segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O Cristo Redentor e o Fluminense Football Club

Foi um espetáculo soberbo, de inesquecível majestade a benção do monumento ao Cristo Redentor, pela manhã do dia 12 de outubro de 1931. A inauguração da maior estátua religiosa do mundo foi precedida de grandes solenidades. O Papa Pio XI, em documento redigido em latim, que chegou ao Rio de Janeiro no dia 3 de outubro, nomeou D. Sebastião Leme seu representante pessoal, nas cerimônias comemorativas.

Os festejos da “Semana Nacional do Cristo Redentor” foram iniciados no domingo, dia 4, e se estenderam até o dia da inauguração, segunda-feira, 12 de outubro de 1931. Pouco antes das 10:00 hs já se encontravam junto ao Cristo Redentor muitos bispos e arcebispos de todo o Brasil, o presidente da república Getúlio Dorneles Vargas , com a esposa, Dª Darcy Vargas e de todo o seu ministério, figuras da administração, da diplomacia e da política brasileira.

D. Sebastião Leme Arcebispo do Rio de Janeiro, deu início a solenidade. A benção do Monumento foi feita em seguida por Sua Eminência, que aspergiu água benta sobre a base, com alguns cravos. Terminou pronunciando as seguintes palavras: “- Cristo vence! Cristo reina! Cristo impera! Cristo proteja de todo o mal o seu Brasil!” Enquanto se realizava a bela cerimônia, uma esquadrilha de aviões deslizando, pelos ares lançava braçadas de flores sobre a imagem de Jesus. Os sinos de todas as igrejas do Rio de Janeiro tocavam festivamente.

Junto ao Monumento do Cristo Redentor o espaço era exíguo. Por isso, ao mesmo tempo no “ESTÁDIO DAS LARANJEIRAS”, o histórico estádio do tradicional Fluminense Football Club, em seu campo amplo, realizava-se uma “MISSA CAMPAL” dentro das solenidades oficiais, com milhares de pessoas presentes. Naquele dia 12 de outubro de 1931 as ruas do bairro de Laranjeiras estavam em polvorosa, como em dias de jogos de futebol.

D. Aloisi Masella, Núncio Apostólico (representante do Vaticano junto ao Governo do Brasil), celebrou em seguida a Santa Missa, na qual, além de muitas pessoas, comungaram todos os operários que trabalharam na construção do Cristo e a Comissão de Obras. O Monumento foi construído durante mais de cinco anos, de meados de 1926 a outubro de 1931.

Em toda grande obra, infelizmente, pode ser prevista estatisticamente a ocorrência de acidentes. Sempre aconteceram e praticamente não podem ser evitados. Na construção do Cristo, no entanto, jamais se registrou qualquer acidente grave ou óbito durante a obra. Em junho de 1980, quando foi feita a limpeza e lavagem da estátua, para a visita do Papa João Paulo II, que se realizaria no mês seguinte, também não houve qualquer acidente importante. Dizem que a Estrada e o Monumento são abençoados.

Por falar em 1980, é um ano de grande recordação e celebração para os tricolores com o título de campeão carioca daquele ano. E se eternizaria entre a torcida tricolor a música “A BENÇÃO JOÃO DE DEUS” feita em homenagem ao Papa João Paulo II em sua visita ao Brasil.

O Cristo Redentor tornou-se não só o símbolo do catolicismo, mas do Rio de Janeiro como um todo e o cartão postal mais conhecido do Brasil. Em 2007, o Cristo Redentor foi eleito uma das sete novas maravilhas do mundo.

Em 12 de outubro de 2011, se completará o “80° ANIVERSÁRIO DO CRISTO REDENTOR”. E, “O FLUMINENSE FAZ PARTE DA HISTÓRIA DA INAUGURAÇÃO DO CRISTO REDENTOR”. “O FLUMINENSE É O GRANDE CLUBE DE FUTEBOL MAIS PRÓXIMO DO CRISTO REDENTOR”. Portanto, fica aqui registrada a sugestão do “CIDADÃO FLUMINENSE” para que, os tricolores e o futuro presidente do clube possam se inspirar em nossos antepassados e prepararem em conjunto com a Arquidiocese do Rio de Janeiro, uma celebração digna que a data merece.

É bom que se lembre que, o Monumento do Cristo Redentor está inserido dentro do Parque Nacional da Tijuca, que é administrado pelo governo federal e agora em gestão compartilhada com a prefeitura do Rio de Janeiro. E que o Parque Nacional da Tijuca em seu Conselho Consultivo possui várias instituições respeitáveis de nossa sociedade e que poderão somar esforços nesta celebração. Tudo é uma questão de articulação, empreendedorismo, amor ao Fluminense, ao Rio e ao Brasil.

Saudações Tricolores

Um comentário:

  1. Caro Eduardo.

    Parabéns, vc foi muito feliz no comentário. A aproximação de DEUS nos sustenta e faz com que a nossa torcida tenha o status de "a mais pacifica do Rio". Os Juiz Foranos ficarão na torcida pela missa também.

    Saudações tricolores.

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM