sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Salvem a Escola Friedenreich!

No início do último mês de dezembro, mais precisamente logo após a notícia de que o Governo do Estado do Rio de Janeiro “preparava uma grande festa para a final do Campeonato Brasileiro” vários tricolores se insurgiram revoltados contra esta iniciativa.

Alguns diziam que o Governador devia ser processado e pagar as despesas do próprio bolso. Outros se consideravam assaltados com a iniciativa do Governador do Estado do Rio de Janeiro e sugeriam que se entupisse a caixa postal do Governador com mensagens de protesto. Outros fizeram representações junto ao Ministério Público Estadual. E mais alguns outros diziam que o dinheiro deveria ser para investir em hospitais, escolas, dentre outras coisas que são imprescindíveis para nossa cidade.

Aproveitando o “espírito guerreiro” e o muito digno “exercício de cidadania” demonstrado por estes briosos tricolores, o “CIDADÃO FLUMINENSE” sugere a estes e muitos outros tricolores e cidadãos cariocas em geral, que canalizem suas energias em outra “causa nobre”: “A DEFESA DA ESCOLA MUNICIPAL FRIEDENREICH”.

Arthur Friedenreich e o goleiro do Fluminense Marcos Carneiro de Mendonça, foram os primeiros grandes ídolos do futebol brasileiro. Arthur Friedenreich nasceu em São Paulo em 18 de julho de 1892 e faleceu também em São Paulo no dia 6 de setembro de 1969. Friedenreich era apelidado de “El Tigre” e teve importante participação no campeonato sul-americano de 1919 jogando pela Seleção Brasileira. Friendenreich marcou o gol do título contra os uruguaios na decisão, partida que foi realizada no Estádio das Laranjeiras. O campeonato sul-americano de 1919 foi o primeiro título importante conquistado pela Seleção Brasileira. O Brasil parava pela primeira vez por causa do futebol.

E Friedenreich virou nome de escola. A Escola Municipal Friedenreich, situada há 44 anos entre o Maracanã e o Maracanãzinho, foi testemunha de vários eventos, a começar pelo próprio patrono. A Escola Municipal Friedenreich está tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Só a educação poderá impulsionar o Brasil rumo à verdadeira democracia. Um país é feito de memórias! A memória é um conjunto das coisas que o homem testemunha ao longo da vida e se transforma em história! Transferir esta escola é transferir memória!

É um absurdo o que estão querendo fazer com a nossa Escola Friedenreich. Estão querendo demolir a escola por causa da Copa de 2014. E estão querendo demolir simplesmente para deixar o espaço vazio. Ninguém se importa com as crianças que estudam nela, com a história que cada um desses pequenos seres humanos tem com essa escola. Os que estudam e os que já estudaram também. A escola é muito boa, espaçosa, tem uma quadra esportiva enorme para educação física, festas e etc. Tem também um parquinho para as crianças brincarem. Estamos batalhando para que a Escola Municipal Friedenreich não seja demolida.

Trata-se de um pedido de socorro de quem acredita em cidadania e quem acredita em educação como ferramenta para formar bons homens e mulheres. E que bons homens e mulheres formam uma boa nação. Vamos salvar a Escola Friedenreich da demolição!

Portanto, deixamos aqui alguns endereços eletrônicos para que os interessados nesta “causa nobre” se mobilizem e participem, acionando o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro – Ouvidoria Geral. E deixamos também alguns vídeos sobre a Escola Municipal Friedenreich. E como dizia Monteiro Lobato: “UM PAÍS SE FAZ COM HOMENS E LIVROS”. Participem!


http://www.mp.rj.gov.br

ouvidoria@mp.rj.gov.br

http://www.mp.rj.gov.br/portal/page/portal/Internet/servicos/Ouvidoria_Geral/Fale_com_o_MP

Mensagem ao Presidente

http://www.youtube.com/watch?v=RiFvJs15wlA&feature=related

A FRIEDENREICH PEDE SOCORRO

http://www.youtube.com/watch?v=F-d6fKqYKQc&feature=related

URGENTE SALVEM A ESCOLA FRIEDENREICH

http://www.youtube.com/watch?v=QIH9aSnP49Q&feature=related

COPA DO MUNDO 2014 E O PROTESTO DA E.M.FRIEDENREICH

http://www.youtube.com/watch?v=sDkhoeG1Vrw&NR=1

PARÓDIA CONTRA A DEMOLIÇÃO DA EM FRIEDENREICH

http://www.youtube.com/watch?v=SjZdtzy6X38


Saudações Tricolores

Um comentário:

  1. Olá Sou Alvinegra, mas além de ser mãe de Um aluno fiz parte da comissão de pais o ano passado. Obrigada pelo apoio.

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM