terça-feira, 28 de setembro de 2010

Reunião do Conselho. Não percam!!!

Nesta terça-feira, dia 28 de setembro, será realizada mais uma reunião do Conselho Deliberativo do Fluminense Football Club. A reunião foi convocada pelo presidente do Conselho Deliberativo, o sr° Carlos Henrique Mariz Moreira.

A primeira chamada para o início da reunião será às 19:30 hs. E a segunda e última chamada será às 20:00 hs. As reuniões do Conselho Deliberativo do Fluminense, sempre são realizadas no Salão Nobre de nosso Clube.

A reunião desta terça-feira tem como pauta os seguintes assuntos:



- Explanação do Coordenador do Projeto Restauração da Sede Social;


- Assuntos Gerais.



Sempre é bom lembrar que, “TODOS OS SÓCIOS DO FLUMINENSE FOOTBALL CLUB TEM O DIREITO DE ASSISTIR ÀS REUNIÕES DO CONSELHO DELIBERATIVO DE NOSSO CLUBE” (menos os “SUSPENSOS”).

E o Blog “CIDADÃO FLUMINENSE” sempre esteve e estará em campanha para que, cada vez mais os associados do Fluminense, participem respeitosamente das reuniões de nosso Conselho Deliberativo.

É de fundamental importância que cada vez mais, os associados do Fluminense participem das reuniões do Conselho Deliberativo. O Conselho Deliberativo do Fluminense está para o nosso Clube, como a Câmara dos Deputados está para o Brasil.

Não devemos jamais, desprestigiar o nosso Conselho Deliberativo (como não devemos desprestigiar nossa Câmara dos Deputados). O nosso Conselho tem problemas? Sim! E o próximo que será eleito em novembro, possivelmente também terá. Talvez, os problemas poderão ser outros. Mas, acreditar que não existirão??? Nem as crianças do Parquinho têm esta ilusão.

E não adianta nada, algumas pessoas ficarem criticando o nosso Conselho, quando em muitos casos, estas mesmas pessoas abandonam (ou nunca frequentaram) as reuniões do Conselho Deliberativo. É muito fácil criticar o Conselho, sem fazer nada! A simples presença do associado do Fluminense (que de simples não tem nada) é de fundamental importância, dentro de um processo democrático. Num processo democrático amplo e significativo, as deliberações ‘não caem do céu’ e muito menos 'são abençoadas' por algum “Messias” ou “Salvador da Pátria”. Elas são elaboradas e construídas no cotidiano. E no processo democrático está permitido o “erro” e o “acerto”. Até porque, o “erro” e o “acerto”, como a “verdade” e a “mentira”, são questões muito subjetivas e ideológicas. E depende muito do ângulo em que é analisado cada caso.

Se não existir a participação, mobilização e fiscalização dos associados junto ao Conselho Deliberativo, como poderão criticar os conselheiros? Ou elogiar? Criticar por criticar, algumas pessoas gostam, mas participar das reuniões nem tanto. E elogiar, quase sempre é só para os amigos ou aliados (de momento). E sem a participação dos associados, abre-se um espaço para a “manipulação”.

Mas, quando o associado participa, se mobiliza e fiscaliza por iniciativa própria, não tem grupo político, não tem Blog, que vá lhe dar informação. Ele próprio colhe as suas informações, faz a sua análise e avaliação dos fatos.

É muito fácil criticar o Conselho Deliberativo ficando apenas ‘no sofá de casa’ ou sentado ‘atrás de um teclado no computador’ pela internet. É lógico que, sabemos muito bem, que alguns fazem uma leitura crítica e depreciativa do Conselho Deliberativo ‘com segundas intenções’. Mas, o Conselho Deliberativo é apenas ‘um espelho’ do que é o nosso Clube. E por mais que algumas pessoas pretendam ‘mudar as formas de gestão’ do Fluminense (me incluo entre elas), não podemos nos esquecer que as pessoas de nosso Clube (os associados) são e serão as mesmas. Pode-se muito bem, querer ‘mudar a forma de gestão’, mas não se pode querer ‘mudar as pessoas’. Caso contrário, estaremos enveredando o Fluminense numa “ONDA AUTORITÁRIA”.

De toda forma, comparecendo às reuniões do Conselho, todo associado poderá ver o desempenho dos Conselheiros. Quem fala e quem não fala. Quem se omite e quem não se omite. Quem comparece e quem não comparece (e diz ter comparecido). Quem votou o quê e com quem. Quem não votou e se absteve. Quem procura ser educado e quem não está nem aí pra isso.

É evidente que, como estamos num ano eleitoral, existe a possibilidade do quórum de Conselheiros ser maior do que em outras vezes e até mais participativo. Como também é possível a presença de vários ‘militantes’ dos diversos grupos políticos (que não prestigiam as reuniões) comparecerem. Faz parte! Este tipo de comportamento é um pouco natural. Contudo, esta reflexão é feita, em especial para o associado comum, que não pertence a grupo político. Mas, pertence ao quadro associativo do Fluminense. E alguma vez já pensou (ou não) em assistir uma reunião do nosso Conselho. Portanto...



“NÃO PERCAM A REUNIÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO DO FLU NESTA TERÇA-FEIRA”!


“PARTICIPEM”!!!


“NÃO BASTA EMOÇÃO, TEM QUE ROLAR AÇÃO”!!!





Saudações Tricolores

Um comentário:

  1. Não pude estar hoje, mas sempre que posso estou. lancei meu simples blog tb, se puder divulgar o endereço é http://flueternapaixao.blogspot.com/

    Fui integrante do PavTri, saí pelo voto nulo mas gosto muito do pessoal de lá. Acreditei e acredito na pessoa do Julio Bueno e participo de sua campanha. Independente de seu ponto de vista político, se puder visite meu blog.

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM