quinta-feira, 23 de junho de 2011

"Medalha de Ouro" para a carta de Wagner Victer

O grande tricolor Wagner Victer tomou a iniciativa de solicitar a autorização de produzir uma réplica da “TAÇA OLÍMPICA”. E contou com a grande colaboração do presidente do COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO (COB), Carlos Arthur Nuzman. Veja a carta de Victer enviada para Nuzman:



Rio de Janeiro, 06 de dezembro de 2010.


Exmo. Sr.
Dr. Carlos Arthur Nuzman
Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro


Senhor Presidente,

Criada pelo Barão Pierre de Coubertin, em 1906 e hoje exposta no “Museé Olimpique de Lausanne” na Suíça com o nome de seus vencedores gravados em sua base, a “Taça Olímpica” é considerada a maior Honraria Olímpica e é atribuída a uma Instituição ou Associação que tenha prestado relevantes serviços à causa dos esportes em especial aos olímpicos.


Liderado pelo grande brasileiro Arnaldo Guinle, o Fluminense, em uma correspondência enviada pelo Chanceler Otto Mayer, de 06 de Maio de 1949, foi oficialmente comunicado que pela reunião realizada em 28 de Abril de 1949 pelo Comitê Olímpico Internacional, em Roma, por unanimidade, havia se tornado o primeiro e único time de futebol, do Brasil e do Mundo, a receber tal honraria, que se mostrou até então a maior recebida por nosso país no tocante aos esportes em especial aos Olímpicos.


A ação do Fluminense foi pioneira por seus dirigentes e atletas, desde os jogos de 1920 em Antuérpia na Bélgica que marcaram a estréia do Brasil em Jogos Olímpicos e onde o atleta tricolor Afrânio Antônio Costa conquistou duas medalhas na competição do tiro esportivo:uma de prata na prova individual de pistola livre e outra de bronze na prova de pistola livre por equipe.


A tradição do Fluminense no esporte já se caracterizava não só por ser um dos primeiros e principais introdutores do futebol no Brasil, no início do século XX, pela construção em 1919 do primeiro estádio de futebol, que então sediava os jogos da Seleção Brasileira, inclusive abrigando o Sul Americano de 1919, além do primeiro Ginásio, o primeiro Stand de tiro esportivo e a primeira piscina para competição no Brasil.


Desta maneira no mesmo período em que conseguimos, e por coordenação efetiva de V.Exa , sediar os Jogos Olímpicos em nosso país, coincide com os 60 anos, desta histórica conquista que até agora era pouco percebida pela história Brasileira e que começou ter algum tipo de percepção quando tal honraria ostentada na camisa oficial do clube. Além do mais o Campeonato Brasileiro de 2010 conquistado ontem pelo Fluminense torna o momento oportuno e nos dá mais legitimidade para este pleito, até porque insígnia com a Taça Olímpica foi estampada no uniforme oficial do Clube durante o Campeonato Brasileiro e também sua emocionante final.


Visto ao exposto, levo a consideração de V.Exa, não só como grande Tricolor, mas como o Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), para que busque uma formal autorização para que uma réplica desta taça, com todos seus detalhes e material original e principalmente neste período em especial, possa ser fabricada para que fique exposta de forma permanente no Hall de entrada da Sede Social do Fluminense, já que os detentores de tal honraria (Coupe Olympique) só receberam por ocasião da homenagem uma Placa reproduzindo a Taça.


Não tenho a mínima dúvida que tal iniciativa contaria com todo o apoio do próprio Governo Federal, através do Ministro dos Esportes, Orlando Silva, do Governador Sérgio Cabral e futuro Presidente do Clube Peter Siemsen e que todos os custos de reprodução poderiam ser suportados por tricolores ilustres e que certamente não se absteriam de tal apoio em prol do Esporte Brasileiro e das tradições Tricolores. Além disso seria também uma homenagem ao Presidente de Honra do Fluminense, João Havelange, também histórico membro do COI.


Um país se faz com suas tradições sua cultura e sua história e portanto tal iniciativa de V.Exa, se obtiver sucesso, será lembrada como um grande ato por todos brasileiros e pelos amantes dos esportes em nosso País.




Cordiais Saudações Tricolores e Tricampeão Brasileiro,


Engº Wagner Granja Victer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM