quarta-feira, 21 de outubro de 2009

FLUSÓCIO INSULTA E OFENDE!

Tenho orgulho de ter tido uma “sólida formação familiar” que me possibilitou dar importância ao desenvolvimento intelectual e respeitar as pessoas mais velhas aproveitando sua sabedoria. Com isso, desde sempre, me relacionei bem com as pessoas mais velhas respeitando-as com sua maior experiência de vida.

Por isso, desde que resolvi freqüentar assiduamente o nosso querido Fluminense adotei como lema pessoal não fazer distinção de quem quer que seja. Conheço poucas pessoas que freqüentem o clube por seus mais diversos cantos, como tenho freqüentado. Como conseqüência, tenho condição de estar razoavelmente bem informado sobre o que está acontecendo, principalmente sobre a política de nosso clube.

Resolvi criar o Blog “CIDADÃO FLUMINENSE” para colaborar com a provinciana e conservadora forma de se fazer política no Fluminense. E quando digo provinciana e conservadora, serve também aos ditos progressistas. Ou seja, aqueles que dizem querer o clube de forma profissional, no século XXI, na modernidade, no “top de linha” e todas aquelas outras balelas vomitadas pela mídia para atenderem ao capital e que eles também acabam engolindo, conscientemente ou não.

E outro intuito também na criação do Blog “CIDADÃO FLUMINENSE” era poder estimular a reflexão sobre a política do Fluminense, como se faz, como se pensa, ou como não se faz ou não se pensa. Tentar verdadeiramente, tirar o Fluminense da mediocridade que se instaurou. Ou na verdade, não o clube, mas as pessoas, sem distinção. E não apenas criar uma peça de retórica para se almejar o poder. Para alcançar rápida popularidade, poderia falar basicamente sobre futebol e arregimentar multidões. Mas não! Um eficiente processo político didático-pedagógico não necessita de artifícios baratos e paliativos. Acreditamos que “Futebol é cultura” e não manipulação.

Adotei métodos e normas que denominei de “Posturas e Regras Fidalgas”. Nelas deixei claro como a moderação do Blog “CIDADÃO FLUMINENSE” dentro de princípios e valores éticos, daria total liberdade de expressão a todos que quisessem participar de forma democrática e respeitosa. Em nosso Blog “CIDADÃO FLUMINENSE” ataques desrespeitosos e desnecessários aos nossos adversários (Vasco, Botafogo e Flamengo) não são bem-vindos. E muito menos ataques pessoais e a honra de dirigentes tricolores. As críticas que fazemos ao sr° Roberto Horcades, presidente do Fluminense Football Club, que fique bem claro, são críticas políticas e não pessoais. Respeitamos a pessoa do sr° Horcades, pai de família que é. Ao contrário do que ocorre em outros blogs.

Porém, nem todos em nosso universo tricolor devem ter tido os mesmos ensinamentos que tive na vida, como citei anteriormente. Sinto muito, mas não é minha culpa! Entretanto não é por causa disso que deixarei que me achincalhem gratuitamente, sem nem sequer me conhecerem. Não faço parte desta “realidade medíocre” do chamado “mundo virtual” onde pessoas se insultam e se ofendem sem nem sequer se conhecerem. Tenho outra estirpe! SOU TRICOLOR!!!

Após o protesto da torcida do Fluminense do último domingo, dia 18, escrevi um texto intitulado “FLUSÓCIO SOZINHA EM 2010” sobre cenas e conversas que presenciei de alguns integrantes de alguns grupos de oposição do Fluminense (Ideal Tricolor, Tricolor de Coração e Flusócio). Em nenhum momento escrevi no texto minhas opiniões pessoais. E sim, as opiniões dos integrantes dos grupos políticos.

E como o nível de politização de nosso clube é fraquíssimo, não demorou muito para que eu pudesse ser atacado com insultos e ofensas pessoais por alguém ligado ao grupo político Flusócio. Não é a primeira vez que isso ocorre!

No dia 19/10/2009, às 15:32, o sr° ALEXANDER REIS, comentou: Recebi um email do tal Eduardo Coelho do Blog ‘Cidadão Piscineiro’ e esse cara realmente tá parecendo que descolou uma boquinha lá naquelas mesas do bar do tênis ou talvez algum cargo numa eventual administração dos piscineiros incompetentes rumo à série C, o retorno.

O Blog do cara diz: “A Flusócio irá sozinha para 2010”

Como minha avó já dizia:

ANTES SÓ DO QUE MAL ACOMPANHADO!!!

Em primeiro lugar, gostaria de dizer aos integrantes dos grupos IDEAL TRICOLOR e TRICOLOR DE CORAÇÃO que, este “ANTES SÓ DO QUE MAL ACOMPANHADO” descrito pelo sr° ALEXANDER REIS não foi direcionado a minha pessoa e sim a eles. Os ataques dirigidos a minha pessoa, são sobre eu ter descolado uma boquinha nas mesas do bar do tênis ou um cargo numa eventual administração dos piscineiros incompetentes.

Sobre eu ter arrumado uma boquinha, acho que vou deixar o sr° ALEXANDER REIS curioso em relação a isto. Sobre o “Cidadão Piscineiro” não tenho problema nenhum com a piscina, inclusive estou lá quase todos os dias cuidando da minha saúde. Estou até pensando em escrever um texto sobre “os piscineiros”. Mas acho “muito pouco inteligente” o grupo político Flusócio ter estimulado este tipo discussão em seu blog.

E não adianta dizerem que não estimularam, porque estimularam sim! Quando publicam “imbecilidades” como estas, estão estimulando sim! Estimularam e estimulam, quando podemos ler claramente alguns Flusócios escrevendo sobre o “pequeno mundinho do bar do tênis, sauna, piscina e outros pequenos feudos nas Laranjeiras”. Desse jeito a Flusócio também continua se prendendo à velha rusga “futebol x clube social”. Mas pelo visto “a Flusócio não precisa dos votos dos piscineiros”!

Este primeiro comentário do sr° ALEXANDER REIS foi deletado do blog por alguns Flusócios conscientes, após o envio de uma mensagem deste “Cidadão Piscineiro” que vos escreve. Fica o agradecimento pela tentativa de atenuar o constrangimento, mas não apaga o insulto e a ofensa.

Até porque, existe outro comentário do sr° ALEXANDER REIS que continua tentando me insultar e me ofender. Este no dia 20/10/2009, às 0:11, em que o sr° ALEXANDER REIS comentou: O tal blogueiro parece tentar confundir as pessoas com aquele papo furado, e nitidamente mostra-se um escudeiro e seguidor do Zé de Souza e dos piscineiros que elegeram Gil Carneiro e os demais que nos levaram ao inferno, retornado ao clube com Horcades, aprovando suas contas e agora querendo chuta-lo pra longe... é a sede de poder dos incompetentes.

Isto eu não vou nem comentar, até porque não sei por onde começaria e por onde terminaria. Mas fico me perguntando: Se todos os posts representam a opinião consolidada do grupo, os comentários que são liberados também passam a fazer parte da opinião do grupo??? Como é que um blog que hoje tem 15 pessoas se revezando na confecção dos posts, antes de ir para o ar publica um troço desses??? Como um blog que, em cada texto sofre ajustes, acréscimos, remoção de trechos e revisão de todos, publica um troço desses??? Como é que um blog que cita como modelo editorial a revista “The Economist” publica um troço desses??? Como é que um grupo político que luta para chegar ao poder no Fluminense “e que pretende ser conhecido como um grupo sério” publica um troço desses??? O tipo de profissionalismo e competência que a Flusócio prega é o mesmo dos moderadores de seu blog???

Como disse anteriormente, não adianta deletar a mensagem e dizer que o sr° ALEXANDER REIS não faz parte da Flusócio e que nem o conhecem. Pois, o sr° DANIEL TRINDADE pertence a Flusócio e vocês conhecem muito bem. E no dia 20/10/2009, às 8:30, o sr° DANIEL TRINDADE comentou: Galera tomem cuidado com o que esta sendo divulgado em determinados blogs da internet... muitas informações são inverídicas... esse papo de que a flusócio vem sozinha em 2010 é bem típico de quem esta muito mal informado e quer desestabilizar uma futura união de pessoas que querem um Fluminense vencedor, forte e profissional.

Bem, este sr° DANIEL TRINDADE dá pra falar pois conheço pessoalmente. É um bom rapaz! Mas é preciso que se façam algumas correções em seu comentário. Minhas informações não são inverídicas!!! Pode até não ser o que ele e o grupo político Flusócio gostariam de ler e ouvir. Mas isto não é culpa minha. Eu apenas reproduzi a fala e irritação dos integrantes do Ideal Tricolor e da Tricolor de Coração. Dizer que estou mal informado, hoje em dia, em relação aos bastidores da política do Fluminense é um pouco difícil. Pois, mesmo que eu não queira, as informações estão chegando. Fazer o que, né?

Sobre eu querer desestabilizar alguma coisa??? Não tenho esta pretensão e nem este poder. Mas principalmente, se o sr° DANIEL TRINDADE tivesse um pouco mais de perspicácia política saberia que não é este o meu intuito. Apenas não posso compactuar com a mediocridade. Quero o melhor para o nosso clube e também almejo um Fluminense vencedor, forte e profissional. Mas, acima de tudo ético!

E para os grupos IDEAL TRICOLOR e TRICOLOR DE CORAÇÃO, deixo um comentário do sr° CELSO no blog da Flusócio, no dia 19/10/2009, às 17:55. O sr° CELSO comentou: Acho que está mais do que na hora da Flusócio mostrar a sua força, confiar no seu taco. A Flusócio “sozinha” como o Cidadão afirma em seu blog tem força o suficiente para eleger seu candidato!

Um “grande fidalgo tricolor” disse que meu último artigo não condiz com a realidade. Torno a dizer, que apenas não condiz com a realidade que a Flusócio quer ouvir. Mas eu não escrevi uma opinião pessoal. Apenas relatei fatos! A opinião pessoal que relatei é de membros do IDEAL TRICOLOR e da TRICOLOR DE CORAÇÃO.

E sobre algumas coisas que tenho escrito estão parecendo pesadas quanto a Flusócio, só posso dizer que sinto muito! Se algumas pessoas, com todo respeito, não estão preparadas para fazer política é importante que o grupo se preocupe com isso. “NÃO BASTA EMOÇÃO, TEM QUE ROLAR AÇÃO”!!! E formação política é uma forma de ação! Não adianta apenas trazer pessoas da arquibancada e jogarem no clube para fazer política! Não se faz política como se torce no Maracanã! Por melhor intencionada que seja a pessoa. Não estou insultando nem ofendendo ninguém. Não estou fazendo nada que fuja a normalidade democrática de quem vive em um país livre, democrático e sem censura. Não posso fazer nada se “NARCISO ACHA FEIO O QUE NÃO É ESPELHO”!!!

Saudações Tricolores

EDUARDO COELHO

PROFESSOR DE HISTÓRIA, AMBIENTALISTA E

SÓCIO-PROPRIETÁRIO DO FLUMINENSE FOOTBALL CLUB

6 comentários:

  1. Meu caro,
    Concordo com suas palavras, mas, como tricolor desde 1954 (quando ainda morava no interior do Rio Grande do Norte) e frequentador assíduo do Maracanã desde 1969 (quando vencemos o Flamengo numa partida histórica), lamento que a oposição esteja desunida. Não por sua culpa, é verdade. Como você, também respeito os nossos adversários; afinal, são apenas rivais. E o futebol carioca precisa dos quatro para voltar a ser grande no cenário nacional.
    Saudações tricolores.

    ResponderExcluir
  2. Caro Eduardo Coelho,

    Na condição de tricolor apaixonado e preocupado com o futuro do nosso amado clube, peço humildemente que o senhor reflita sobre o que pretende com posts como esse.

    No momento em que Tricolor de Coração, Ideal Tricolor, Flusocio, Pav Tri e outros dialogam para formar uma frete de oposição que realmente mude a realidade vigente no clube, um post como esse parece prestar um desserviço ao Fluminense.

    Sou membro de um dos grupos acima e não consigo entender como essa postura de fazer intriga possa contribuir para o bem do FFC. Me desculpe a franqueza mas a impressão que fica pra quem lê é que o senhor tem alguma agenda oculta, talvez evitar uma união das oposições, em benefício de algum candidato mais ligado ao status quo.

    Espero estar errado. E se eu realmente estiver, reitero meu pedido para que o senhor reveja essa postura.

    Mas se a leitura acima for correta, nem se preocupe, meu caro: Nenhum intriga vai impedir que os grupos de oposição do Fluminense saiam unidos e fortes nas próximas eleiçoes!

    Saudações Tricolores,
    Thiago Vasconcelos

    ResponderExcluir
  3. Prezado Thiago Vasconcelos,

    Você não precisa me pedir nada, pois se tem algo que faço muito e durante a minha vida inteira são reflexões.

    Eu não sou contra os grupos de oposição conversarem, se unirem, se aliarem ou qualquer outra coisa do tipo. Só que estive presente num momento em que ocorreram determinados fatos e registrei. Só isso! Não estou prestando nenhum desserviço ao Fluminense. Muito pelo contrário, companheiro!

    Seria mais conveniente para mim, ficar na minha e não publicar nada! Fingir que está tudo bem! As raivas e crises entre os grupos continuariam. E eu ficaria "jogando pra torcida" e "empurrariam a sujeira pra debaixo do tapete". De repente, quando exponho o problema, estou ajudando a trazer o remédio. Por acaso você pensou nisso antes de me acusar de estar fazendo intriga?????

    Entenda bem, não sou eu que estou estimulando nada. Só estou tentando fazer um trabalho jornalístico baseado na política tricolor. É algum crime isso??? NÃO!

    Prezado Thiago, você dizendo que "estou fazendo intriga", VOCÊ ME OFENDE COMO ALGUNS FLUSÓCIOS JÁ FIZERAM, até porque não lhe conheço. Você diz ser membro de um dos grupos acima (poderia citar qual?), então poderia me procurar e me conhecer pessoalmente, ao invés de escrever que "estou fazendo intriga". Registro muito bem as palavras e não estou fazendo intriga alguma.

    Sinceramente, você acha que se eu quisesse fazer intriga escreveria num blog??? Intriga, meu caro, se faz no pé do ouvido e não na internet.

    Thiago, não sou menino e sou uma pessoa muito responsável, não tenho agenda oculta alguma. Fique tranquilo! Não estou tentando evitar união das oposições coisa alguma. Se elas tiverem que não estar unidas, com toda certeza, não terei nada a ver com isso. E se elas tiverem que estar unidas pode até ser, que possa dar alguma ajuda para isso acontecer. Thiago, eu tenho amigos e conhecidos em todos os grupos de oposição: Ideal, Tricolor de Coração, Pavilhão e Flusócio. E já participei de várias reuniões de todos os grupos.

    Esse papo de "algum candidato mais ligado ao status quo" chega a me fazer rir. Se você me conhecesse veria que isso é ridículo. "Estou pouco ligando para o status quo" de quem quer que seja!

    Meu caro, eu não tenho que rever nada!!! Minha linha é mostrar tudo o que acontecer no Fluminense. E tudo o que chegar ao meu alcance. Se estão fazendo besteira o problema não é meu. É de quem faz! Se isso te desagrada, te deixa triste, sinceramente, sinto muito. Não era minha intenção deixá-lo triste. Mas a besteira que te deixa triste não sou eu quem está fazendo, apenas estou relatando. Pense nisso!!! Mas não abandonarei meu senso crítico, por nada neste mundo. Não gosto de mediocridade.

    Se você refletir friamente, poderá ver que, ao contrário do que disse, posso estar prestando um bom serviço ao Fluminense. É um serviço inédito? SIM! E tudo o que é novo, estranho, causa um certo medo. Mas relaxe! Não é esta minha intenção!

    Entendo você e muitos outros que se aborrecem com algumas coisas que escrevo. A maior parte das pessoas são torcedoras, não tem muita (ou nenhuma) experiência em política e estão se mobilizando para ajudar o clube a superar um momento difícil. E acho isso muito legal! Eu também tô nessa!

    Só que criei um blog pra registrar as coisas que ocorrem nos bastidores. Só isso! Não me culpe! "Os líderes da oposição" por quem você torce para que estejam unidos na eleição também erram, são humanos. E eu de vez em quando estarei atento a estes erros. Se eles tiverem que estar desunidos a culpa não será minha e sim deles. Não imagine que tenho esse poder todo.

    Agora, você acha que tenho que "rever minha postura"??? Falando isso, fico muito preocupado com o que você realmente quer para o Fluminense. Pois isso, é a implantação da "CENSURA" que busca levar ao "PENSAMENTO ÚNICO" que é típico das "DITADURAS". Pois, não é isso que quero para o Fluminense.

    Saudações Tricolores,

    EDUARDO COELHO

    ResponderExcluir
  4. Trabalho jornalístico?... então tem que citar nomes e não ficar só citando grupos políticos de oposição... Isto fica muito vago, assim é só dizer que o grupo tal falou isto, mas quem do grupo "tal" falou e em que circunstância "ele" falou isto?

    ResponderExcluir
  5. Acho incorreto o blogueiro mencionar o grupo e depois deixar claro no texto que o insulto veio de uma (ou mais) pessoa(s) que escreveu nos comentários do blog do grupo, o que é coisa bem diferente. Ainda que eventualmente o(s) ofensor(res) seja(m) da Flusócio, o grupo não pode responder pelas atitudes individuais de cada um dos seus integrantes. É o mesmo que alguém me insultasse ou ofendesse aqui nesses comentários e eu alegasse que fui ofendido pelo "Cidadão Fluminense". Em tempo, não sou membro da Flusócio, mas do Pavilhão Tricolor.

    Saudações Tricolores,

    Daniel HP

    ResponderExcluir
  6. Prezado Daniel Hora do Paço,

    É um prazer ter você aqui neste espaço. Respeito sua opinião, mas discordo dela.

    Eu fui insultado pessoalmente! A pessoa não me conhece e fez uma série de afirmações que atingem a minha honra. E se o blog da Flusócio publica é porque concorda. Se eu mesmo já tive comentários "deletados" lá, significa que o que eles não querem publicar, eles não publicam.

    E essa conversa de que "o grupo não pode responder pelas atitudes individuais de cada um dos seus integrantes" é muito conveniente. Ou seja, em linguagem popular, "história pra boi dormir".

    Em política, não tem isso não! Se alguém escreveu lá e o blog da Flusócio publicou é porque concordam. Se tem gente por aí, no Fluminense, que não sabe fazer política, aí não é problema meu. Se tem gente no Fluminense, que faz política com a mesma emoção que torcemos nas arquibancadas, isso é um problema.

    Faço crítica política, jamais pessoal! E principalmente, de quem não conheço pessoalmente! Daniel, você não seria insultado aqui no "CIDADÃO FLUMINENSE", pois não publico insulto pessoal. A pessoa que escreveu no blog da Flusócio a meu respeito, me insultou sim!!!

    Ao afirmar que "descolei uma boquinha lá naquelas mesas do bar do tenis" fui insultado e ofendido. Isso é tentativa de "INJÚRIA E DIFAMAÇÃO". É GRAVE!!! E a Flusócio publicou!!!

    Saudações Tricolores,

    EDUARDO COELHO

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM