sexta-feira, 3 de setembro de 2010

OS MILHÕES (DE DÍVIDAS) DA UNIMED

A nota da página 55 da Revista "VEJA" com a notícia sobre a UNIMED

A página 55 do último exemplar da Revista "VEJA"


Como vimos durante a semana, repercutiu intensamente no Fluminense a matéria da revista “Veja Rio” sobre o sr° CELSO BARROS, “O PATROCINADOR” do futebol profissional do Fluminense. A matéria é intitulada como “O MECENAS TRICOLOR”. A matéria diz que CELSO BARROS é quem, de fato, “DÁ AS CARTAS NO FUTEBOL DAS LARANJEIRAS”. E ainda diz que, “ELE É O MANDACHUVA DO FUTEBOL NO FLU”.

CELSO BARROS na matéria diz, “NÃO PEÇO A ESCALAÇÃO DE NINGUÉM, MAS É CLARO QUE TROCO IDÉIAS. COM A QUANTIDADE DE DINHEIRO QUE COLOCAMOS AQUI, TENHO ESSE DIREITO”. Mas, no final da matéria da revista "Veja Rio", um "ex-colaborador" de CELSO BARROS diz: "ELE CRIOU O CENÁRIO PERFEITO: SE O TIME GANHA, É POR CAUSA DA UNIMED, SE PERDE É PORQUE O CLUBE ESTÁ MAL ADMINISTRADO".  

Diante desta matéria sobre o sr° CELSO BARROS, o jornalista Renato Maurício Prado, do jornal “O GLOBO”, em sua coluna, na última segunda-feira, dia 31/08, fez uma análise sobre o que se passa na política do Fluminense com a influência de CELSO BARROS. A matéria de Renato Maurício Prado é intitulada “MECENAS ENXERIDO”.

Não vou entrar no mérito de julgar as colocações do sr° CELSO BARROS, pois algumas já foram observadas pelo jornalista Renato Maurício Prado do jornal “O GLOBO” e porque ainda acredito na inteligência humana. E prefiro deixar esta tarefa para os leitores fazerem suas próprias avaliações sobre o assunto. Caso queiram fazer isto, a nota do jornalista Renato Maurício Prado está reproduzida no Blog “CIDADÃO FLUMINENSE” com o mesmo título, “MECENAS ENXERIDO”. Mas, quero trazer um assunto, muito mais sério do que este. Na verdade seríssimo! Ou melhor, gravíssimo!

Como todos sabem a revista “Veja Rio” não pode ser vendida separadamente da revista “VEJA”. Como um bom leitor, observo detalhadamente tudo o que está escrito em tudo que leio. E sem que pudesse me proporcionar qualquer tipo de espanto ou estupefação, dei com meus olhos em algo gravíssimo e estarrecedor no último exemplar da revista “VEJA”. É uma pequena nota, na coluna “Panorama Radar”, “NA PÁGINA 55 (CINQUENTA E CINCO) DO ÚLTIMO EXEMPLAR DA REVISTA “VEJA”. A nota é intitulada: “OS MILHÕES DA UNIMED”. Vamos reproduzir a nota na íntegra: Eis a nota:

“A Unimed Rio, patrocinadora do líder do Brasileirão, o Fluminense, vai ter que abrir o cofre. Mas não é para o tricolor carioca. A empresa acaba de perder na Justiça uma ação de 387 milhões de reais para a prefeitura do Rio de Janeiro, por não pagamento de ISS. Não cabe recurso à decisão”.

Para os “INCRÉDULOS” que acharem que é algum tipo de “BOATO” procurem o último exemplar da revista “VEJA” na “PÁGINA 55 (CINQUENTA E CINCO)”. Está tudo escrito lá! PODEM CONFERIR!!!

Bem, na minha terra “NÃO PAGAR IMPOSTOS” tem um nome... “SONEGAÇÃO!” Será este o caso de estarmos diante de um exemplo clássico de “SONEGAÇÃO DE IMPOSTOS???”

O ISS (IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS) é de competência dos Municípios e tem como fato gerador a prestação de serviços. Se a empresa “UNIMED” teve de ir para a Justiça para pagar os impostos de ISS é porque “NÃO PAGAVA OS IMPOSTOS DEVIDOS”. Se a empresa “UNIMED” foi parar na Justiça por causa do “NÃO PAGAMENTO DOS IMPOSTOS DE ISS, É PORQUE TINHA ESPERANÇA DE GANHAR ESTA AÇÃO NA JUSTIÇA E NÃO PAGAR OS IMPOSTOS”. QUE COISA FEIA, DR° CELSO BARROS!!! E agora, como "não cabe recurso" a UNIMED "TERÁ DE PAGAR OS 387 MILHÕES DE REAIS AOS COFRES PÚBLICOS DO RIO DE JANEIRO".

Se o ISS (IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS) que a empresa “UNIMED” deveria pagar aos cofres da prefeitura do Rio de Janeiro, “NO VALOR DE 387 MILHÕES DE REAIS” e não foram pagos, com toda certeza, esta enorme quantia deve estar fazendo muita falta aos “COFRES PÚBLICOS” do Rio de Janeiro. E a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro tem todo o direito de “ACIONAR A UNIMED NA JUSTIÇA” para reaver esta astronômica quantia “QUE PERTENCE AOS COFRES PÚBLICOS”.

Talvez o presidente da empresa “UNIMED”, o sr° CELSO BARROS” não tenha sensibilidade, ou espírito patriótico, e não saiba que, “ESTA ASTRONÔMICA QUANTIA FAZ MUITA FALTA AOS COFRES PÚBLICOS”. Talvez, o sr° CELSO BARROS, não saiba que com esta astronômica quantia, “A PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO PODERIA MELHORAR A MERENDA ESCOLAR DE NOSSAS CRIANÇAS E JOVENS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO”. Talvez, o sr° CELSO BARROS, “NÃO ESTEJA PREOCUPADO COM O ‘LEITINHO DAS CRIANÇAS’ DA REDE PÚBLICA MUNCIPAL DE ENSINO!!!” Talvez, o sr° CELSO BARROS, não saiba que com esta estratosférica quantia “MUITOS LEITOS E MATERIAL HOSPITALAR PODERIAM SER ADQUIRIDOS PELA PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO, MELHORANDO NOSSA REDE PÚBLICA DE SAÚDE”. Talvez, o sr° CELSO BARROS, NÃO ESTEJA PREOCUPADO COM QUEM PRECISA DE HOSPITAIS PÚBLICOS!!! Até porque, "ELE TEM A SUA UNIMED". QUE COISA FEIA, DR° CELSO BARROS!!!

Agora vamos imaginar, “QUANTO NÃO DARIA PARA SER COMPRADO DE MERENDA ESCOLAR COM O DINHEIRO QUE A UNIMED DEVE AOS COFRES PÚBLICOS DA PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO????? E vamos imaginar também, “QUANTO NÃO DARIA PARA SE COMPRADO DE LEITOS E MATERIAL HOSPITALAR COM O DINHEIRO QUE A UNIMED DEVE AOS COFRES PÚBLICOS DA PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO????? Afinal de contas, “387 MILHÕES DE REAIS” é uma quantia considerável de dinheiro em qualquer lugar do mundo. É bem superior a dívida do Fluminense.

Assim, “NÃO PAGANDO DEVIDAMENTE SEUS IMPOSTOS, FICA FÁCIL ‘TIRAR ONDA ‘ DE MILIONÁRIO!!!” Assim, “NÃO PAGANDO DEVIDAMENTE SEUS IMPOSTOS, FICA FÁCIL ‘ESTAR NA LIDERANÇA’ NO MERCADO CARIOCA DOS PLANOS DE SAÚDE!!!” Assim, “NÃO PAGANDO DEVIDAMENTE SEUS IMPOSTOS, FICA FÁCIL ‘FAZER CONTRATAÇÕES MILIONÁRIAS’ PARA UM CLUBE COMBALIDO FINANCEIRAMENTE!!!” Espera aí... Combalido? Depois deste “ROMBO DA UNIMED DE 387 MILHÕES DE REAIS, PODEMOS OBSERVAR QUE NÃO É SÓ O FLU, QUE TEM AS SUAS FINANÇAS COMBALIDAS!!!” SE AS FINANÇAS DA UNIMED NÃO ESTÃO COMBALIDAS, POR QUE A EMPRESA NÃO PAGA DEVIDAMENTE OS IMPOSTOS DE ISS, JUNTO À PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO, NA ORDEM DE 387 MILHÕES DE REAIS.???

Bem, o Fluminense, todos sabem, deve “320 MILHÕES DE REAIS”. E agora, estamos sabendo que “A UNIMED DEVE 387 MILHÕES DE REAIS AOS COFRES PÚBLICOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO”. É... Quem te viu quem te vê – como diria o grande tricolor Chico Buarque de Holanda – “A UNIMED DEVE MAIS DINHEIRO DO QUE O PRÓPRIO FLUMINENSE”. QUE COISA FEIA, DR° CELSO BARROS!!!

Bem, estou fazendo apenas uma comparação entre “A DIVÍDA TOTAL DO FLUMINENSE, QUE ESTÁ NA ORDEM DE 320 MILHÕES DE REAIS”, comparando-se com “A DÍVIDA DA UNIMED COM O ISS, QUE ESTÁ NA ORDEM DE 387 MILHÕES DE REAIS”. “E SE A UNIMED TIVER AINDA OUTRAS DÍVIDAS, COM OUTROS TIPOS DE IMPOSTOS, OU QUALQUER OUTRO TIPO DE DÍVIDA?????”

E ainda tem gente por aí, que diz, que a UNIMED não pode ser criticada, pois é ela que dá competitividade ao Fluminense Football Club. Isso é que é gente com capacidade e condição negocial??? A UNIMED é um ativo do Fluminense??? Por que será que a UNIMED não permite outros patrocínios no uniforme do Fluminense??? E tem gente que adora a relação da UNIMED com o Fluminense. Por que será que a UNIMED não coloca “um centavo” em Xerém??? Dizem que a dívida do Fluminense é monstruosa. E até é, mas depois de sabermos do valor da dívida da UNIMED...

Outro dia desses, um tricolor ‘bem intencionado’ disse sobre o sr° CELSO BARROS: “Um presidente de uma empresa do porte de uma UNIMED não arriscaria a deixar a sua imagem atrelada a uma diretoria que multiplicou o rombo deixado pelas antigas gestões. Seria um contra senso”. Ora, com todo respeito a este tricolor e ao sr° CELSO BARROS, mas depois da descoberta deste “ROMBO DA UNIMED NO VALOR DE 387 MILHÕES”, ficam aqui algumas questões: “QUAL É O PORTE DA UNIMED??? É O PORTE DE UMA EMPRESA QUE DEVE 387 MILHÕES DE ISS PARA A PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO??? E sobre o sr° CELSO BARROS não querer ter a imagem de sua empresa – a UNIMED – atrelada com alguém, pelos fatos demonstrados aqui, “A UNIMED NÃO É EXEMPLO PRA NADA, NEM PRA NINGUÉM, EM MATÉRIA DE ROMBO FINANCEIRO". E onde esta o contra senso??? De quem é o contra senso??? Daquele que ‘posa’ de grande gestor financeiro??? E não dá pra comparar a dívida do Fluminense, um Clube de 108 anos, com uma empresa de algumas décadas. E quem deve mais dinheiro???

Bem, com toda certeza, depois da divulgação desta notícia publicada na revista “VEJA” muitos clubes que hoje, até gostariam de ter um patrocínio como a UNIMED, talvez, comecem a mudar de opinião. E tem gente por aí, até bem intencionada em relação ao nosso querido Fluminense que, quer que a UNIMED continue numa possível gestão Peter Siemsen, sim! E dizem, “ainda bem que o Dr° Celso é tricolor!” Mas, precisarão tomar ciência dos “FATOS GRAVES QUE ENVOLVEM A UNIMED”. Agora as pessoas de São Paulo e outras partes do Brasil vão poder entender porque CELSO BARROS coloca tanto craque no Fluminense.

Não é só o Fluminense que tem que cumprir o seu papel de escolher profissionais competentes. A UNIMED TAMBÉM DEVE FAZER ISSO! “OU SERÁ QUE, QUEM DEVE 387 MILHÕES DE REAIS DE ISS (IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS) PARA A PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO PODE SER CHAMADO DE COMPETENTE???

E tem gente bem intencionada por aí, que acredita que o grande suporte da UNIMED nos fará um grande modelo de clube e nos colocará num patamar acima do que estamos hoje. Talvez, o ‘grande suporte’ seja o de não pagar devidamente os impostos aos ‘cofres públicos’ do Rio de Janeiro. Outros dizem que, “enquanto a gente curte a liderança do Brasileirão de 2010, somos também líderes em matéria de dívida no futebol brasileiro”. Correto! Mas, se a UNIMED fosse um clube de futebol, ela estaria disparada nesta liderança e tomaria o lugar do Fluminense. Ou será que é este o seu objetivo??? E tem gente bem intencionada por aí, que acredita que o sr° Celso Barros é o ‘ARNALDO GUINLE’ do século XXI. Essa eu vou pular, em respeito e fingir que nunca ouvi (ou li) por aí. Em respeito à memória do “DR° ARNALDO GUINLE, O PATRONO DO FLUMINENSE FOOTBALL CLUB, O HOMEM QUE CONSTRUIU NOSSA SUNTUOSA SEDE E O PRIMEIRO ESTÁDIO DE FUTEBOL DO BRASIL”, vou fazer de conta que nunca ouvi ou li uma coisa dessas.

Bem, depois de tudo isso, ficará um pouco difícil, ou melhor, impossível, de alguém do grupo político (ou aliados) do candidato da UNIMED, vir com aquela história de “TRANSPARÊNCIA”, “ÉTICA NOS NEGÓCIOS”, “COMPETÊNCIA ADMINISTRATIVA”, “GESTÃO MODERNA E EFICAZ”, “CURRÍCULO VENCEDOR E VITORIOSO”. Depois deste “ROMBO FINANCEIRO DA UNIMED DE 387 MILHÕES DE REAIS” está “COMPLETAMENTE DESCONSTRUÍDO ‘O MITO’ EM RELAÇÃO A UNIMED SOBRE GESTÃO PROFISSIONAL!” Agora, só não vê quem não quiser!!!

E para os que gostam de dizer, que tudo aquilo que não gostam de ouvir ou saber, é “BOATO”, procurem se informar melhor antes de tomarem suas decisões. E para os que têm mania de dizer para os outros ‘CHEQUEM AS SUAS FONTES’, desta vez a recomendação deverá ser feita para a Revista “VEJA”. Só posso dizer que: “O REI ESTÁ NU!!!” Ou melhor, “A MÁSCARA CAIU!!!”

Saudações Tricolores






Um comentário:

  1. Depois de ter lido sua materia, só tenho a dizer uma coisa "Isto é uma vergonha"

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM