sábado, 24 de julho de 2010

A LUTA CONTINUA!!!

Parafraseio aqui, uma das grandes frases de nosso brilhante treinador Muricy Ramalho: “NÓS NÃO ESTAMOS EM CUBA, NA ARMÊNIA. NÓS ESTAMOS NO BRASIL. AQUI É UMA DEMOCRACIA, CADA UM TEM A SUA OPINIÃO”. É isso aí, Muricy! E devemos todos respeitar a “OPINIÃO” alheia, por mais que não gostemos dela. Com diria o grande filósofo francês Montesquieu: “DEFENDEREI SEMPRE O DIREITO DE DISCORDAREM DE MIM”. Mas, pelo visto o presidente Horcades não deve nem saber quem foi Montesquieu.

É bem possível que não! Pois, o presidente Horcades confunde critica política com ofensa pessoal. Poderia se dedicar mais aos estudos filosóficos. Para quem se ‘aventura’ na política é sempre bom. Porém, agora, acho que já não é mais preciso. Pois o presidente Horcades está no ‘apagar das luzes’ de seu segundo mandato. E a possibilidade de sumir politicamente é enorme. Recomendaria a ele – respeitosamente – um bom descanso e “UM BOM PIJAMA”.

Na qualidade de “SÓCIO-PROPRIETÁRIO” do Fluminense Football Club, recebi do presidente Horcades, em 27/04/10, uma notificação de que teria sido aplicada contra minha pessoa uma “PENALIDADE DE SUSPENSÃO” pelo prazo de “SEIS MESES”. Desta forma, “O PRESIDENTE HORCADES DE FORMA AUTORITÁRIA E DITATORIAL ESTARÁ CASSANDO MEU DIREITO DE VOTO NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES DE NOVEMBRO”.

O presidente Horcades me acusava de proferir “ofensas dirigidas a ele e a Membros da Diretoria do Clube”. Sempre deixei claro em todos os meus textos que, minhas críticas eram políticas e não pessoais. No Blog que criei, o “CIDADÃO FLUMINENSE” jamais foi escrito qualquer tipo de “palavrão” contra o presidente Horcades ou qualquer membro de sua direção. Ao contrário do que ocorre em vários outros blogs tricolores. Mas, ‘não tem preço que pague’ ouvir de um bom Diretor do Fluminense, que meus textos “divertem, informam e emocionam”. Então, porque a perseguição comigo??? Devo estar incomodando muito realmente!

Reitero mais uma vez que minhas críticas sempre foram e sempre serão “POLÍTICAS”. As questões de ordem pessoal do sr° Roberto Horcades Figueira ou qualquer outro Membro de sua Diretoria, não me dizem respeito. E não me interessam! Quanto a isto, tenho minha consciência muito tranquila.

Todas as palavras que utilizei, podem ser encontradas em qualquer bom dicionário de nossa língua portuguesa. E são palavras que podem ser ensinadas tranquilamente, para qualquer criança. “RIDÍCULO”, “PATÉTICO” e “PARLAPATÃO” são os termos que o presidente Horcades cita que tenham sido utilizados por mim. Costumava utilizar também o termo “MEDÍOCRE”, mas este o presidente se esqueceu de citar. Mas, faço questão de registrar.

E provando que não existe ofensa alguma nestes termos, coloco o significado de cada uma. RIDÍCULO = adj. Que desperta riso ou escárnio, insignificante. PATÉTICO = adj. Que comove a alma, tocante, enternecedor. PARLAPATÃO = adj. Mentiroso, fanfarrão. MEDÍOCRE = adj. Mediano, insignificante, aquele ou aquilo que tem pouco merecimento. Quando o presidente Horcades disse que “as mulheres tem só dois neurônios", ele dizia a verdade???

De acordo com o Estatuto do Fluminense, solicitei uma reconsideração. E em 02/06/10, fui intimado novamente com a negativa de minha reconsideração. Enviei um recurso ao Conselho Diretor.

Na última segunda-feira, dia 19/07, recebi a carta que decide pela “SUSPENSÃO MANTIDA” negando o recurso que enviei ao Conselho Diretor. O curioso é que as duas primeiras cartas que recebi, eram assinadas pelo presidente do Fluminense, o sr° Roberto Horcades. E a última carta que recebi, não é assinada pelo presidente Roberto Hocades. Esta última carta termina com a descrição “Conselho Diretor do Fluminense Football Club”, mas ela não é assinada pelo presidente Roberto Horcades. Estranho! Imaginava que o presidente do Fluminense, na qualidade de presidente do Conselho Diretor que deveria assinar minha “CARTA DEFINITIVA DE SUSPENSÃO”. Mas não foi o que aconteceu.

Nas cartas que o presidente Horcades enviou-me, ele me acusa de ‘sensacionalismo’ na forma de comunicação ‘para atrair um público maior’. Bem, percebe-se que o presidente está mal informado a respeito do Blog “CIDADÃO FLUMINENSE”. Não é o Blog “CIDADÃO FLUMINENSE” que fala insistentemente de futebol – apesar de ser este o seu foco principal – para atrair um público maior. O Blog “CIDADÃO FLUMINENSE” aborda quase na sua totalidade textos sobre política, o que todos sabem não ser um assunto dos mais populares.

Na verdade, o Blog “CIDADÃO FLUMINENSE” em nenhum momento se preocupou com a obtenção de um público maior. E sim, em estabelecer um trabalho singular, sem querer ser “o maior”, o “mais verdadeiro” ou qualquer coisa parecida. Entretanto, muitos tricolores – sócios ou apenas torcedores – começaram a observar alguma qualidade em nosso trabalho.

O Blog “CIDADÃO FLUMINENSE” apenas se preocupa em colaborar ‘no sentido de melhorar o Fluminense’. O Blog “CIDADÃO FLUMINENSE” foi criado com o objetivo de “orientar, estimular, propagar e incentivar os torcedores do Fluminense a exercerem sua cidadania plenamente”.

Inegavelmente, o Blog “CIDADÃO FLUMINENSE” imprimiu uma dinâmica ágil e veloz, diante da política tricolor. E boa capacidade de articulação entre as proeminentes figuras da política tricolor.

O Blog “CIDADÃO FLUMINENSE” colocando em prática sua luta por “TRANSPARÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO” implantou “UMA AÇÃO INÉDITA, ATÉ ENTÃO, EM TODO O BRASIL. O BLOG ‘CIDADÃO FLUMINENSE’ COMEÇOU A COLOCAR DETALHADAMENTE, RELATOS SOBRE AS REUNIÕES DO CONSELHO DELIBERATIVO DO FLUMINENSE FOOTBALL CLUB”.

Esse ‘ineditismo’ ninguém tirará jamais do Blog “CIDADÃO FLUMINENSE”. Numa época em que muitos propagam a “TRANSPARÊNCIA ADMINISTRATIVA” é comum o surgimento de canais de comunicação, tipo: “TV CÂMARA DOS DEPUTADOS, TV JUSTIÇA, TV ALERJ, TV CÂMARA DOS VEREADORES, TV SENADO, DENTRE MUITAS OUTRAS”. Obviamente, que sabia que esta ação causaria incômodos na política tricolor. Mas, também sabia que com o tempo todos se acostumariam.

Tenho orgulho de ter feito muitos amigos em todo o nosso Clube e em todos os grupos políticos do Fluminense, incluindo vários seguidores do atual presidente do Fluminense. Tenho bom convívio com vários membros da atual Diretoria do Fluminense. A decisão da minha “SUSPENSÃO” não depõe contra mim. Muito pelo contrário! Existe a possibilidade dela se voltar contra os que me atacam. Pois se alguém em algum momento pensa que irei me acovardar diante desta “SUSPENSÃO AUTORITÁRIA”, pode perder as esperanças. Como diz a frase que sempre uso, “A ÚNICA LUTA QUE SE PERDE É A QUE SE ABANDONA”. E vamos em frente, sempre ao lado do nosso querido e amado Fluminense Football Club, pois “A LUTA CONTINUA”.


EDUARDO COELHO


PROFESSOR DE HISTÓRIA E SÓCIO-PROPRIETÁRIO DO FLUMINENSE FOOTBALL CLUB

9 comentários:

  1. Caro Edu,
    imagino o quanto amas o FLU, te conheço dalguma data, e sempre aprendo um cadim... Assim, presto minha solidariedade a ti, o vejo como pessoa de grande valia ao TRICOLOR, mas peço vossa permissão para off-topic..., num resisti...

    ALÔ BRASIL,
    SEM TI-TI-TI,
    QUE É A LEI DE MURICI
    E CADA UM CUIDA DE SI,
    COM O FLUZÃO,
    MAIS UMA VEZ,
    TU VAIS RUMO AO TRI

    ST,
    ZALU

    ResponderExcluir
  2. Companheiro Eduardo,

    Solidarizo-me e coloco-me à disposição para colaborar com a reversão dessa inaceitável decisão.

    Saudações tricolores!

    ResponderExcluir
  3. Prezado Eduardo, inaceitável a sua suspensão. Conte comigo para ajudar a reverter essa SACANAGEM.

    Isso é baixaria. Estão tentando te calar. A época da censura já passou há muito tempo.

    Abraços,
    Paulo Cezar Filho
    Jornalheiros

    ResponderExcluir
  4. Manifesto meu repúdio à atitude do Presidente Horcades que, não obstante nos tenha lavado a alma com seu raro - ou único - ato de bravura na sexta-feira, nos envergonha a cada dia com atitudes como essa de suspender o Prof. Eduardo Coelho.

    Sou a favor de um desagravo público em frente a Sede do Clube.

    ResponderExcluir
  5. Prezado Eduardo, total solidariedade diante desse ato truculento do qual você foi vítima.
    Aliás, se me permite, vítima ainda maior foram as tradições de nosso clube.
    Abraço,
    Marco Porto

    ResponderExcluir
  6. Lastimável e previsível.

    Eduardo Coelho, você tem e terá o meu apoio.

    ResponderExcluir
  7. Caro Rachid,

    Concordo plenamente com um Ato de desagravo público em frente a Sede do Fluminense.

    O prof. Eduardo Coelho tem sido uma pessoa fundamental para nos informar sobre os bastidores da politica tricolor.

    Não podemos nos calar diante da truculência e autoritarismos de Roberto Horcades.
    Estamos numa democracia.

    Abraço,

    Alexandre Lima

    ResponderExcluir
  8. O mais triste disso tudo é que estamos privados de sua agradável companhia.
    Abraços e saudade do do seu amigo.
    Mario júnior.

    ResponderExcluir
  9. Caramba, que coisa, hein, Eduardo?? Não pensei que fosse chegar a tanto. Pelo que entendo, não cabem mais recursos no clube, de forma que só lhe resta a justiça comum mesmo. Eu, no seu lugar, entraria com prazer com uma Ação contra o Horcades, até porque suas chances de êxito são enormes. Mantenha-nos informados dos seus próximos passos! Abs e ST.

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM