O site oficial do Fluminense resolveu inovar. Afinal, estamos na gestão do “NOVO FLUMINENSE” e nada melhor do que inovar. Mas, a inovação é absurdamente surpreendente. Mas, é uma inovação que envergonha o Fluminense. É uma inovação que atinge e 'avilta a soberania’ do Fluminense.
No intuito de enaltecer os 12 anos de parceria entre o Fluminense e a Unimed, o site oficial do Fluminense resolveu ‘escancarar de vez’. E resolveu fazer uma ‘propaganda explícita’ da Unimed como se estivéssemos no site da empresa que é presidida pelo sr° Celso Barros. Quem assistir ao vídeo sobre os 12 anos da parceria poderá muito bem achar que se trata do site da empresa de assistência médica.
A repórter Aline Fernandes, do site oficial do Fluminense, diz que: “A parceria com a Unimed-Rio completa 12 anos de muito sucesso. E é a mais sólida do futebol brasileiro”. Não custa lembrarmos a repórter (ou quem sugeriu ou escreveu a matéria) que neste período de 12 anos ganhamos: O “Caixão” (Campeonato Carioca) em 2002 (contra o Americano); o Campeonato Carioca de 2005 (contra o Volta Redonda); a Copa do Brasil, em 2007 (onde só vencemos adversários que não estavam na Série A do Brasileirão) e o Campeonato Brasileiro, em 2010.
Se compararmos os títulos obtidos pelo Fluminense, com o nosso maior rival, o Flamengo, pode-se observar que, nossa parceria não foi tão exitosa e de muito sucesso assim, como diz a matéria do site oficial do Fluminense. Pelo menos por enquanto. É só vermos os títulos conquistados pelo nosso Flamengo neste período de 12 anos: Campeão Carioca de 1999, 2000, 2001, 2004, 2007, 2008 e 2009; Campeão da Copa do Brasil de 2006, e Campeão Brasileiro de 2009. Portanto, uma pequena diferença de 9 a 4 pra eles. Que coisa, hein? Isso é que é sucesso! O resto é brincadeira.
E também não podemos esquecer que, durante os 12 anos de 'muito sucesso' com a Unimed, o Fluminense lutou desesperadamente para não cair pra Segunda Divisão em alguns anos. Nos anos de 2003, 2006, 2008 e 2009, o Fluminense esteve muito próximo do rebaixamento para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. Salvou-se quase sempre na última rodada.
E sobre ser a parceria ‘mais sólida do futebol brasileiro’, há controvérsias. Ela pode ser uma das mais badaladas, sim. E badalada pelo fato do responsável pelo patrocínio – o sr° Celso Barros – ter investido de forma magistral para que isso ocorresse. Até porque, qual pessoa responsável por algum patrocínio esportivo no Brasil, adquiriu a notoriedade que o presidente da patrocinadora do Fluminense conseguiu??? Isto é ser profissional??? Então, todos os responsáveis por patrocínios de outros clubes de futebol são amadores??? Só o sr° Celso Barros é profissional??? Alguém saberia dizer quem é o responsável pelo patrocínio da Eletrobras??? E o da Neo Química??? E o da BMG??? E o da Olympikus???
E ainda na onda de fazer apologia da parceria, o brilhante jornalista Dhaniel Cohen (membro da Flusócio, “O MAIOR GRUPO DE SITUAÇÃO” do Fluminense) diz que: “Só tem a agradecer a Unimed por ter acreditado no Fluminense, no momento mais difícil da História do Clube, que foi em 1999, quando o Fluminense caiu para a Série C. A Unimed acreditou no Fluminense. Ela patrocinou o Fluminense naquele campeonato. E o Fluminense conquistou. E desde então o Fluminense só foi crescendo”.
Bem, o nosso brilhante jornalista deve ter se esquecido de alguns pequeninos detalhes. Naquela ocasião, em 1999 – com todo respeito que a nossa patrocinadora merece –, mas, a Unimed praticamente ‘não existia no mercado’ entre os planos de saúde. Portanto, creio que existe aí, uma grande inversão de valores. Por mais que estivéssemos no fundo do poço, o Fluminense é o Fluminense. Um Clube que tinha naquela época 97 anos de muita História e uma imensa torcida em todo país. E a Unimed era uma empresa “praticamente desconhecida”.
Então, se analisarmos friamente, a Unimed se beneficiou muito mais por estar ao lado do Fluminense, do que o Fluminense por estar ao lado da Unimed. E se a Unimed resolveu patrocinar o Fluminense na Série C, era porque a empresa sabia muito bem que, mesmo com o Fluminense no fundo do poço (não ficaria a vida inteira no fundo do poço, do contrário não apostariam numa ‘canoa furada’) valia apostar numa parceria com um grande clube de futebol, mesmo vivendo inúmeras dificuldades. Era como apostar na Bolsa. Comprar ações em baixa, para lá na frente ter uma alta rentabilidade.
E falar que ganhamos a Série C, como se fosse por causa da Unimed, também parece uma falha de memória ou uma piada. Sempre é bom lembrar que, naquele campeonato não fizemos uma boa campanha (apesar do título conquistado) e o time era muito fraco. Foram 22 jogos, com 13 vitórias, 4 empates e 5 derrotas. E ganhamos pontos em duas partidas "no tapetão". Ganhamos os pontos no jogo em que perdemos para a Anapolina por 1 a 0, e no jogo em que empatamos com o São Raimundo em 0 a 0. E o dinheiro que a Unimed investia no Fluminense era proporcional ao tamanho da empresa, ou seja, “praticamente não existia”.
Podemos fazer uma reflexão: Se não ganhássemos a Série C naquele ano, a Unimed continuaria conosco??? Provavelmente, sim. Pois, a empresa “praticamente não existia”. Então, seria melhor ficar com alguém que estava no fundo poço, mas existia, do que “não existir” (como era praticamente o caso da Unimed) e não ficar com ninguém.
O que é profundamente irritante e desconsidera a inteligência das pessoas, é este discurso – que por várias vezes é proferido pelo sr° Celso Barros e repetido por seus discípulos – de que a Unimed está conosco desde a Série C, como se o Fluminense devesse algum tipo de favor para esta empresa. E como se esta empresa tivesse feito algum tipo de caridade em ‘nos ajudar’ naquele momento difícil de nosso Clube. Ora, convenhamos, o Fluminense fez muito mais pela Unimed, do que a Unimed fez pelo Fluminense. E outra, a Unimed resolveu patrocinar o Fluminense porque percebeu que seria vantajosa a oportunidade de investir num grande clube, por mais que este clube estivesse passando por uma profunda crise.
Tudo na vida é momento, inclusive as crises, que não perduram a vida inteira. Mas o fato é que o Fluminense era o Fluminense. E a Unimed era a Unimed, ou seja, “praticamente não existia”. Então, é claro que era vantagem, para quem “praticamente não existia”, estar ao lado de uma potência esportiva, com uma imensa torcida, com uma linda e gloriosa história, por mais que a crise fosse gigantesca. Era o momento de se apostar. Como disse anteriormente, sobre as ações da Bolsa. E parece ‘piada’, quando alguém diz que, a Unimed também é importante pelo fato do sr° Celso Barros ser tricolor. Como se ele estivesse investindo em nosso Clube, apenas por torcer pelo Fluminense. Mas, quando alguns jornalistas perguntaram ao sr° Celso Barros - que preside um plano de assistência médica - se ajudaria o eterno ídolo tricolor WASHINGTON ( do Casal 20) que é portador de uma doença degenerativa, ele respondeu: "ESTAMOS ANALISANDO". Mas, não foi preciso a ajuda da Unimed e muito menos do sr° Celso Barros. Pois, a torcida tricolor demonstrando toda a sua força e poder de mobilização arrecadou cerca de R$ 62 mil reais e doou ao nosso eterno ídolo WASHINGTON.
E o brilhante jornalista Dhaniel Cohen continuaria dizendo: “A gente está com um acesso muito bom ao Celso. O Peter tem um vínculo muito forte com o Celso Barros. Um vínculo pessoal, profissional”. Pelo visto, o que se reclamava sobre a gestão anterior não mudou muito. Pois, uma das coisas que sempre escutávamos falar nos discursos da Flusócio, “O MAIOR GRUPO DE SITUAÇÃO” do Fluminense, é que as relações profissionais de nosso Clube, não poderiam se basear nas relações pessoais. Mas, é lógico que sabíamos que seria apenas uma mera questão de retórica num processo de campanha eleitoral.
Mas, o pior ainda estava por vir. O site oficial do Fluminense ‘escancararia de vez’ a influência da Unimed na gestão do “NOVO FLUMINENSE” fazendo explicitamente uma absurda propaganda da empresa de assistência médica, como se fosse o próprio site da empresa. E ficava a dúvida: Estávamos no site oficial do Fluminense ou no site da Unimed??? A repórter Aline Fernandes ao final do vídeo disse: “Essa relação tem dado tão certo que, a Unimed cresceu números consideráveis durante todos os anos. (E aí, entravam cenas de instalações da Unimed, algumas já inauguradas e outras ainda em construção). Todo investimento gerou diversos projetos. Há dois anos a Unimed iniciou o processo de verticalização. E inaugurou o seu primeiro ponto de atendimento na Barra da Tijuca. E as novidades não param por aí. Esse ano será inaugurado o primeiro hospital próprio de alta complexidade da rede. Tanto sucesso merece ser comemorado. Afinal, a Unimed comemora 40 anos de vida, junto à parceria com o Fluminense que ainda vai gerar muitos frutos”. E para terminar, belas cenas da torcida tricolor cantando: “Eh, vamos virar Nense, vamos virar Nense, vamos virar Nense, eh”. São cenas empolgantes, que inebriam e contagiam qualquer tricolor. Principalmente, aqueles desprovidos de qualquer senso crítico e reflexivo.
E no primeiro momento em que a Unimed (leia-se Celso Barros) se viu ameaçada no Fluminense, ela resolveu “botar as garras pra fora”. E talvez, não só as garras. Mas, outras formas também de manter certas pessoas ao seu lado. E resolveu ‘cair de cabeça’ na campanha do candidato Peter Siemsen. E como prova disso, até o sr° Celso Barros fez questão de fazer parte da Chapa “NOVO FLUMINENSE” como membro do Conselho Deliberativo. Chapa esta que, apoiava o atual presidente Peter Eduardo Siemsen. Talvez (ou quem sabe, com toda certeza), para delimitar bem seu interesse no pleito eleitoral.
Mas, por enquanto, os tricolores ainda não tiveram a grande honra de ter a presença do sr° Celso Barros nas reuniões do Conselho Deliberativo do Fluminense. Mas, não faltará oportunidade. Principalmente, para aqueles que quiserem tirar uma fotografia ao seu lado ou quem sabe pedir um autógrafo. Afinal, quem é o responsável pelo patrocínio da Eletrobras??? E da Neo Química??? E da BMG??? E da Olympikus???
É bom que fique claro que, o site oficial do Fluminense existe para divulgar notícias concernentes ao nosso querido e amado Clube. E não para fazer “propaganda explícita” de qualquer um de nossos patrocinadores. Esperamos que o presidente do Fluminense, o sr° Peter Eduardo Siemsen, exerça sua autoridade e aconselhe seus subordinados para que isto ‘não volte a se repetir’. Caso isso volte a se repetir (ou coisa parecida), o presidente do Fluminense, sr° Peter Eduardo Siemsen, apesar de ocupar o cargo, demonstrará que "NÃO TEM AUTORIDADE ALGUMA". É muito desagradável, entrarmos no site oficial do Fluminense e encontrarmos uma matéria como esta. Esta matéria “avilta a soberania Tricolor”. “NÓS SOMOS TORCEDORES E SÓCIOS DO FLUMINENSE FOOTBALL CLUB. E não de nenhuma “empresa emergente”.
Será que no site da Unimed existe alguma noticia sobre o Fluminense??? NÃO!!! Será que no site da Unimed existe algum escudo do Fluminense??? NÃO!!! Será que no site da Unimed existe alguma homenagem ao Fluminense pelos 12 anos de parceria??? NÃO!!! Então, porque o site oficial do Fluminense fez uma matéria sobre a parceria com a Unimed, quando na verdade é uma “propaganda explícita” do plano de assistência médica???
Diante desta matéria sobre a “Unimed Rio e Fluminense: 12 anos de parceria”, exibida no site oficial do Fluminense, só nos resta saber qual é a posição do Fluminense hoje, diante da Unimed. É aquela velha história de ‘discutir a relação’. E numa relação quase sempre tem alguém que ‘goza mais’ de algum benefício que o outro. É tudo uma questão de sensibilidade e de se achar o ponto certo. Qual é a posição do Fluminense na relação com a Unimed??? É a posição ‘de pires na mão’??? É a posição ‘de subserviência e subordinação total e absoluta’??? É a posição ‘de joelhos’??? É a famosa posição de ‘Napoleão’???
Veja o vídeo que “avilta a soberania Tricolor”:
http://www.youtube.com/watch?v=5IlxFbkTyGI
Veja o site da Unimed e tente encontrar algo referente ao FLUMINENSE FOOTBALL CLUB:
http://www.unimed.com.br/
Saudações Tricolores
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM