sábado, 10 de julho de 2010

GORDO, EU?

Na edição da revista "Veja Rio", nº 27, encontra-se uma matéria muito interessante. É uma matéria sobre a obesidade nas capitais brasileiras. A matéria é a principal da revista e serve de título na capa: "GORDO, EU?" Na capa, ainda temos o desenho de "um gordo usando óculos", deitado numa praia com uma 'latinha de cerveja' na barriga. No desenho, "o gordo usando óculos" está lendo a mesma revista "Veja Rio", nº 27, e apontando para si mesmo, como quem pergunta: "GORDO, EU???"

Esta é a nossa dura realidade! Goste-se ou  não, a cidade do Rio é obesa, gorda e cheia de celulites. Gorda como nenhuma outra metrópole brasileira. Uma verdadeira baleia! E quem diz isso é o Ministério da Saúde, em um levantamento realizado nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Constatou-se que 18% dos cariocas adultos possuem gorduras extras, que já deixaram de ser apenas um sinal de displicência para se transformar em "problema de saúde". Em segundo lugar, está Porto Velho, capital de Rondônia, com 17,6%.

Por que os 'cariocas', de repente, passaram a liderar este triste ranking? É uma combinação de estresse, sedentarismo, consumo de bebidas alcoólicas, refeições irregularess e má alimentação. E algumas pessoas que se deslocam preferencialmente de carro. E ainda existem aquelas que costumam descontar de forma exagerada suas frustrações na comida.

A matéria é importante para todos aqueles que frequentam um clube esportivo como o nosso Fluminense e se preocupam com qualidade de vida. Principalmente agora que o Rio de Janeiro vai sediar eventos internacionais como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Ou seja, a imagem de cidade símbolo do bem-estar, da vida saudável e dos corpos esbeltos, não está de acordo com a realidade. É um certo caso de "propaganda enganosa".

Após ler a matéria, telefonei para meu cardiologista para debater com ele sobre o assunto. Meu cardiologista é um "bom exemplo" para todos os seus clientes. Como "um bom cardiologista", ele é muito discreto, educado, possui bons hábitos alimentares, pratica exercícios físicos regularmente, não bebe bebidas alcoólicas e não fuma. Ou seja, meu cardiologista é um "excelente médico" e um "bom exemplo" para todos nós.


Saudações Tricolores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM