quarta-feira, 12 de maio de 2010

O "TIMAÇO" DO FLUMINENSE

O encontro organizado pelo Blog “CIDADÃO FLUMINENSE” para celebrar o aniversário de “91 ANOS DO ESTÁDIO DAS LARANJEIRAS”, foi muito emocionante para todos os presentes. Conseguimos reunir vários ex-atletas, ídolos eternos da história do Fluminense Football Club e do futebol brasileiro. A coincidência com a data da divulgação da lista de jogadores do técnico Dunga, para a disputa da Copa do Mundo da África, pela Seleção Brasileira, tornou o dia mais animado e divertido.

Reunimos ídolos tricolores de várias gerações. Tinham presentes no encontro, representantes da geração dos anos 1950, 1960, 1970 e 1980. Teve gente que brincou dizendo: “Se colocar essa ‘rapaziada’ hoje pra jogar, tá arriscado eles fazerem melhor que o time titular do Fluminense”. E outros afirmavam: “A HEGEMONIA ESTÁ AQUI”!


Levamos nossas duas faixas (20 metros cada uma) que ficaram amarradas na grade da arquibancada superior do estádio (parte ao lado do Palácio) e mais a nossa Bandeira Oficial do Brasil (4m x 3m). Numa das faixas, estava escrito: “AQUI NASCEU O FUTEBOL DO BRASIL”. E na outra: “RUMO AO CENTENÁRIO”.


O encontro foi muito agradável, com as pessoas se sentido muito a vontade. Afinal de contas, “todos estavam em casa”. Mas, o mais importante era o reencontro de velhos amigos, jogadores e torcedores do Fluminense. Tivemos a grande presença do “Seu Armando” (Presidente de Honra da Young-Flu). E também esteve presente abrilhantando e valorizando muito nosso encontro, o Prof° Christopher Gaffney, que é autor do livro, “Templos dos deuses terrestres: os estádios nas paisagens culturais de Buenos Aires e Rio de Janeiro”, lançado pela Editorial Universidade do Texas, EUA, em 2008. O Prof° Christopher Gaffney será um importante aliado na “luta pela defesa e preservação permanente do Estádio das Laranjeiras”.


Antes de ‘partir o bolo’ como em toda festa de aniversário, não faltaram oradores para enaltecer ‘o aniversariante’, no caso, ‘o nosso estádio’. E neste momento a emoção tocou mais forte, dificultando a palavra para alguns. Contudo, brotou um espírito de união entre todos e o compromisso de todos estarem mais próximos uns dos outros.


Na hora de ‘partir o bolo’, cantamos o ‘parabéns pra você’ e em seguida o “SOU TRICOLOR DE CORAÇÃO...” Logo após o bolo, alguns tiveram que se retirar e outros foram juntos almoçar no restaurante do Fluminense. Entre os ex-jogadores que ficaram para almoçar no restaurante do Fluminense, estavam: JAIR MARINHO, PINHEIRO, PAULINHO e ALTAIR.


Foi um almoço divertido e engraçado, com nossos ex-atletas bem descontraídos e fazendo brincadeiras uns com outros, como se estivessem numa concentração na véspera de um grande jogo. Em vários momentos, nossos ídolos eram interrompidos por alguém para um abraço, uma foto, um autógrafo ou um simples reconhecimento pelo nome.


Após o almoço, fomos todos dar um passeio pelas glórias do Fluminense em nossa Sala de Troféus. Todos ficaram bem emocionados em estarem juntos na Sala em que guarda as maiores glórias conquistadas pelo Fluminense em toda a sua história. A emoção era visível mais uma vez na face de todos os presentes. Embora, o instante que mesclou emoção e bom humor, foi quando nossos ex-jogadores se depararam com a Taça de Campeão Carioca de 1959. Todos os que estavam ali conosco, Pinheiro, Altair, Paulinho e Jair Marinho, foram campeões de 1959. Estávamos com a própria “História do Fluminense” presente ali naquele local.


Depois fomos todos no Flumemória. Era uma forma também de homenagearmos um grande tricolor, que é o “LUIZINHO do Flumemória”. O LUIZINHO é um tricolor daqueles apaixonados pelo nosso querido Fluminense e que merece todo o nosso mais profundo respeito. Nossos ex-atletas ficaram muito felizes em poderem todos juntos, relembrar os momentos do passado vendo as fotografias de times campeões do Fluminense, que eles fizeram parte.


Posteriormente, fomos todos assistir ao treino do Fluminense, comandado por Muricy Ramalho. E o clima de gozação continuava, fazendo com que alguns jovens tricolores se aproximassem para ouvir as histórias. Num clima de muita harmonia e descontração, nossos ex-atletas faziam algumas gozações (no bom sentido, é claro) com nosso time atual. Num determinado momento, o repórter Robson Aldir da Rádio Globo entrevistou nossos ex-atletas, colocando-os no ar junto com o Jornalista Heraldo Leite. Robson colocou Jair Marinho, Altair e Pinheiro para opinarem sobre a lista da Seleção Brasileira do Dunga. Mas, Pinheiro não quis se pronunciar sobre a Seleção. Pinheiro preferiu falar apenas sobre o aniversário do Estádio das Laranjeiras.


Com o término do treino do time do Fluminense, chegava o momento de partir. Porém, antes de saírem pela roleta do Fluminense, sugerimos uma “última foto” para marcar este emocionante e importante dia na vida de todos tricolores. JAIR MARINHO, PINHEIRO, PAULINHO e ALTAIR, posaram ao lado da estátua do querido amigo e inesquecível companheiro de time, ‘o saudoso’ goleiro CASTILHO. E foi um dos momentos mais emocionantes de todo o dia. E desta forma, encerrávamos a nossa “CELEBRAÇÃO PELO ANIVERSÁRIO DE 91 ANOS DO ESTÁDIO DAS LARANJEIRAS”.


O “TIMAÇO DO FLUMINENSE” presente neste encontro dos “91 ANOS DO ESTÁDIO DAS LARANJEIRAS, foi:


1 – NIELSEN – Seleção Brasileira Olímpica de 1972 e Preparador de Goleiros, Copa do Mundo 1990 – Itália.


2 – JAIR MARINHO – Campeão da Copa do Mundo do Chile, 1962 – Campeão Carioca de 1959 – Campeão do Torneio Rio-São Paulo – 1960.


3 – PINHEIRO – Campeão do Torneio Rio-São Paulo, 1957 e 1960 – Campeão Carioca de 1951 e 1959


4 – ALTAIR – Campeão da Copa do Mundo do Chile, 1962 – Campeão do Torneio Rio-São Paulo de 1957 e 1960 – Campeão Carioca de 1959, 1964 e 1969 – Campeão da Taça Guanabara de 1966 e 1969.


5 – PAULINHO – Campeão Carioca de 1959.


6 – MARCO ANTONIO – Campeão da Copa do Mundo do México, 1970 – Campeão Brasileiro (Taça de Prata) de 1970 – Campeão Carioca de 1969, 1971, 1973 e 1975.


7 – CLAUDIO (GARCIA) – Campeão Brasileiro (Taça de Prata) de 1970 – Campeão Carioca de 1969 e 1971


8 – RUBENS GALAXE – Campeão Carioca de 1973, 1975, 1976 e 1980.


9 – MÁRIO (MARQUES) – Campeão Carioca de 1980.


10 – DELEY – Campeão Brasileiro de 1984 – Campeão Carioca de 1980, 1983, 1984 e 1985.


11- GILSON NUNES – Campeão Carioca de 1964 e 1969 - Campeão da Taça Guanabra de 1966 e 1969.


Técnico: “SEU ARMANDO” – Presidente de Honra da Young-Flu – Torcedor do Fluminense “DESDE 1935”.


Saudações Tricolores

5 comentários:

  1. Que timaço! Que belo evento deve ter sido! Parabéns pela iniciativa. Infelizmente devido ao horário não pudemos comparecer, mas podemos imaginar o quão grandioso deve ter sido este encontro.
    Vida longa ao nosso estádio!!

    ResponderExcluir
  2. Falta mencionar a conquista do Mundial Interclubes de 1952, a II Copa Rio.
    ST.

    ResponderExcluir
  3. e de cabeça erguida que comquistamos nossos obijetivos boa sorte e vamos la que o BRASILERÂO e nosso.
    ANA CAROLINA 100%fluzão.

    ResponderExcluir
  4. jair marinho dos santos13 de junho de 2010 às 15:12

    deve ter sido um timaço , o meu pai era torcedor do flu e gostava muito do jair marinho pois colocou o meu nome de jair marinho pois era fã dele

    ResponderExcluir
  5. Prezado Jair Marinho dos Santos,

    Fique atento ao "CIDADÃO FLUMINENSE", que em algum momento poderemos realizar alguma ação, com a sua presença e a de nosso eterno ídolo.

    Com toda certeza, será um enorme prazer para todos nós.

    Saudações Tricolores,

    EDUARDO COELHO

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM