quinta-feira, 2 de julho de 2009

A Tijuca e o Flu

Neste dia 1º de julho a Tijuca completou 250 anos. É um dos bairros mais antigos do Rio de Janeiro, com tempo de existência superior ao de muitas cidades brasileiras. A Tijuca no passado foi a região onde encontravam-se as maiores e melhores plantações de café do império, que foi a atividade econômica que sustentou o Brasil por um longo período.

A Tijuca como o Fluminense, tem um aspecto muito singular em sua história: TRADIÇÃO. A Tijuca é um bairro tradicional conhecido pelo orgulho de seus moradores, os "tijucanos", com o lugar onde moram. A Tijuca nos deu grandes tricolores como Tom Jobim (nasceu na Tijuca, mudando-se posteriormente para Ipanema), Ivan Lins, dentre outros.

Na Tijuca, típico bairro de classe média, encontramos uma grande quantidade de tricolores. A Tijuca é o 6º bairro com maior número de sócios do Fluminense Football Club. São 3,7% do sócios, segundo dados de 2007, do próprio Fluminense. Na Praça Xavier de Brito ("praça dos cavalinhos"), no aconchegante "Bar do Pavão", temos um verdadeiro reduto de tricolores, onde assistir os jogos do Fluminense pela TV, sempre é uma festa. Entre 1978 e 1981, criamos a Torcida Tijunense (única torcida do Fluminense, que até hoje levava "Nense" em seu nome) que era um verdadeiro "exército de brancaleone" tricolor.

Saudações Tijucanas e Tricolores

Um comentário:

  1. ***

    Vinhamos da Conde de Bonfim. O Fabio, o Alex e eu. A maioria do pessoal morava para os lados da Rua Uruguay. Encontravamos todos na porta da casa do Paulinho. 1979. Entao iamos a pe' em direcao ao canal ate' o Maracana. As bandeiras nao cabiam no onibus. Era a pe' mesmo. Bandeirando e ouvindo buzina pelo caminho. Tijuca e' terra boa. Terra dos meus avos, de uma menina chamada Denise e de um nucleo da Young ali na Uruguay.
    Mauro Balbino.

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM