quarta-feira, 10 de março de 2010

Tenório candidato?

O que muitos tricolores queriam aconteceu. Uma entrevista do ex-Vice-Presidente de Futebol do Fluminense, Ricardo Tenório contando sua versão sobre os fatos que levaram a sua demissão. Inicialmente, deve-se parabenizar a equipe do site “Canal Fluminense” pela boa matéria oferecida para todos os tricolores. O Blog “CIDADÃO FLUMINENSE” parabeniza Cássio Cornachi, Marcelo Savioli e Ana Carolina da Matta pela entrevista.

Esta é mais uma prova de que existe muita gente boa e competente por aí, trabalhando de maneira positiva pelo Fluminense. Por isso, quando ouvirem alguém por aí, intitulando-se “detentor do monopólio da virtude tricolor”, desconfie, chame a polícia ou a defesa do consumidor, se for o caso. Pois trata-se de propaganda enganosa. E em ano de eleição, o caso pode ser mais grave. Poderão ocorrer casos de “ESTELIONATO ELEITORAL”. Portanto, tricolores, “CUIDADO”!

Ricardo Tenório fala sobre o atual Gestor de Futebol do Fluminense: “Eu escolhi o Dr. Mário Bittencourt, para trabalhar comigo e ele caminhou bem até compreender que permanecer comigo implicaria em perder tudo o que eu concedi a ele. É simples assim”. Isto seria um caso clássico de traição??? E outra questão: Se foi Ricardo Tenório quem convidou Mário Bittencourt para assumir o cargo em que está o correto não seria este pedir demissão junto com Tenório??? Isto seria um caso clássico de apego ao cargo??? Será que após esta entrevista de Ricardo Tenório, o “maior grupo de oposição” do Fluminense continuará elogiando o ex-Vice-Presidente de Futebol do Fluminense??? Ou ele fará parte agora da ‘corja’ que deve ser expulsa do Clube???

Ricardo Tenório deixa várias vezes subentendido que pode sair candidato a presidente do Fluminense. Numa de suas falas, ele diz que “os projetos dos candidatos Julio Bueno e Peter Siemsen são completamente inaplicáveis”.

Sobre o que Ricardo Tenório disse em relação à empresa patrocinadora do Fluminense, é certo que já terá a simpatia de muitos tricolores (incluindo este Blog) que tentam “LIBERTAR O FLUMINENSE DA ESCRAVIDÃO DO PATROCINADOR”. Ricardo Tenório disse também sobre a empresa patrocinadora: “Não se resolverá com a permanente condição de subserviência humilhante do Futebol às vontades imperiais do patrocinador. O Fluminense é muito maior em história do que a Unimed e bem menor em risco financeiro. Não se pode administrar o futebol com os planos de um administrador de um plano de saúde. Quanto ao Celso Barros, ele mantém com o Fluminense uma relação de intimidação, medo, humilhação e vergonha. A qualidade da relação da Unimed (Celso Barros) com o Fluminense é um dos elementos que invalidam os projetos de gestão do Peter e do Júlio: os iguala e os invalida. Peter e Julio imaginam ser possível avançar e conservar a qualidade da relação da Unimed com o Fluminense. Isso é um ato insano, de absoluta estupidez administrativa”.

Uma coisa que Tenório disse e concordamos: “O herói é sempre ELE (Celso Barros) e o vilão o pobre Fluminense”. E ainda tem gente que ficou tempos e tempos repetindo esta idéia na internet.

Sobre uma possível candidatura, Tenório disse: “Preciso pensar. Preciso avaliar. Mas, estou certo de duas coisas: A Unimed (Celso Barros) participa do processo eleitoral com dois candidatos: Peter e Julio. A relação do Fluminense com a Unimed é, comprovadamente, um elemento de risco para o clube. Precisamos de uma terceira opção. Serei eu? É cedo para dizer”.
Agora a parte mais divertida e interessante da entrevista foi quando Ricardo Tenório deu rápidas definições de alguns personagens importantes desta engrenagem política. Divertida pela ênfase. E interessante pela coragem na divulgação da opinião, coisa rara no Fluminense. Os personagens e opiniões:

Mario Bittencourt: Desleal.

Celso Barros: Já falei.

Alcides Antunes: Um sujeito desprezível.

Roberto Horcades: Um sujeito que tem instinto de sobrevivência aguçado e é mitômano.

Peter Siemsem: Um oportunista.

Rodrigo Nascimento: Um tricolor bem intencionado com muito a dar ao Clube.

Claudio Maes: Um tricolor antenado e de muita capacidade.

Cenário Político do Fluminense F.C.: Com essas opções, ruim.


Na verdade, se Ricardo Tenório deverá ser candidato ou não ainda não sabemos. Porém, caso não seja, fica a seguinte questão: “Qual seria a necessidade de tal entrevista com tamanha ênfase”??? E outra: “Qual seria a necessidade de ‘acarinhar’ o grupo de Rodrigo Nascimento e o grupo Pavilhão Tricolor”???

São dois grupos importantes e que ainda se encontram um pouco indefinidos sobre o rumo que tomar. E um carinho ou elogio recebido todo mundo gosta, não é verdade??? Tenório ataca aqueles personagens que deverão ser seus rivais competidores (caso declare-se publicamente como candidato) e elogia àqueles que estão indefinidos e que poderão lhe dar apoio político. Por sinal, um dos equívocos de Tenório quando esteve ocupando a Vice-Presidência de Futebol foi isolar-se por completo. Para um líder político, não serve como desculpa que estava trabalhando intensamente na recuperação do time. Tenório não era atleta, muito menos membro da comissão técnica. Tenório era político, como manda o cargo de Vice-Presidente de Futebol. E um dos motivos, se não o principal, de sua queda, foi seu isolamento político. Tenório deve ter achado que somente os resultados do campo de jogo seriam suficientes para mantê-lo no cargo.

Tenório deve ter percebido que o cenário político tricolor, por enquanto, apresenta uma forte bipolaridade entre Julio Bueno e Peter Siemsen. Os três outros candidatos apresentados, Mauro Carneiro, Rodrigo Nascimento e Formigão (que merecem todo o nosso respeito) ainda oscilam um pouco sem fazer fortes movimentações que possam demonstrar confiança aos eleitores tricolores de que serão realmente candidatos. E por isso, deixam muitos tricolores ainda em dúvida sobre o real interesse por suas candidaturas.

A entrevista de Tenório é forte, incisiva e coloca o dedo na cara de muita gente. E isso é bom na avaliação de muito eleitor. Tem eleitor que gosta deste tipo de postura de seu candidato. E geralmente, esse tipo de eleitor não gosta que seu candidato fique acuado, sumido, inseguro, desanimado. Como se tivesse ‘levado um tapa na cara’.

Mas sem lançamento de candidatura em breve pode ser um tiro no mar, ou seja, não serve pra nada. O momento é bom para uma candidatura de Ricardo Tenório. Ricardo Tenório tem bom trânsito com o grupo de Rodrigo Nascimento, Pavilhão Tricolor e com a turma do Bar do Tênis. Ricardo Tenório como candidato tranquilamente irá tirar votos de Peter Siemsen. A sua demissão é recente e para uma boa parcela da torcida do Fluminense, foi injusta. É certo que alguns dirão: “Ah, mas a torcida não vota”! Não vota, mas influencia. E sempre é bom lembrarmos que, muitos torcedores nos últimos tempos associaram-se ao Clube para participarem e interferirem (nem que seja só votando) no processo político tricolor. E para desgosto de muitos que incentivaram a entrada de novos sócios ao Clube é que vários desses tricolores, mesmo que tenham sido seduzidos pela propaganda de determinado grupo, não significa que votarão com o candidato de tal grupo.

No início de 2009. Tenório podia ser encontrado em simpáticas conversas de amigos no Bar do Tênis, onde externava claramente seu desejo de candidatar-se a presidente do Fluminense. Com o cargo de Vice-Presidente de Futebol, Tenório ganhou alguma visibilidade. E com a ‘arrancada tricolor’ e conseqüente fuga do rebaixamento tornando-se exitosa ganhou a simpatia da torcida.

Portanto, Tenório, não demore muito e torne logo público o seu nome. Na altura dos acontecimentos, agora, quanto mais cedo declarar que é candidato, mais poderá crescer. Caso demore, pessoas e grupos começarão a tomar seus rumos. Não cometa o mesmo erro de José Serra em São Paulo. Quando o governador José Serra resolver publicar oficialmente que será candidato, possivelmente a candidata Dilma Rousseff já poderá tê-lo ultrapassado nas pesquisas de intenção de voto. E aí pode ser até que José Serra desista da presidência da república.

Saudações Tricolores

13 comentários:

  1. Caro Eduardo,

    Uma coisa é certa o Tenório só lançará candidatura depois que tiver um “plano B” para substituir a Unimed, pois depois das suas declarações a Unimed é carta fora do baralho.
    Mas como você disse tem que ser rápido senão... Pode ser tarde demais. Enquanto isso o grupo do Peter está em silêncio. O que vão dizer agora contra o RT, antes tanto idolatrado por eles?

    E essa coisa de torcedor não vota já era. A torcida tricolor vai se fazer presente nas urnas. E avise a turma da sauna, do tênis, da whiskeria, da piscina, etc. que elas vão ter que engolir os sócios de arquibancada, sim. Quem tem que decidir o que é melhor para o Fluminense são os torcedores e não os pequenos feudos que dividem o clube que só sabem olhar o próprio umbigo e esquecem que o Fluminense é maior que eles.

    ST

    ResponderExcluir
  2. Pavilhão Tricolor apoiando o Tenório? Seria muita incoerência. Cansaram de descer o malho no Tenório (a última vez foi pela demissão do Luiz Alberto), e cansaram de criticar a "intervenção do Peter" (pretensamente protagonizada pelo Tenório) na gestão Horcades.

    Por quê o Cidadão Fluminense tem tanta implicância com a Flusócio, a ponto de fazer ironia e falar mal da Flusócio em quase todo post?

    Saudações Tricolores,

    Daniel HP

    ResponderExcluir
  3. Prezado Daniel HP,

    É sempre um grande prazer debater idéias com você e principalmente neste espaço livre e democrático. Mas, não se trata de implicância do "CIDADÃO FLUMINENSE" com a Flusócio como já deixei claro por aqui. Aqui não se fala mal da Flusócio e nem de ninguém. Aqui o máximo que se faz é crítica política. E ironia não é crime e muito menos pecado. É apenas um instrumento de retórica. Contudo, ser acusado de falar mal, me desculpe, mas 'não aceito e não levo pra casa'.

    Dentro de seu raciocínio, poderíamos também pensar: Por que defende o grupo, acusando o "CIDADÃO FLUMINENSE" de atacá-los??? Não se pode mais fazer exercícios de reflexão sobre "o maior grupo de oposição" do Fluminense e que possui o "candidato líder das pesquisas"???

    Mas sei que você é uma pessoa inteligente, tem suas reflexões também e tem todo direito de externá-las. E de vez em quando pensa que falamos mal de alguém. Mas é só impressão sua.

    Mas, não confunda o PETER com a Flusócio. É como aquela velha história do LULA com o PT. E não se pode mais fazer reflexões sobre o candidato "líder nas pesquisas", o provável futuro presidente do Fluminense???

    Estabelecer um contraponto reflexivo não faz mal a ninguém e não significa que estamos falando mal do grupo. Desculpe-me mas sua análise não está correta. Somos todos tricolores, ou melhor, "O FLUMINENSE SOMOS TODOS NÓS". E com certeza, todos nós fomos educados dentro de um pensamento do qual me orgulho muito: "OS TRICOLORES SÃO PESSOAS INTELIGENTES".

    Daniel HP, fazendo 'reflexões críticas construtivas' sobre o grupo, creio que de alguma maneira se colabora com o grupo. Inicialmente, pode até dar a impressão que não. E até concordo com isso. Porém, na maioria dos casos são os 'remédios amargos' que nos curam de enfermidades. Mas, se fosse pra falar mal de alguém ou algum grupo, 'sai de baixo', não utilizaria a famosa 'fidalguia tricolor'.


    Saudações Tricolores,

    EDUARDO COELHO

    ResponderExcluir
  4. Como o Daniel HP afirmou com muita propriedade, PavTri apoiando o Tenório seria uma baita de uma contradição. Seria o mesmo que "rasgar a carta de princípios", como eles mesmos dizem.

    ResponderExcluir
  5. Grande tricolor, Marcelo Ferreira.
    Um esclarecimento.
    Torcedor para comparecer às urnas e votar em um candidato à Presidência do Fluminense, só sendo sócio do clube e com as mensalidades em dia.
    Pode até ser torcedor de outro clube qualquer, porém se for sócio do Fluminense, vota.
    Torcedor de arquibancada não sócio, não vota.
    Um abraço
    Do Val

    ResponderExcluir
  6. Esta certíssimo o Marcelo Ferreira. Essa coisa de torcedor não votar já era mesmo. A torcida tricolor vai se fazer presente nas urnas esse ano. Eu mesmo fiquei sócio em julho de 2009 e estou fazendo um esforço danado pra pagar as 100 pratas por mês, pra um clube que eu não frequento e que, como agremiação, não me oferece absolutamente (desculpe a expressão), porra nenhuma!
    É bom mesmo avisar a turma da sauna, do tênis, da whiskeria, da piscina, etc. que elas vão ter que engolir os sócios de arquibancada, sim, que como eu, devem ser uns 500, 600, 1000 não sei, espalhados nas arquibancadas verde e amarela, entre os 5000 guerreiros que a cada jogo acompanham o Flu no Maracanã, e que vão influenciar, pela primeira vez na história, uma eleição para presidente do Fluminense.
    Quem tem que decidir o que é melhor para o Fluminense são os torcedores e não os pequenos feudos, reúnos, vanguardas, grupo do X, do Y, que, como bem disse o Marcelo, dividem o clube que só sabem olhar o próprio umbigo e esquecem que o Fluminense é maior que eles.
    ST
    Ricardo Lafayette.

    ResponderExcluir
  7. Prezado Ricardo Lafayette,

    Não posso desculpá-lo pela expressão que você próprio reconhece como errada. Ela é totalmente desnecessária. Não creio que a 'RAIVA' subentendida por sua expressão desnecessária irá resolver algum problema do Fluminense

    E palavrões estão fora de cogitação por aqui. Vamos estabelecer um debate de alto nível por aqui. Espero contar com sua colaboração.

    Ricardo, fique tranquilo sobre "é bom mesmo avisar a turma da sauna, do tênis, da whiskeria, da piscina, que elas vão ter de engolir os sócios de arquibancada". Pois, eles costumam ler este blog. Mas acredito que esse seu discurso 'raivoso' só irá gerar ainda mais 'raiva' nos outros grupos do FLU. Isso pode te fazer feliz momentaneamente, mas será que solucionará os problemas do FLU???

    E sobre "sócios de arquibancada guerreiros que a cada jogo acompanham o Flu no Maracanã", fique tranquilo quanto a isso também, está debatendo com um deles. E por sinal, ainda estou um pouco rouco por causa de nossa vitória contra o Botafogo.

    Sobre o que você diz que, "quem tem que decidir o que é melhor para o Fluminense são os torcedores", concordo em partes. Na verdade Ricardo, quem decide a eleição de qualquer clube, seja ele um clube comum ou um grande clube de futebol, com uma longa história, uma grande torcida, como é o caso do nosso Fluminense, são "OS SÓCIOS" e não os torcedores. Não me compreenda mal. Entendo sua posição, também sou alucinado pelo futebol do Fluminense. E também procurei ajudar a conscientizar amigos tricolores a tornarem-se sócios do FLU. Mas isso não modifica a realidade e muito menos o fato.

    Ricardo, sua participação aqui debatendo conosco é importante. Mas peço a gentileza de evitar "expressões desnecessárias".


    Saudações Tricolores,

    EDUARDO COELHO

    ResponderExcluir
  8. Ricardo,

    Eu também me incluo nesses novos sócios que movido pela necessidade e urgência de mudança no nosso Fluminense me tornei sócio ano passado. E também não faço parte de nenhum grupo político do clube, apenas fui em algumas reuniões abertas de alguns deles.

    Eu não sou um frequentador assíduo do clube, porque também não vejo muitas atrações que me agrade e também não entendo algumas regras do clube por exemplo: como podem cobrar do sócio do clube o uso da sauna??? Nunca vi isso em outros clubes que já frequentei.
    Mas sugiro aos novos sócios assim que puderem apareceça por lá, para uma volta na biblioteca, bares, piscina para poder se interar do que ocorre dentro do clube, é um interessante exercício de cidadania tricolor, pois sempre surge a oportunidade de ouvir uma história dos mais antigos sócios (tricolores ou não) sobre o que ocorre nos bastidores das sociais do Fluminense, algumas delas infelizmente de deixar tricolor de cabelo em pé, mas é essa nossa triste realidade.

    E por isso estamos nessa para tentar começar a mudar essa história em novembro próximo.

    ST

    ResponderExcluir
  9. Dartagnam Barros Machado R. Simões de Orleans Lins e Silva13 de março de 2010 às 12:13

    Hp a PavTri critica ferozmente a atuaçao do advogado do Fluminense que passou a se gestor do futebol e da forma que foram feitas as reciçoes num claro conflito de interesses.

    Agora que seria otimo o nome do Tenorio pra Presidente do Fluminense pq esse competencia ja mostrou e pelo que todos dizem e honesto, diferentemente do candidato Motorolla, do nao muito Bueno e de qualquer um outro.
    Tomara que a PavTri possa apoiar o Tenorio ou lançar um nome pra desbancar o suposto "maior grupo de oposição" agora inchado com silvyo piscina kelly e josé nunca fez nada que preste souza.

    ResponderExcluir
  10. Prezado Ricardo Lafayette,

    Não desculpo você, não! Se você mesmo reconhece que utilizou uma expressão desnecessária não irei desculpá-lo.

    Publiquei seu comentário no sentido de educá-lo e mostrar pra você que aqui, estes termos não são bem-vindos. Utilize-os em outros blogs, existem muitos por aí.mas não por aqui. E não estou preocupado com número de comentários ou coisas deste tipo. Estou preocupado em realizar debates que possam contribuir positivamente com o nosso Fluminense. Se estivesse preocupado em 'quantidade', escreveria mais sobre futebol tentando seduzir torcedores. Mas isso já tem muita gente fazendo por aí.

    Ricardo, com todo o rspeito, mas o fato de você estar fazendo um esforço danado pra pagar as 100 pratas pra um clube que você não frequenta e que, como agremiação não te oferece "COISA" nenhuma, não te transforma em nenhum herói. E nem faz de você mais tricolor do que ninguém. Saiba disso! Mas é louvável seu esforço pelo Fluminense. Muitos de nós, também fazemos muitos esforços pelo nosso Fluminense.

    Sobre "é bom mesmo avisar a turma da sauna, do tênis, da whiskeria, da piscina, etc, que elas vão ter que engolir os sócios de arquibancada", fique tranquilo. Eles, como você, costumam ler este blog. Mas imagino que a "RAIVA" contida em seu comentário, não será muito bem absorvida por eles. Sinceramente, você acha esse tipo de sentimento ('raiva') contido em seu comentário, irá resolver algum problema do Fluminense???

    E sobre "sócios de arquibancada, guerreiros que a cada jogo acompanham o Flu no Maracanã", muito prazer. Sou mais um deles.

    Sobre os sócios terem que decidir, apoiado. desde que sejam sócios, como bem disse o conselheiro Rogério Do Val. Se não é sócio, "SÓ RESTA TORCER". Mas é lógico que dou apoio e incentivo para que nossos torcedores associem-se ao Clube. E ajudei a conscientizer muitos amigos e companheiros de arquibancada para que fizessem isto. Mas, quem decide é o "SÓCIO".


    Saudações Tricolores,

    EDUARDO COELHO

    ResponderExcluir
  11. Prezado Dartagnam Barros Machado R. Simões de Orleans Lins e Silva,

    Em primeiro lugar, considero estranho alguém errar o próprio nome como você fez ao escrever "Orelans" no seu outro "COMENTÁRIO QUE FOI VETADO". Mas tudo bem, pode ter sido um mero erro de digitação.

    Você teve um "COMENTÁRIO VETADO"! Pois aqui não aceitaremos ofensas pessoais contra ninguém. Este Blog não é bagunça, não! Se você quiser atacar ou ofender alguém, escolha outro blog. Existem muitos por aí.

    Esse espaço é livre e democrático, mas não para ataques pessoais ou ofensas "DE QUEM QUER QUE SEJA". Aqui debatemos idéias e em alto nível. "SOU TRICOLOR"!!! Não vou entrar na mediocridade de nivelar o debate por baixo. Este Blog faz algumas "críticas sérias, firmes, contundentes". Mas são sempre "CRÍTICAS POLÍTICAS". Jamais serão críticas pessoais. "AQUI NO BLOG CIDADÃO FLUMINENSE NÃO SE CULTIVA O ÓDIO ENTRE NINGUÉM, MUITO MENOS ENTRE OS TRICOLORES". Repudio totalmente esta prática!

    Dartagnam, você é muito importante debatendo neste espaço. Mas, espero que compreenda a diretriz do blog. Caso tenha alguma dúvida, publiquei aqui no Blog, em "setembro de 2009", um texto denominado "POSTURAS E REGRAS FIDALGAS". Lendo o texto, você poderá compreender melhor o que é permitido por estas bandas. Aqui tem norteamento! Aqui tem diretriz! Aqui o texto tem nome e sobrenome! Aqui você encontra a pessoa que escreve sempre na "suntuosa sede do Fluminense" e nos estádios de futebol assistindo o nosso querido tricolor!


    Saudações Tricolores,

    EDUARDO COELHO

    ResponderExcluir
  12. Bem...
    Eu ía fazer minha tréplica em cima de uma resposta mais serena que você havia postado e estranhamente apagou. Não esta que foi postada por último...
    Mas enfim, se você fizer a releitura do meu post e o do Mercelo Ferreira (o 1°) verá que escrevi absolutamente a mesma coisa que ele. Fiz inclusive "cópia/cola", utilizando as mesmas frases dele, que achei brilhantes, e são por sinal, muito verdadeiras.
    Então, por que a bronca? Por causa de um simples palavrão? Ainda mais se ele não era direcionado a ninguém especificamente, mas sim a forma de se administrar o clube como um todo! Escrevi um "porra", que aparece em qualquer dicionário da lingua brasileira, em tom de exclamação! Basta reler! Portanto, sem purismos né meu caro!
    Outra, não há raivas na minha declaração em relação a outros grupos. Há é muita indignação com essa situação toda, com o clube agonizando e as "mentes" pensantes numa letargia de dar dó, quase que se engalfinhando à espera das eleições de novembro. Isso é que é o grande problema. É esse o cenário que se deseja? É assim que se resolverão os problemas do clube?
    Por último, concluindo, e encerrando também, só espero que pelo fato de num outro post deste blog eu já ter me identificado como Flusócio, não pensemos que há algo pessoal nisso. Longe disso.
    Até porque, apesar de eu não acreditar que você acredite nisso, o Fluminense somos todos nós!
    ST,
    Ricardo Lafayette.

    ResponderExcluir
  13. Ricardo Lafayette,

    Serei o mais objetivo possível. A única "MENSAGEM VETADA" por aqui, foi exatamente de uma pessoa que lhe ofendia.

    Aqui não tem bronca nenhuma! Mas, nem você, nem ninguém vai ditar as normas deste blog. Aqui não terá palavrão e pronto! As"POSTURAS E REGRAS FIDALGAS" deste blog é só voltar ao mês de setembro de 2009. Está escrito lá.

    Aqui tem diretriz! Aqui tem regra! Ou você respeita ou então é melhor escrever onde se sinta mais tranquilo para proferir seus palavrões. Será que todos os revolucionários que irão salvar o Fluminense só sabem se expressar com palavrões??? Ninguém, nunca, vai me dizer como deverei agir! Aqui não tem bagunça, não!

    E aviso que, contendo algum 'palavrão', esta será a ultima vez que publico alguma coisa que escreva. As idéias de uma pessoa, por aqui jamais serão cerceadas, mas sem ofensas pessoais ou palavrões. Se não quiser se submeter as regras da casa, tem muito blog por aí.


    EDUARDO COELHO

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM