Na manhã desta quinta-feira, acordando com as galinhas, peguei logo cedo o jornal que era jogado em minha porta. Dei uma olhada na tabela (novamente) do campeonato brasileiro e mais uma vez observei o nosso quadro calamitoso. Caso o Náutico (time do coração do presidente Roberto Horcades, segundo alguns) vença hoje, à noite, em Recife, “O FLUMINENSE SEGURARÁ A LANTERNA DO CAMPEONATO”. Como olhar as notícias tricolores está se tornando um verdadeiro drama, comecei a virar as páginas de meu jornal.
Foi quando vi uma notícia de “meia página” no jornal “O Globo”. A manchete dizia, “Primeiro passo para a elite”. Eram notícias sobre o jogo de hoje, à noite, quando o nosso querido AMÉRICA FUTEBOL CLUBE fará a sua estréia no campeonato carioca (ou estadual) da 2ª Divisão, no Estádio Giulitte Coutinho, contra o Bonsucesso . Todos os cariocas possuem um carinho especial pelo “MECÃO”. Porém, inspirando-se em Nelson Rodrigues, “O América é a Tijuca de chuteiras”. Independentemente, de nossa paixão clubística, nós tijucanos possuimos um carinho “muito especial” pelo América, de Lamartine Babo.
Como se anunciava um belo dia, resolvi dar uma volta pelas ruas da nossa querida e tradicional Tijuca, na busca de um cafezinho. Apesar do Sol da manhã, resolvi sair com minha camisa retrô de Carlos Castilho. Afinal de contas, “eu canto NENSE, quando o time vai bem, eu canto NENSE, quando o time vai mal, um gol sofrido, não vai me abater e eu não vou para de cantar...”
Na primeira banca de jornal, depareime-me com um velho amigo, “torcedor fanático do América” e pessoa “muito influente” nos atuais destinos americanos. Aí, dei-lhe os parabéns, pelo trabalho que o clube vem realizando e desejei-lhe sorte na estréia de hoje. E ele, um amigo de mais de vinte anos, ciente de meu “ardoroso fanatismo pelo tricolor das Laranjeiras”, mandou logo de cara, sem esperar que eu lhe pagasse o café no buteco: “A UNIMED ESTÁ COM UM PÉ E MEIO NO AMÉRICA”.
Aí, já viu né? Um encontro fortuito que provavelmente, se resumiria em poucos minutos, transformou-se num “papo de futebol” de mais de uma hora. Meu amigo, “muito influente” no América dizia que, a relação entre o presidente Roberto Horcades e o Dr°. Celso Barros, “já descambou para o lado pessoal” há muito tempo.
Em seguida, meu amigo, “muito influente” no América, me dizia respeitosamente, que: “O AMÉRICA LOGO NA PRIMEIRA VEZ, NO LANÇAMENTO DA NOVA CAMISA DO TIME, CONSEGUIU O QUE O FLUMINENSE EM DEZ ANOS NÃO CONSEGUIU. REUNIU TODA A DIRETORIA DA UNIMED, NO EVENTO QUE, REALIZOU-SE NA SEDE DA TIJUCA”. Ele me disse que o único que não compareceu, foi exatamente o Dr°. Celso Barros. E ainda disse, que o Dr° Celso Barros, atualmente faz parte da Comissão Técnica do América como Coordenador Médico. Então, quando eu me preparava para lhe fazer uma ironia, do tipo: “Então, não valeu nada!” Ele prontamente, explicou-me o motivo: “Meu caro amigo tricolor, com a ausência do Romário, por causa daquele ‘probleminha’ de ordem familiar, se o Celso Barros comparece, o assunto de pauta da imprensa seria a crise política do seu Fluminense, entre ele e o Horcades. E aí, meu caro tricolor, o foco das discussões seria o Fluminense e não o América. Estamos fazendo tudo bem planejado”. Na medida em que ele me explicava, notava que tinha fundamento. E confesso que, fiquei surpreso com o sucesso de reunirem toda a diretoria do nosso patrocinador.
Segundo meu amigo, “muito influente” no América, seus planos são ambiciosos. Porém, estão com os pés no chão e pretendem vencer etapa por etapa. A primeira e mais importante de todas, é subir para a Primeira Divisão em 2010. A outra é aumentarem a torcida americana num prazo de seis anos, de maneira consubstancial. E nisso, a presença de Romário será fundamental. Neste mesmo período de seis anos, no máximo, estabeleceram como meta para o retorno da Série A (Primeira Divisão) do campeonato brasileiro.
Em 2008, após caírem, para a Segunda Divisão do campeonato carioca, muitos americanos idealistas e alguns bem sucedidos, resolveram se unir e por fim as lutas internas. E formaram uma chapa única para as eleições do clube. Baniram de suas funções administrativas, todos aqueles elementos de “conduta suspeita” oferecendo-lhes a possibilidade de permanecerem com a sua integridade física. No atual Conselho Deliberativo do América só existem “americanos fanáticos” e cerca de 70% dos membros já participaram da torcida organizada “INFERNO RUBRO”. A torcida organizada “INFERNO RUBRO” na década de 1970, era conhecida por sua coragem de enfrentar as torcidas organizadas dos demais clubes grandes do Rio de Janeiro. A condição número um, que estabeleceram para arregimentar os “atuais conselheiros do América”, foi “o intenso amor ao América Futebol Clube”. Em seguida, qualificação profissional e disponibilidade de tempo para “servirem ao América”.
Já existe uma propaganda feita pelo publicitário Washington Olivetto, corinthiano fanático, mas que é apaixonado pelo Rio de Janeiro, que está sendo veiculada nas emissoras de TV. Nesta propaganda, muito simpática por sinal, aparecem torcedores de Vasco, Botafogo Flamengo e Fluminense, demonstram o seu carinho pelo “MECÃO”. E por falar em marketing, o marketing da Unimed e do América vem se reunindo para afinar a relação. Os departamentos de marketing da Unimed e do América estão constantemente conversando para trocarem várias ações visando a exposição das marcas. Existe um consenso de que se deve trabalhar o slogan “América, Patrimônio do Rio”.
Criaram uma logo, bem simpática para a campanha “América, Patrimônio do Rio”, onde o “escudo do América” simboliza o Sol e abaixo dele um desenho do Pão de açúcar. Várias personalidades, do meio artístico e futebolístico podem ser contatados para atuarem nesse movimento de resgatar as tradições do clube da Tijuca. O departamento de marketing do América oficializou parceria com a Uniodonto, que será pioneira em clubes de futebol do Rio de Janeiro. Todas as categorias de futebol do América serão atendidas.
Estão comercializando um pacote antecipado de ingressos para os jogos em que o América for o mandante. O pacote contém 9 jogos a R$ 65,00. Comprando na bilheteria, um ingresso custará R$ 10,00. Haverá sorteios nos dias de jogos. Existem três pontos de venda de ingressos. No Estádio Giulitte Coutinho, na sede da Tijuca e no “Bar do Meio Icaraí”, no bairro de Icaraí, em Niterói.
O América fará alguns de seus jogos nas preliminares de Fluminense, Botafogo e Flamengo, quando este jogarem pelo campeonato brasileiro, no Maracanã. Na primeira fase, o América fará preliminar de: Fluminense x Cruzeiro, dia 26/07, no Maracanã, o jogo será América x Cardoso Moreira; Fluminense x Sport, dia 06/08, o jogo será América x CFZ; Fluminense x Barueri, dia 22/08. O América terá oitos jogos televisionados na 1ª fase do campeonato, pelo canal SporTV.
Foi feita uma limpeza das arquibancadas do Estádio Giulitte Coutinho. Além disso, o camarote da patrocinadora oficial do América, a Unimed, está recebendo acabamento, tornando-se mais uma atração a embelezar o estádio. E na partida de estréia do América, no campeonato carioca (ou estadual) da Segunda Divisão, contra o Bonsucesso, é muito provável o comparecimento do Prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias.
O América ainda conta com um terreno no município de Belford Roxo, que foi doado pela família do Dr°. Giulitte Coutinho. Este terreno será utilizado na construção de um CT (Centro de Treinamento. O detalhe importante sobre o terreno, além de ser bem mais próximo do Rio de Janeiro (como de Xerém, por exemplo), ele possui uma dimensão equivalente a duas vezes o terreno de Xerém, do Fluminense.
No final de nossa conversa, meu amigo, “muito influente” nos destinos do América, disse: “E O ROMÁRIO ESTÁ SUPER INTEGRADO EM NOSSO PROJETO DE REERGUER O AMÉRICA. ELE SERÁ O ‘CARA’ QUE VAI ABRIR AS PORTAS DO AMÉRICA. NOSSA META É VOLTARMOS PARA O LUGAR DE ONDE NUNCA DEVERÍAMOS TER SAÍDO. NA PRIMEIRA DIVISÃO DO CAMPEONATO CARIOCA DE 2010 E COM O PATROCÍNIO INTEGRAL DA UNIMED, RECEBEREMOS TODOS OS RECURSOS QUE ERAM DESTINADOS AOS FLUMINENSE. E AÍ, NOSSA META EM 2010, EXATAMENTE QUANDO SE COMPLETARÁ 50 ANOS DE NOSSO ÚLTIMO TÍTULO, SERÁ A LUTA PELO TÍTULO DE CAMPEÃO CARIOCA DE 2010”.
Depois desta minha conversa, com meu amigo, “muito influente” no América, sugiro para alguns tricolores quando ficam chateados com o Fluminense achando que ele está “se apequenando” e que pode virar o América, como diria um comercial de TV: “VOCÊ PRECISA REVER OS SEUS CONCEITOS”.
Saudações Tricolores e TIJUCANAS
quinta-feira, 16 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM