sábado, 12 de dezembro de 2009

Fluminense campeão carioca de 1959 - 50 ANOS

O campeonato carioca de 1959 foi disputado por 12 clubes em turno e returno, jogando todos contra todos. Foi no campeonato de 1959 que os clubes passaram a adotar um novo método de preparação física, o ‘interval training’, criado pelo finlandês Paavo Nurmi que, segundo especialistas, dotava os jogadores de maior resisitência.

O Fluminense apresentou uma equipe sem grandes estrelas, e cujo conjunto foi a principal característica. O treinador do Fluminense era Zezé Moreira, o mesmo de 1951, utilizou apenas 15 jogadores. No campeonato carioca de 1959, o Fluminense teve uma defesa fantástica, quase intransponível, uma muralha responsável pelo time levar apenas 9 gols em 22 jogos, sendo 3 na partida festiva no empate de 3 a 3, contra o Botafogo.

O jogo do título foi o penúltimo, no dia 12 de dezembro de 1959, Fluminense 2 x 0 Madureira, gols de Décio (contra) e Escurinho. Certo de que sairia do Maracanã, como campeão de 1959, o Fluminense encomendou a Companhia Antártica Paulista seis mil litros de chopp e duzentas dúzias de guaraná para serem distribuídas aos torcedores na festa que foi realizada em homenagem a conquista do título na sede do clube, cujos portões foram abertos. À noite, a sede e o campo de esportes acolheram milhares de associados e torcedores, irmanados na comemoração que se prolongou até o nascer do sol, com foguetório, hinos, discursos mil e muita ordem. Nenhuma briga e apenas uma dúzia de copos quebrados na troca de brindes entre torcedores fiéis, que acompanharam o quadro tricolor em todos os campos da cidade.

O time-base do Fluminense era: Castilho, Jair Marinho, Pinheiro e Altair; Edmilson e Clóvis; Maurinho, Telê, Valdo, Jair Francisco e Escurinho. A campanha do Fluminense foi: 22 jogos, 17 vitórias, 4 empates e 1 uma derrota. 45 gols pró, 9 o gols contra 3 e um sado de 36 gols. Os artilheiros do Fluminense foram: Valdo 1 4 gols, Telê 10 gols, Escurinho 8 gols, Maurinho 7 gols, Jair Francisco e Pinheiro 2 gols. Participaram da campanha: Castilho, Escurinho, Jair Marinho e Valdo jogaram 22 jogos. Altair, Clóvis, Edmílson e Telê jogaram 21 jogos. Maurinho, Pinheiro jogaram 20 jogos. Paulinho jogou 16 jogos. Jair Francisco jogou 9 jogos. Jair Santana e Roberto 2 jogos. Paulo 1 jogo. O presidente do Fluminense na conquista do título de 1959 era o sr° Jorge Frias de Paula. Foi no dia de hoje, 12 de dezembro de 1959, há 50 anos.

Saudações Tricolores

Um comentário:

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM