quarta-feira, 21 de julho de 2010

O Fred vai te pegar, com o título de campeão brasileiro e marcando 60 gols em 2010

Ontem, dia 20, terça-feira, o centroavante Fred deu uma declaração um pouco preocupante. Fred tentava “alertar o torcedor para ‘murmuro político’ nas arquibancadas”. Para o atacante Fred, as vaias da torcida tricolor para o time do Fluminense contra o Grêmio Prudente já são efeitos do ano eleitoral no Fluminense. Para o centroavante Fred, as vaias no jogo contra o Grêmio Prudente, na última quinta-feira, foram um ato político. Fred disse que isso é torcida política.

Particularmente, estou tranquilo quanto a isto, sou daqueles torcedores que nunca vaiam o time (na verdade nunca vaiei) mesmo que esteja perdendo de goleada. E não abandono o estádio antes do apito final mesmo que o FLU esteja perdendo de 9 a 0 (ou mais) para o adversário. Para alguns torcedores fanáticos do Fluminense – entre os quais me incluo – acompanhar o time e torcer é igual aquela ladainha de padre em dia de casamento, “na pobreza e na riqueza, na saúde e na doença...”

Sempre segui um pensamento que atualmente é o lema do Movimento Popular Legião Tricolor, “cantar e apoiar os 90 minutos”. E este é ‘um dos motivos’, por minha identificação com o Movimento Popular Legião Tricolor. Entretanto, tenho espírito democrático e sei muito bem que as pessoas pensam de forma diferente – e com todo direito – e nem todos torcedores concordam com o “não vaiar”.

E precisamos respeitá-los, pois a maioria dos torcedores que ‘pagam os seus ingressos’ e na verdade são os que alimentam a indústria milionária do futebol. E aí, não tem ‘presidentezinho’ de clube, não tem ‘presidentezinho’ de patrocinadora, não tem artilheiro, não tem nada. Quem manda é quem paga a conta! E quem paga a conta é o torcedor! Portanto, deve ser respeitada a opinião do torcedor. E querer achar que quase 29 mil pessoas foram ‘cabrestadas’ por alguém com algum interesse político é fazer pouco caso da inteligência do torcedor que assistiu uma péssima partida de futebol, não viu seu time ganhar, resolveu vaiar e vaiou. Pronto! Só isso!

Fred é um bom rapaz de 26 anos, de boa família e que zela pelo bom ambiente do elenco tricolor. Por sinal, muito bonita e simpática a homenagem que fez para sua irmã, Cacá, que está grávida, ao marcar o gol na última quinta-feira, colocando a bola embaixo da camisa, fazendo de conta que está ‘grávido’.

Contudo, diante das declarações do nosso querido artilheiro – nós que somos tricolores a vida inteira e seremos até depois da morte – precisamos fazer algumas reflexões. O Fred tem todo o direito de se expressar, como todo cidadão brasileiro. Como se expressou no ano passado dizendo que se marcasse gol na equipe do Cruzeiro – seu clube do coração – não iria comemorar. E não comemorou! Mas, isto pouco importa. O que importa é que ele marque os seus maravilhosos gols.

E para nossa felicidade marcou logo dois gols naquela partida memorável no Mineirão, que foi um dos marcos de nossa incrível “Arrancada Tricolor”. Porém, é bom lembrar que era uma ‘arrancada’ para não ser rebaixado para a Segunda Divisão. E não uma arrancada rumo ao título de campeão brasileiro.

Mas, voltando à declaração do Fred, que disse as vaias do jogo contra o Grêmio Prudente é coisa de ‘torcida política’, seria bom que ele soubesse que o público presente no Maracanã naquela partida foi por volta de 29 mil pessoas. E o Fluminense não tem 29 mil sócios, aptos e em condições de votar pra presidente na eleição do próximo mês de novembro. O Fred deveria ‘pensar um pouco mais’ e aí concluiria que, as pessoas que vaiaram o time do Fluminense na última quinta-feira no Maracanã, fizeram isso simplesmente porque o time jogou mal, fez um péssimo segundo tempo, empatou com um time – sofrendo um gol faltando apenas sete minutos para o término da partida – que estava na zona do rebaixamento, em pleno Maracanã. E com isso o Fluminense perdeu a chance de alcançar a liderança do campeonato brasileiro. Só isso!

Agora o Fred dando uma declaração dessas – sobre um assunto que não domina, não está na sua órbita e para o qual não foi contratado – nos fará pensar que ‘tem coisa aí’. O Fred foi contratado para jogar futebol e marcar (muitos) gols e não para fazer dissertações ou análises sobre a política tricolor. Caso o Fred entre por este caminho dará margem para especulações de querer proteger alguém ligado a política tricolor. E o Fred tem que se lembrar que seu contrato profissional com o Fluminense é de cinco anos. Ou seja, se o Fred mantiver o que vem dizendo por aí, que deseja concluir seu contrato com o Fluminense, até 2014, ele terá a possibilidade de trabalhar com três presidentes diferentes (a menos que o presidente eleito em 2010 seja reeleito em 2013).

Mas, o Fred é um bom rapaz, bom atleta, de espírito agregador, deu esta declaração possivelmente por ser uma forma de expressão meio que um ‘lugar comum’ no mundo do futebol. Mas, Fred, a torcida do Fluminense é ‘um pouco’ diferenciada. E algumas pessoas, mesmo sendo ‘torcedores fanáticos’, possuem senso crítico. Nem todos os ‘lugares comuns’ serão aceitos assim, de qualquer maneira, mesmo que venha de nosso adorável e querido artilheiro. Tenha só um pouco de cuidado com algumas declarações delicadas. Isto é só uma sugestão de alguém que se esgoela nas arquibancadas e torce muito por você e todo o time do Fluminense, seja onde for e em qualquer situação.

Este texto Fred, serve também para externar que estamos ‘torcendo fanaticamente’ para que você possa concluir sua meta de marcar 60 gols na temporada de 2010. E de preferência, com o título de campeão brasileiro de futebol de 2010. Aí, toda a galera tricolor não se cansará de gritar a plenos pulmões, “O FRED VAI TE PEGAR”.


Saudações Tricolores



Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM