quinta-feira, 29 de agosto de 2013

O Flu e o Futebol na Bienal do Livro

Hoje, começa a Bienal do Livro. E é cada vez maior o interesse da Bienal pelo futebol. O nosso Fluminense estará lá representado com um estande.

Devemos isso, ao espírito empreendedor do nosso querido HEITOR D’ALINCOURT. Tenho o dever e o enorme prazer de parabenizá-lo por tal iniciativa. É importante lembrar que, o Heitor é "independente" e não possui filiação partidária a nenhum grupo político do Fluminense. O Heitor é um grande colaborador de nosso Clube e merece todas as nossas saudações tricolores.

Na penúltima vez em que nos encontramos, o Heitor me convidou pessoalmente para participar da Bienal. E eu lhe disse que, caso fosse confirmada minha participação – ‘forças ocultas’ contribuíam na direção contrária – seria um enorme prazer em participar e colaborar.

Mas tenho de parabenizar também outros companheiros por este empreendimento literário. Devo parabenizar o Bolt, Argeu Affonso, Octávio Sarmento (apesar dos dois últimos não fazerem parte da atual gestão também colaboraram) e muitos outros companheiros que trabalharam incansavelmente junto com o Heitor para a participação do nosso Fluminense na Bienal.

Sei que é comum, alguns sócios e torcedores, observarem a participação de nosso Clube, pela ótica do ‘torcedor de arquibancada’. E como resultado disso, querer zombar e provocar clubes adversários por sermos o primeiro clube a colocar um estande na Bienal. Faz parte. Mas meu olhar caminha muito distante desta direção. Creio que isso pouco importa. Se tratando de livros, o meu lado ‘Professor’, 'Historiador' sempre falará mais alto que o ‘torcedor’. Leitura é congraçamento, educação, progresso, prazer, entretenimento, conhecimento, cultura, diversão... E até porque nada impede que outros clubes – no próximo ano – também tomem a mesma iniciativa e tenham tanto êxito – ou até mais – quanto eu espero que a ‘literatura tricolor’ tenha na Bienal deste ano.

Estarei dentro da programação do estande do Fluminense, na quarta-feira, dia 4 de setembro, das 16 às 18 horas. Agradeço muito esta oportunidade ao Heitor D’Alincourt. Estarei junto com o grande jornalista e escritor Roberto Sander.

Pela Maquinária Editora publiquei meus dois livros sobre o Fluminense. O primeiro, em 2011: “Carioca de 1971: a verdadeira história da vitória do Fluminense sobre a Selefogo alvinegra”. O segundo, em 2012: “1952 Fluminense Campeão do Mundo”.

Ainda neste ano de 2013, com absolutíssima certeza, mais dois livros de minha autoria – sobre o Fluminense – serão publicados pela Maquinária Editora. Um livro está praticamente pronto. E o outro, está caminhando para a sua finalização. Em breve, estarei divulgando o lançamento.

Por enquanto, deixo com os prezados (as) leitores (as) a programação completa, não só do estande do Fluminense, como a programação de futebol organizada pela Bienal do Livro. Compareçam , participem, leiam muito e divirtam-se.     


Programação do estande do Fluminense:

Localização: Pavilhão Verde.
29/08 (quinta-feira): Das 13h às 19h – Último lançamento do livro dos 110 anos com as presenças de Assis e Marcão.
19h30 – Homenagem ao cartunista Miguel Paiva com a Medalha Nelson Rodrigues.

30/08 (sexta-feira): 15h – Divulgação inédita de trechos do documentário “Ídolo Desmistificado”, que é roteirizado e dirigido pelo filho de Assis, e talk-show com ambos.
16h – Bate-papo com o jornalista tricolor José Rezende.
17h – Homenagens aos jornalistas Zuenir Ventura e João Máximo com a Medalha Nelson Rodrigues.
18h – Homenagem ao escritor Ivan Sant’anna com a Medalha Nelson Rodrigues.
Entre 19h e 21h – Relançamento da biografia e do DVD de Waldo, maior artilheiro da história do Flu, com o autor Valterson Botelho.


31/08 (sábado): Das 13h às 15h – Momento temático da Copa do Brasil de 2007 com as presenças de Bernardo Belfort e Pedro Carneiro, cineastas do filme oficial da conquista, e Alexandre Bittencourt, autor de um livro sobre o título.
16h – Homenagem ao escritor Guilherme Fiuza com a Medalha Nelson Rodrigues.
18h – Bate-papo com Nelsinho Rodrigues para abordar as obras de seu pai: Nelson Rodrigues.

01/09 (domingo): Das 12h às 15h – Relançamento do livro oficial do tetracampeonato brasileiro.
15h – Homenagens a Argeu Affonso, Carlos Santoro, Gustavo Marins de
Aguiar, Jorge Wilson Magalhães de Souza, Pedro da Cunha e Menezes e Vicente Dattoli,
autores do livro oficial do centenário do Fluminense.
16h – Homenagem ao músico João Barone com a Medalha Nelson Rodrigues.

02/09 (segunda-feira): A partir de 12h – Lançamento oficial do livro “Guerreiros lance a lance”.

03/09 (terça-feira): 14h – Homenagem ao professor e escritor Ivan Proença com a Medalha Nelson Rodrigues.
17h – Homenagem ao grupo “Jovem Flu”, intelectuais tricolores que se reuniam para ver jogos do clube e combater o regime antidemocrático no início dos anos 70.
18h – Homenagens aos jornalistas Sidney Garambone e Sergio Garcia com a Medalha Nelson Rodrigues.
Das 19h às 21h – Lançamento da segunda edição do livro do autor Sergio Trigo sobre o tricampeonato estadual de 1983, 1984 e 1985.

04/09 (quarta-feira): Entre 16h e 18h – Relançamento de todos os livros temáticos sobre Fluminense da Maquinária Editora com as presenças de Roberto Sander e Eduardo Coelho.
18h – Bate-papo com os tricolores Toni Platão e Alexandre Araújo do Programa Pop Bola.
Entre 18h e 20h – Relançamento da biografia de Preguinho do autor Waldir Barbosa.
De 20h a 21h – Relançamento do livro “Fluminense Football Club – Um século de uma vitrine esportiva” do jornalista Ricardo Souza.

05/09 (quinta-feira): 18h – Homenagens ao cantor Fausto Fawcett e ao jornalista Marcelo Janot com a Medalha Nelson Rodrigues.
20h – Presença do jornalista e escritor Marlos Bittencourt com a sua obra “Escravos do jogo”.
21h – Bate-papo com o jornalista André Barcinski, coautor do filme “Saudações Tricolores”.

06/09 (sexta-feira): 16h – Homenagem à escritora Thalita Rebouças com a Medalha Nelson Rodrigues.
Entre 17h e 19h – Bate-papo com o blogueiro tricolor Gustavo Albuquerque e o escritor Marcelo Moutinho.
A partir de 19h30 – Homenagens aos criadores e idealizadores do CineFoot (Festival de Cinema e Futebol) com a exibição de filmes sobre o Fluminense.

07/09 (sábado): Entre 13h e 15h – Relançamento do livro “O Maquinista”, sobre Francisco Horta e a Máquina Tricolor, e presença do escritor e ex-jogador Zé Roberto com suas obras.
Entre 15h e 16h – Lançamento da segunda edição, atualizada, do livro “Laranjeiras Imortais”, do tricolor Marcelo Meira.
Entre 16h e 18h – Lançamento oficial do livro “Fluminense para Jovens Tricolores”, de Celso Taddei, Chico Soares e Rodrigo Macedo.

08/09 (domingo): 14h – Homenagem ao jornalista Marcos Caetano com a Medalha Nelson Rodrigues.
15h – Presença dos escritores tricolores João Marcelo GarcezPaulo-Roberto Andel com suas obras sobre o Fluminense.
16h – Homenagem ao jornalista André Trigueiro com a Medalha Nelson Rodrigues.
18h – Relançamento do livro “Fluminense (meu) Eterno Amor” de Marcelo Pitanga.



Programação completa de futebol da “Bienal do Livro”:

Localização: Pavilhão Azul
Dia 29/08 (quinta-feira) – 19:00 
Sessão: Enfim, Museus.
Participantes: Rosa Maria Araújo, Leonel Kaz. Mediador: Pedro Butcher.

Por muito tempo, futebol e música popular foram tratados como assuntos menores pelos estudiosos da cultura brasileira. Em razão disso, a memória de ambos veio se perdendo. Os responsáveis pelo Museu da Imagem e do Som e pelo Museu do Futebol de São Paulo contam como estão mudando esta realidade.


Dia 30/08 (sexta-feira) – 18:30 
Sessão: Que País do futebol é esse?
Participantes: Juca Kfouri e José Trajano. Mediador: João Máximo.

Ainda temos o melhor futebol do mundo? O que significa estar em 9º lugar no ranking da FIFA, já atrás, entre outros, de Colômbia, Croácia e Portugal? Por que esvaziaram nossos estádios? Já não formamos craques como antes ou os exportamos cedo demais?


Dia 31/08 (sábado) – 16:30 
Sessão: Gols de Letra: Crônica e Romance.
Participantes: Marlos Bittencourt e Flávio Carneiro. Mediador: Luiz Pimentel.

A relação entre Futebol & Literatura é tema recorrente nas três mesas “Gols de Letra”. Na primeira, ficcionista fala de seu romance de estreia inspirado no futebol. E outro, de suas crônicas saídas da vivência, não a de um “cronista esportivo”, mas a de um escritor atento aos dramas e comédias do jogo.

18:30
Sessão: Gols de Letra: Dois Romances.
Participantes: Hélio de la Peña, Sérgio Rodrigues. Mediador: Francisco de Paula Freitas.

Dois jovens escritores transpõem para as páginas de seus romances as respectivas experiências como jornalistas torcedores. Um, vitorioso no humor televisivo, ainda espera transformar seu livro em filme. O outro, dos melhores textos da imprensa carioca, volta à ficção a bordo do futebol.


Dia 01/09 (domingo) – 16:30 
Sessão: Amor e Ódio na arquibancada.
Participantes: José Miguel Wisnik, Bernardo Buarque de Hollanda. Mediador: Mário Magalhães.

Aqui, o torcedor é o centro das atenções. Dois importantes nomes de nossa cultura exploram alguns aspectos da paixão do brasileiro pelo futebol. Do papel das galeras organizadas (do amor ao clube à violência incontrolada) ao momento atual (do padrão de torcida imposto pela FIFA à elitização das chamadas arenas), o assunto é vasto e inesgotável.


18:30 
Sessão: O Botafogo de Paulinho e o Vasco de Drummond.
Participantes: Flávio Pinheiro, Milton Temer. Mediador: Luiz Fernando Vianna.

Um botafoguense, autoridade no botafoguense Paulo Mendes Campos, e um vascaíno, apaixonado pelo vascaíno Carlos Drummond de Andrade mostram o quanto e de que maneira os dois poetas inseriram o futebol em suas obras.


Dia 02/09 (segunda-feira) – 18:30
Sessão: Graça & Lima, os falsos inimigos da bola.
Participantes: Dênis de Moraes e Joel Rufino dos Santos. Mediador: Vitor Iório.

Biógrafo de Graciliano Ramos e autor do ensaio “Sociedade e problema racial na obra de Lima Barreto” dividem a mesa para desfazerem os equívocos históricos que atribuem ao primeiro à afirmação de que o futebol jamais vingaria no Brasil e ao segundo a criação de uma “liga antifutebol”.


Dia 03/09 (terça-feira) – 20:00 
Sessão: Pensando futebol.
Participantes: Muniz Sodré, Ronaldo Helal. Mediador: Vitor Iório.

Dois renomados mestres da área acadêmica tem se dedicado a estudar e decifrar muitos dos aspectos da cultura popular, incluindo o futebol. Os dois, mediados por intelectual do mesmo universo, pensam e repensam o futebol à luz de vários aspectos das ciências sociais e suas ligações com o país.   

Dia 04/09 (quarta-feira) – 18:30
Sessão: O espetáculo dos milhões.
Participantes: Francisco Paulo de Melo Neto e Luis Peazê. Mediador: Vitor Iório.

O futebol entra pelo século XXI como um grande negócio e uma complexidade ainda maior. No Brasil, craques e seus empresários são ricos. Os clubes, pobres, endividados.


Dia 06/09 (sexta-feira) – 18:30 
Sessão: Gols de Letra: Ficção em dois tempos.
Participantes: Marcelo Backes, Flávio Dana. Mediador: Vitor Iório.

Um romance para adultos, lançado recentemente, já é obra vitoriosa. Outro, chegando às livrarias logo depois, destina-se ao mesmo sucesso, só que pensando mais no público infanto-juvenil. São duas maneiras de a literatura brasileira tratar o futebol. Dois gols de letra para todas as idades.


Dia 07/09 (sábado) – 16:30
Sessão: Brasil 2014.
Participantes: Renato Maurício Prado e Mauro Cezar Pereira. Mediador: João Máximo.

O presidente da FIFA admite vir a se arrepender pela escolha do Brasil como sede da próxima Copa do Mundo. Terá sido, realmente, uma escolha errada? Foi positiva ou não para o futebol brasileiro? O que tal escolha mudou, para melhor ou para pior, num país que tenta se adequar ao chamado “padrão FIFA”?


Dia 07/09 (sábado) – 18:30 
Sessão: A vida proibida do craque.
Participantes: Alessandro Molon e Ruy Castro. Mediador: Paulo César Araújo.

Escrever biografias, no Brasil de hoje, é muitas vezes impossível. Antes de tudo, é preciso vencer a barreira de preconceito e intolerância dos herdeiros. Dois escritores vítimas de uma lei limitadora e um deputado que luta para mudá-la explicam como estamos e para onde vamos.


Dia 08/09 (domingo) – 16:30
Sessão: O filme do jogo.
Participante: José Carlos Asbeg. Mediador: Antonio Leal.

18: 30 
Sessão: Em campo, o editor.
Participantes: Marcelo Duarte, Rodrigo Ferrari. Mediador: Cesar Oliveira.

Nunca se editou tanto livro sobre futebol como na última década. O que mudou, neste país em que, até bem pouco, tais livros eram considerados inviáveis. Ótimo assunto para dois editores & livreiros discutirem, mediados por um terceiro editor.          



3 comentários:

  1. Parabéns Eduardo , Nos vemos la na Bienal . Abraços e Saudações Tricolores .

    ResponderExcluir
  2. Valeu Heleno!

    Estive no sábado e neste domingo na Bienal. Fiquei a maior parte do tempo no estande do Fluminense prestigiando a história tricolor e a brilhante iniciativa do Heitor D’Alincourt.

    Na próxima quarta-feira, dia 4 de setembro, das 16:00 às 18:00 hs, estarei com o Roberto Sander lá no estande do Fluminense. Estou tentando levar alguns jogadores. Mas só definiremos na terça-feira se algum poderá comparecer. Mas de qualquer forma apareça por lá. Será um prazer trocar ideias com você sobre o nosso Fluminense.


    Um abraço fraterno e saudações tricolores,

    Eduardo Coelho

    ResponderExcluir
  3. Valeu Heleno!

    Estive no sábado e neste domingo na Bienal. Fiquei a maior parte do tempo no estande do Fluminense prestigiando a história tricolor e a brilhante iniciativa do Heitor D’Alincourt.

    Na próxima quarta-feira, dia 4 de setembro, das 16:00 às 18:00 hs, estarei com o Roberto Sander lá no estande do Fluminense. Estou tentando levar alguns jogadores. Mas só definiremos na terça-feira se algum poderá comparecer. Mas de qualquer forma apareça por lá. Será um prazer trocar ideias com você sobre o nosso Fluminense.


    Um abraço fraterno e saudações tricolores,

    Eduardo Coelho

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM