sábado, 5 de maio de 2012

MENSAGEM DE ANTONIO GONZALEZ

PREZADO EDUARDO,
Levo quase 10 anos fora do Brasil e 11 afastado do dia a dia do Fluminense, o que não significa que graças a espaços como o CIDADÃO FLUMINENSE (leitura obrigatória, seja por qualidade, imparcialidade e FLUMINENSISMO), Ideal Tricolor, Flusócio, Sempreflu, eu saiba do que está passando... Faço um somatório, noves fora, e chego as minhas conclusões. E pra começar não me chame de “Senhor”... Não estou nem acima do bem nem abaixo do mal, apenas fiz parte de um processo, do qual não me arrependo pra nada, e que hoje permite, apesar dos equívocos, que o Fluminense tenha uma eleição DEMOCRÁTICA... E ali, aquele movimento chamado Vanguarda Tricolor, serviu de embrião, para a diversidade política que hoje reina no clube.
Quando eu falo que a história tem que ser vivida, longe de mim de desrespeitar os historiadores... só que existem atos que por delicados jamais passarão a histórias dos livros, passando as páginas ocultas da história. Vejamos, pra mim existiram 2 VTs: a que lutou pra derrubar um estado de coisas aonde o futebol era o mal maior... Aí eu fui Secretario Geral e tive que adotar a postura que o momento exigia, enquanto uns faziam política, eu tinha que ser a voz radical (ponto e contra ponto). E a outra VT foi a que assumiu o clube e se perdeu ideologicamente, da qual eu já não fiz parte. Na minha visão, o que saiu e sai na foto são as consequências... ninguém lembra das causas. Quando numa reunião da VT no Ed. Argentina, na véspera de assumir a vp de futebol, eu falei que era uma situação de naufrágio e que meu pai (o Fluminense) estava se afogando, e que eu ia me atirar ao mar, a situação era binária: ou nos salvamos ou morremos juntos...
Existiram 4 fatores que foram fundamentais para o FRACASSO: a falta de DINHEIRO, aonde foi parar as verbas de patrocínio da Aliance (em alguns casos mais de 3 meses de salário atrasado); a indefinição do Banco Bozzano sobre o patrocínio (havia uma guerra dentro da VT para ver quem negociava: grupo do VELASCO x grupo do Marcos Furtado), com a ingerência do Ricardo Gomes que muito palpitou mas na hora H pulou fora; e os 36 ou mais cheques sem fundo assinados pelo presidente do clube Álvaro Barcellos na sexta-feira antes do 1º jogo contra o ABC; e a posterior sacanagem em campo de jogadores como Ronaldo, Nonato e Adilson que contaminaram o vestiário... Não era time pra subir... menos ainda pra cair... Na terça-feira seguinte ao 1º jogo o Álvaro renunciou e a partir dali, politicamente eu fui ENTERRADO. Com isso não quero dizer que EU não cometi erros, ao contrário, tive minha parcela de CULPA... A principal delas não ter aberto a boca antes da bomba EXPLODIR...
Agora eu vou falar do CARLOS HENRIQUE CORRÊA... o por que o Flu lhe deve muito... Em 99 ele era o superintendente quando fui chamado para gerenciar o SÓCIO TORCEDOR... Até então eu conhecia o CHC companheiro de política, passei a conhecer o PROFISSIONAL e o HOMEM... O que fizemos em São Luís, Manaus, Goiânia, Vitória, Brasília, Florianópolis... só Deus sabe... como mendigos implorávamos espaços nas rádios e jornais, tudo pelo RESGATE de nossa identidade... Quantas e quantas negociações frutíferas para os cofres do clube ele fez... eu tive a sorte de ser testemunha ocular... e isso pouca gente sabe, quase ninguém viu... o IMPORTANTE era que através do trabalho dele, o Fluminense continuava VIVO. Por isso NÃO ME PERMITO que nada lhe deseje morte... e como isso ocorreu, eu só pedi para o OFENSOR a mesma sorte de desgraça. ..
Não... eu NÃO CONFUNDO DEMOCRACIA COM BAGUNÇA... O que jamais vou aceitar é que em nome da DEMOCRACIA se permita que se deseje a morte do CHC... ele deixou 2 filhas menores de idade, tricolores, que no dia de amanhã podem ser leitoras desse blog... como você se sentiria ao ler alguém desejando a morte do seu pai... E como eu vi COVARDIA, não da tua parte, mas sim pela OMISSÃO de quem era amigo na defesa dele, eu resolvi dar a cara. E por que dessa maneira? Não tome como conselho, mas se em nome da DEMOCRACIA se permite que alguém baixe o nível, também em nome da DEMOCRACIA eu me sinto no direito de baixar o nível... e confesso que em nenhum momento da minha parte existiu cabeça quente... fala mal da minha mãe que eu me calo, mas de um BROTHER TRICOLOR que foi COVARDEMENTE ASSASSINADO jamais... vai ter que passar por cima do m eu cadáver! E permitir “comentário extremamente infeliz” traz consequências...
E se você se sentiu desrespeitado por mim peço DESCULPAS... Só que antes o nome e a imagem do CARLOS HENRIQUE CORRÊA foram DESRESPEITADAS neste blog, e aí a RESPONSABILIDADE é de quem ESCREVE, e mais ainda de QUEM PERMITE A DIVULGAÇÃO.
Fim
Mas não posso deixar passar a oportunidade de te dizer que o espaço CIDADÃO FLUMINENSE é uma DELÍCIA, bíblia maior do exercício de FLUMINENSISMO, e pra quem como eu que vivi intensamente a política do clube, é uma rica fonte de informação. Que a vida sempre te sorria nesse sentido. SORTE, SUCESSO E MUITO OBRIGADO PELO TEU FLUMINENSISMO!!! Eduardo, o meu maior defeito é minha maior virtude... sou TRANSPARENTE... Você pode até discordar de mim, mas sempre me verá indo de frente, jamais pelas costas. Ainda fica a questão dos “fidalgos” (rs), mas sobre isso se você quiser a gente debate depois... Desde a Flu-Exílio receba um forte abraço...
ANTONIO GONZALEZ

3 comentários:

  1. PREZADO ANTONIO GONZALEZ,

    Compreendo perfeitamente quando você diz que, mesmo estando afastado do dia a dia do Fluminense consegue manter-se atualizado das coisas que acontecem no Clube. E sinto-me lisonjeado em contribuir para isso. Fiquei “SUSPENSO ARBITRARIAMENTE” durante seis meses sem poder entrar na sede do nosso amado Fluminense. Mas consegui manter-me muito bem informado devido ao meu grande esforço e minha humildade. E foi com um orgulho muito grande, que nesta época recebi comentários de algumas lideranças da política tricolor dizendo que eu conseguia saber de coisas que até mesmo muitos conselheiros – que estavam lá no Clube todo dia – não conseguiam saber.

    Sobre chamá-lo de “senhor”, era só uma questão de formalidade e educação. Reconheço a importância da VANGUARDA TRICOLOR para a diversidade política que vigora hoje no Clube. E principalmente, pela grande conquista da “ELEIÇÃO DEMOCRÁTICA”.

    Seus esclarecimentos dos fatos sobre o período do final dos anos 1990 são muito importantes e profundamente enriquecedores para entendermos a história política do Fluminense. E sempre serão respeitados e terão destaque aqui neste espaço. Por isso, resolvi transformar sua mensagem num texto (originariamente era um comentário de outro texto).


    CONTINUA...

    ResponderExcluir
  2. (CONTINUAÇÃO DO COMENTÁRIO ANTERIOR)

    Compreendo perfeitamente sua preocupação com as duas filhas menores de idade do Carlos Henrique Corrêa. Outro dia desses, eu estava ouvindo a fita da entrevista que gravamos. E ele dizia orgulhoso, pelo fato de ter conseguido fazer todos seus filhos tricolores, mesmo nos piores momentos de nossa história. E me sentirei honrado se no futuro tiver as duas filhas como leitoras do Blog. Sou um educador. Trabalho há muito tempo com crianças, adolescentes e jovens. E minha relação com eles sempre foi muito boa por ser sincera. Procuro prepará-los para possíveis perdas ao longo de nossas vidas. E ensino sempre para que eles “GOSTEM DE POLÍTICA”, pois o fracasso da política permite o advento da “GUERRA”.

    Peço DESCULPAS para você, na qualidade de amigo, e peço DESCULPAS principalmente para todos os familiares do Carlos Henrique Corrêa se em algum momento se sentirem ofendidos ou desrespeitados por eu ter liberado o “comentário extremamente infeliz” do srº Marcelo Ferreira. E não o fiz apenas para mostrar que este Blog é democrático. Lógico que não! Eu não seria maluco a este ponto. Liberei o comentário, pois tenho a plena convicção de que este pensamento não existiu só na mente cheia de “ÓDIO” do srº Marcelo Ferreira.

    Inspirei-me em NELSON RODRIGUES para liberar tal comentário. Nelson escreveu como ninguém sobre a “ALMA HUMANA”. E o comentário cheio de “ÓDIO” do srº Marcelo Ferreira é bem típico de um personagem de Nelson Rodrigues.
    Creio que este embate (ou coisa parecida) seria feito de alguma maneira em algum lugar relacionado ao Fluminense, em algum momento. Acabou sendo aqui no Blog. Sem problemas. Eu sabia que traria consequências. Mas acredito que o pensamento ODIOSO do srº Marcelo Ferreira deva ser COMBATIDO. E se eu simplesmente não publicasse o comentário, talvez este tipo de pensamento cheio de ÓDIO continuaria rolando por aí. E este tipo de pensamento cheio de ÓDIO mesmo assim poderá continuar existindo por aí??? Sim! Mas ele já foi inicialmente COMBATIDO aqui neste Blog.


    CONTINUA...

    ResponderExcluir
  3. (CONTINUAÇÃO DO COMENTÁRIO ANTERIOR)

    Este Blog não teve e nunca teria a intenção de DESRESPEITAR o Carlos Henrique Corrêa. Muito pelo contrário. Pois, creio que este Blog deve ter sido “O ÚNICO” que divulgou antecipadamente, o local, dia e horário da missa de sétimo dia dele, para que as pessoas que possuem afeto por ele pudessem homenageá-lo comparecendo na celebração religiosa. E ainda externei através do Blog “MEUS SINCEROS SENTIMENTOS E PÊSAMES” aos familiares e amigos. Não observei nenhum outro espaço tricolor na internet, tendo uma palavra de “CARINHO” em relação ao CHC. Não observei publicamente “NINGUÉM LIGADO AO FLUMINENSE” externando uma palavra de “CARINHO” por uma pessoa que foi Superintendente Geral do Fluminense entre 1999 a 2010. Triste!

    O Carlos Henrique foi muito bacana comigo. No final de 2010, contei a ele que tinha recebido uma “INTERPELAÇÃO CRIMINAL” como “PRÊMIO” por meu trabalho aqui no Blog “CIDADÃO FLUMINENSE”. Aqui se coloca em prática o que se pensa.

    O Blog “CIDADÃO FLUMINENSE” é feito fundamentalmente para promover o debate sobre a “POLÍTICA”, a “HISTÓRIA” e a “GESTÃO ESPORTIVA” do Fluminense e demais agremiações esportivas do Brasil e do mundo em geral. No entanto, devido à famosa “HIPOCRISIA” da sociedade brasileira (e o Fluminense faz parte do Brasil) o Blog é mais lido do que comentado de forma escrita. O Blog é comentado dentro do Clube, nos estádios, nos botecos, nas conversas e reuniões políticas. Ou seja, onde tem bate papo do Fluminense, fala-se um pouco do Blog “CIDADÃO FLUMINENSE”. Isso é fato!

    Mas existem algumas pessoas por aí, que pensam que irão me calar com ações na Justiça. Sem problemas, sei que faz parte do jogo. Só acho graça disso. E muitas dessas pessoas são muito limitadas, algumas despreparadas e outras imaturas. E este episódio que conto, foi mais uma vez em que “NÃO TIVE DERROTA” e permaneço “INVICTO” na Justiça. E o Carlos Henrique prontamente se colocou a minha disposição para servir como ‘minha testemunha de defesa’ no caso. Mas acabou que não foi preciso. Como ele era amigo da pessoa que tinha movido esta ação contra mim, acredito até que ele tenha intercedido para uma solução pacífica.

    Como você bem disse, meu maior defeito é minha maior virtude. Também sou muito TRANSPARENTE. E por isso, todo este nosso debate aqui.
    E obrigado por suas palavras finais, em relação ao blog e dirigidas a minha pessoa. Sou um cara esforçado. E escrevo para todos os tricolores. E preferencialmente para os que estão longe das Laranjeiras e querem pensar e refletir livremente sobre o que se passa por lá. E sobre os “fidalgos”, um dia quem sabe a gente debate sobre eles, rs,rs... eles estão por toda parte onde existe um tricolor.


    Um abraço fraterno e...

    Saudações Tricolores,

    EDUARDO COELHO

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM