domingo, 13 de dezembro de 2009

O AI-5, a cultura do medo e o Fluminense

Neste dia 13 de dezembro, no ano de 1968, era assinado o ATO INSTITUCIONAL N° 5 no Brasil. O AI-5 dava poderes extraordinários ao Presidente da República e suspendia várias garantias constitucionais. O decreto vinha no conjunto de ações e declarações que fortaleceram a chamada “linha dura” do regime militar. O AI-5 foi o instrumento que deu ao regime poderes ilimitados e absolutos. Durante a vigência do AI-5, também recrudesceu a censura. A censura prévia se estendia à imprensa, à música, ao teatro e ao cinema.

Mesmo 41 anos depois, o Brasil ainda sofre as conseqüências culturais e sociais do AI-5. Temos ainda em nosso país uma cultura do medo de se discutir determinados assuntos. E de poder expressar livremente o seu pensamento. Essa cultura do medo é um dos principais reflexos que até hoje, o AI-5 deixou para o Brasil.

A própria desvalorização do conceito de participação popular na vida pública que, o AI-5 ao reprimir e ao anunciar que todo movimento que constituía participação popular, organização social, era subversivo. Isso, ainda é presente na cabeça de muitas pessoas em nosso país. Isso tem reflexos no exercício da nossa democracia hoje em dia. Na ausência ou desestímulo que boa parte da nossa população, a partir da cultura do medo, ainda tem de participar da vida pública e das definições dos rumos de nosso país.

E parece que alguns ares do AI-5 querem tomar forma no nosso Fluminense. Após o término do campeonato brasileiro, o presidente do Fluminense “abriu o verbo”. Só faltou dizer: “eu prendo e arrebento”.

Este Blog “CIDADÃO FLUMINENSE” sempre fez críticas políticas ao atual presidente do Fluminense e alguns integrantes de sua direção. Porém, como mesmo afirmamos, são críticas políticas. Ao contrário de outros blogs tricolores, no “CIDADÃO FLUMINENSE” não são escritos palavrões ou xingamentos contra o presidente do Fluminense ou qualquer outro membro de sua direção. E é bom que se diga que temos bom diálogo com vários integrantes da atual diretoria do Fluminense. É que por aqui, apreciamos o diálogo com pessoas inteligentes e educadas.

E alguns dos termos frequentemente usados por aqui neste blog são: PARLAPATÃO = homem mentiroso, vaidoso, paspalhão, impostor; MEDÍOCRE = mediano, meão, que está entre mau e suficiente ordinário, insignificante, aquele ou aquilo que tem pouco merecimento; PATÉTICO = que comove a alma, tocante; RIDÍCULO = que desperta riso ou escárnio, irrisório, insignificante, pessoa ou coisa ridícula, ato ou efeito de ridicularizar, merecedor de escárnio; COVARDE = medroso, pusilânime, sem coragem.

Portanto, como podemos observar, termos utilizados nada ofensivos e usados apenas para nos posicionarmos politicamente. Neste blog, não interessa a vida pessoal do presidente do Fluminense, seus vices-presidentes e diretores. Apenas suas atuações políticas. Aqui temos mais o que fazer, apreciamos o estudo, a boa leitura, a pesquisa, os bons debates e um diálogo de alto nível. Não temos tempo para perder com bobagens ou coisas infrutíferas, como a vida alheia.

Já comecei a receber mensagens anônimas de “vermes covardes” tentando me intimidar. Tolinhos! Tenho a paciência dos monges tibetanos, mas também a coragem dos vietcongs. Mensagens ridículas não irão jamais me intimidar. E ameaças de me processar também não me amedrontarão. A cultura do medo que imobiliza muitos brasileiros (infelizmente), não me afeta. Tenho minha consciência tranqüila! E minha consciência política é soberana! Não sou eu quem se esconde atrás de seguranças. Muito pelo contrário! É bom que fique claro que, pessoas que dirigem um clube, não tem poder sobre a vida e o pensamento dos outros. Tem poder só sobre o clube, no tocante a sua administração, que no caso do Fluminense tem sido muito mal feita.

Talvez, algumas pessoas que tem poder hoje, no Fluminense, pararam no tempo e não se lembrem que já passou e muito o tempo do AI-5. Estamos em 2009, quase em 2010, “ESTAMOS NUMA DEMOCRACIA” (possivelmente para tristeza de muitos). Só espero que conheçam aquela velha lei da Física: “Para toda ação existe uma reação de força equivalente em sentido contrário”.


Ato Institucional Número Cinco (AI-5)

http://www.youtube.com/watch?v=AUrYiZE7i2A&feature=related


Saudações Tricolores

3 comentários:

  1. Perfeito, meu caro.

    Saudações tricolores.

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo.
    Liberdade de expressão em primeiro lugar.

    ST

    ResponderExcluir
  3. Amanhã vai ser outro dia...
    RODA MUNDO
    RODA GIGANTE
    RODA MOINHO
    RODA PEÃO
    O TEMPO RODOU NUM INSTANTE NA RUA CAPITÃO SALOMÃO.

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM