidente do Fluminense ARNALDO SANTHIAGO LOPES, pediria a SYLVIO KELLY DOS SANTOS que o ajudasse a transformar em realidade o plano de fazer do terreno de Xerém em Centro de Treinamento completo. E SYLVIO KELLY DOS SANTOS buscou ajuda de seu amigo e companheiro JOÃO HAVELANGE e de outros tricolores ilustres e simpatizantes de nosso aristocrático clube. SYLVIO KELLY DOS SANTOS conseguiu doações que se fossem contabilizadas em dinheiro, poderiam ultrapassar a U$ 2 milhões de dólares. José Ermírio de Morais, do Grupo Votorantim, doou todo o cimento necessário. Mário Amato colaborou com todos os aparelhos de ar-condicionado. Roberto Marinho pagou o telhado de todas as edificações do centro. E alguns outros empresários entraram com dinheiro vivo.

O Fluminense, segundo SYLVIO KELLY DOS SANTOS, não gastou mais de U$ 100 mil dólares. SYLVIO KELLY DOS SANTOS, por uma questão de justiça, fez muita força para que o complexo esportivo ganhasse o nome de HAVELANGE. Mas o nome oficial acabou sendo “CENTRO DE TREINAMENTO SYLVIO KELLY DOS SANTOS”.

Ainda na gestão de SYLVIO KELLY DOS SANTOS, o Fluminense voltaria a ganhar a Taça Guanabara, em 1983, e de forma invicta, coisa que não ocorria desde 1975. E em dezembro, no final do mandato de SYLVIO KELLY DOS SANTOS, o Fluminense conquistaria novamente o título de “CAMPEÃO CARIOCA DE 1983”, com o gol histórico de ASSIS, contra o Flamengo, aos 45 minutos do segundo tempo. Porém, SYLVIO KELLY DOS SANTOS teve a visão de futuro que norteiam os grandes empreendedores e gestores, mantendo a equipe campeã completa, para o seu sucessor, o inesquecível MANOEL SCHWARTZ. A equipe campeã carioca de 1983, que foi mantida por SYLVIO KELLY DOS SANTOS, se tornaria campeã do Brasil, em 1984, e tricampeã carioca, em 1985.

Em dezembro de 1984, um grupo de nadadores, sob a direção de SYLVIO KELLY DOS SANTOS fundaram a Associação Brasileira Masters de Natação (ABMN). E SYLVIO KELLY DOS SANTOS tornou-se o primeiro presidente. A criação da ABMN foi de extrema importância educacional e cultural, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos nadadores e para uma transformação no estigma social do idoso por parte de seus praticantes, amigos e familiares.

Atualmente, o ex-presidente do Fluminense e Grande Benemérito Atleta, Dr° SYLVIO KELLY DOS SANTOS é uma figura sempre presente nas reuniões do Conselho Deliberativo do Fluminense. A presença do Dr° SYLVIO KELLY DOS SANTOS no plenário, discursando, defendendo suas argumentações, são na verdade grandes ensinamentos para todos nós. É um privilégio para todos nós termos a companhia, a experiência e sabedoria adquirida através dos anos do Dr° SYLVIO KELLY DOS SANTOS. O Dr° SYLVIO KELLY DOS SANTOS discursando com vigor, com empolgação quase juvenil, nos faz crer que o nosso amor e a nossa paixão pelo Fluminense deve estar acima de tudo, sempre.

Neste dia “9 DE MARÇO DE 2010, O DR° SYLVIO KELLY DOS SANTOS COMPLETA 65 ANOS DE FLUMINENSE” e o blog “CIDADÃO FLUMINENSE” homenageia este grande tricolor, que contribuiu com a construção do nosso Fluminense e sua insuperável grandeza. O Fluminense é um clube que sempre possuiu grandes homens e mulheres, ou seja, grandes tricolores. Neste momento, muito mais do que grupos, o nosso Fluminense precisa de grandes tricolores. E jamais existirá alguma lista de grandes tricolores em que não se inclua o seguinte nome: SYLVIO KELLY DOS SANTOS.

Saudações Tricolores





15 comentários:

  1. Não foi esse ilustre Sylvio Kelly que colocou um circo no campo das Laranjeiras???

    ResponderExcluir
  2. Prezado Marcelo Ferreira,

    A resposta de sua pergunta é 'sim'.


    Saudações Tricolores,

    EDUARDO COELHO

    ResponderExcluir
  3. ainda tem vagabundo que tem a coragem de falar mal deste exemplar tricolor......

    ResponderExcluir
  4. Caro Eduardo,

    E sobre as declarações na entrevista bombástica do Sr. Ricardo Tenório, sobrou para todo mundo:

    http://www.canalfluminense.com.br/index2.php?page=/lerint.php&id=5628&ENTREVISTA+COM+RICARDO+TENORIO+EX-VICE-PRESIDENTE+DE+FUTEBOL+DO+FLUMINENSE%29

    Aproveitando a pergunda que tinha feito anteriormente...

    Agora o CIRCO pegou fogo!


    ST

    ResponderExcluir
  5. E lamentável não conhecer a história.
    Realmente o circo foi montado na gestão do Dr.Sylvio, mais vamos aos fatos.
    Na época nosso campo estava totalmente destruído precisando ser reformado e o Fluminense foi procurado pelo Sr. Luiz Orlando que era dono de uma empresa de publicidade e eventos (filho do Orlando Batista, que se dizia tricolor) que tinham na época um programa esportivo na televisão, e se propôs a reformar o campo sem ônus para o Fluminense em troca do espaço para a li realizar uma festa de Reveillon.
    O contrato foi firmado e o Sr. Luiz Orlando não honrou o compromisso com o Fluminense.
    Não podemos esquecer que na gestão do Sr. Manoel Schwartz esta dívida foi perdoada.
    Estes são os fatos.
    Att. Paulo Cesar

    ResponderExcluir
  6. Eduardo, grande tricolor,

    Esse seu empenho de preservação da memória tricolor é de vital importância ao nosso exercício da "cidadania tricolor". Na condição de sócio novo, acompanhei quatro reuniões do Conselho Deliberativo. Impressionou-me muito a lucidez e vitalidade desse "jovem-senhor" ou desse "senhor-jovem" chamado Sylvio Kelly que, inegavelmente, prestou largos serviços à vitoriosa história do nosso amado tricolor.
    Viva o Fluminense! Saudações tricolores!

    ResponderExcluir
  7. Prezado Felipe Brito,

    É um prazer tê-lo aqui conosco debatendo neste espaço livre e democrático. E obrigado por suas palavras elogiosas.

    Com toda certeza, trabalhar sobre a História do Fluminense, fazendo com que um maior número possível de tricolores possam conhecê-la um pouco mais, é uma causa muito nobre. E sem dúvida alguma, é algo muito satisfatório. E este blog existe também com esta finalidade.

    Falar da História do Fluminense é o mesmo que falar da História do Esporte no Brasil. E com direito a inúmeras páginas de requinte e intensa vida social do melhor bom gosto ao longo do século XX.

    Felipe, sua participação no Fluminense é muito importante. Essa questão de novo ou velho pouco importa. O que importa é cultura e inteligência. E isso você possui. E tem independência pra se posicionar, pois não ficou amarrado a 'conceitos da moda'. E pra melhorar, você ainda frequenta o Clube diariamente. Pois se organiza e se esforça muito pra isso.

    Sua participação e de todos os tricolores é de fundamental importância nas reuniões do Conselho Deliberativo. Não adianta nada as pessoas terem um comportamento de críticas ao nosso Conselho Deliberativo. Ele é o poder máximo do Clube. Temos é que somar esforços para que cada vez mais nosso Conselho Deliberativo se torne mais qualificado.

    É um prazer e uma honra para todos nós tricolores termos uma pessoa como o presidente SYLVIO KELLY frequentando as reuniões do Conselho Deliberativo. Sua vitalidade, sua energia, sua paixão pelo Fluminense e sua firmeza na defesa de suas argumentações são verdadeiras aulas. Que bom seria se alguns que o criticam, pudessem aprender algo com ele. Uma grande demonstração de ignorância e falta de inteligência é alguém não reconhecer o talento de uma outra pessoa, independente de ser adversário ou não.


    Viva o Fluminense!

    Saudações Tricolores!

    EDUARDO COELHO

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, Dr. Sylvio Kelly
    O Fluminense agradece por saber que pode contar com o Senhor. Sente-se honrado por lhe ter tido como Presidente.
    Do Val

    ResponderExcluir
  9. Parabéns por essa homenagem ao grande tricolor Sylvio kelly. Sylvio Kelly e outros personagens são uma mostra de que a história do FFC, como você muito bem disse, é inigualável.

    O irmão do Sylvio, Marvio, é considerado o maior jogador de pólo aquático da história do Brasil e, ao que parece, é o único latino americano no hall da fama do esporte. Você sabe quando ele faleceu, Eduardo?

    ResponderExcluir
  10. Olá, eu sou neta do Marvio Kelly e já que vc está interessado, ele faleceu no dia 26 de Fevereiro de 1990.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GABRIELA: Peço que faça contato via e-mail. Meu nome é Ubirajara Kelly e sou primo do seu avô Márvio e do Sylvio, ambos Kelly dos Santos. ubirajarakelly@uol.com.br Abs.

      Excluir
  11. É sempre bom ter um tricolor assim como o Dr.Sylvio Kelly por perto.

    ResponderExcluir
  12. GABRIELA: Peço que faça contato via e-mail. Meu nome é Ubirajara Kelly e sou seu "primo avô", pois sou primo do seu avô Márvio e do Sylvio, ambos Kelly dos Santos. ubirajarakelly@uol.com.br Abs.

    ResponderExcluir
  13. Sylvio, fico muito feliz de ver essa justa homenagem a você. O nosso Fluzão só tem que lhe agradecer por tudo. Do seu primo, filho do seu Tio Constâncio, Ubirajara Kelly (ubirajarakelly@uol.com.br). Um grande abraço e aguardo contato.

    ResponderExcluir
  14. Tive o Privilégio de nadar não ao lado de Sylvio Kelly dos Santos, mas atrás, porque quem aprendeu a nadar aos 20 anos, jamais poderia acompanhar um campeão desde criança. Nas Travessias Leme-Forte Copacabana e no Campeonato Brasileiro de Master em 1989, No Tijuca, RJ, e no Mundial de 90, RJ.
    Sylvio Kelly dos Santos foi o meu primeiro Ídolo da Natação Brasileira. No meu livro, o Romance Quatro Caminhos, presto-lhe uma modesta homenagem, citando-o em um dos capítulos. Quando fundou a ABMN e se tornou Presidente eu fui o primeiro sócio e representante da ABMN aqui em Belém do Pará. Entretanto, o que mais nos identifica é o Amor que temos pelo Fluminense, o Tricolor das Laranjeiras. - Um Fraterno Abraço, Sylvio Kelly dos Santos...

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM