sexta-feira, 23 de julho de 2010

O ANALFABETO POLÍTICO

Bertolt Brecht foi um dos mais importantes dramaturgos do século XX. Ele também era poeta e contista. Brecht era alemão, nascido na Baviera. Seus trabalhos artísticos e teóricos influenciaram profundamente o teatro contemporâneo. Bertolt Brecht mudou completamente a função e o sentido social do teatro, usando-o como arma de conscientização e politização.

Um dos textos mais conhecidos de sua antologia poética é o ANALFABETO POLÍTICO. No intuito de colaborar com as reflexões e o aumento da conscientização  política de todos os tricolores, eis o texto na íntegra:


O ANALFABETO POLÍTICO

O pior analfabeto é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política.
Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM