sábado, 3 de julho de 2010

"Soy 'LOCO' por ti, Uruguay"!

Ontem, sexta-feira, dia 2 de julho, tivemos uma partida da Copa do Mundo das mais emocionantes de todos os tempos. O jogo foi Uruguai e Gana. O jogo estava empatado em 1 a 1 e no final do segundo tempo da prorrogação o time africano deu um sufoco no Uruguai partindo para o ataque. Torcia fanaticamente para o Uruguai e no último minuto da prorrogação ocorreu “o lance da Copa”.

No último momento da partida, o centroavante Suárez, do Uruguai, salvou duas vezes em cima da linha aquele que seria o gol da vitória de Gana. Primeiro com o joelho, após chute de Appiah. Depois, na cabeçada de Adiyiah, ele evita com a mão o gol de Gana. Por ter atuado como se fosse um goleiro, Suárez levou o cartão vermelho. Ali, o Uruguai parecia que estava fora da Copa do Mundo. Confesso que fiquei muito triste com a marcação do pênalti. Só um milagre salvaria o Uruguai. E ele aconteceu!

Com o tempo esgotado, Gyan, o melhor jogador de Gana, teve a chance de bater o pênalti e colocar seu país na semifinal. Mas Gyan chuta com força e a bola bate no travessão e vai pra fora de campo. Na hora, não resisti ao lance dramático, vibrei euforicamente como se fosse um gol ‘chorado’ do Fluminense. E ainda arremessei contra a parede uma incômoda cadeira que cismava em ficar parada no meio da sala.

Sempre tive simpatia pelos nossos algozes de 1950, mas nunca tive a oportunidade de vibrar tanto com a “Celeste Olímpica”. Talvez a simpatia tenha surgido devido ao comportamento da geração uruguaia de 1950. Alguns integrantes da geração de Ghiggia e Schiaffino, chegaram a declarar que, se soubessem que provocariam tamanha comoção pela perda, prefeririam não ter ganho o jogo. E posteriormente a disputa da Copa do Mundo de 1950, vários jogadores do Brasil e Uruguai daquela geração, tornaram-se amigos. Existia entre eles algo chamado respeito.

Na vitória do Uruguai, ontem, podemos escolher vários heróis. O herói pode ser o goleiro Muslera, por pegar dois pênaltis na disputa final. O herói pode ser o craque do time Forlán, pelo golaço de falta. Pode ser o centroavante Suárez, por sua jogada mais decisiva, a bola que tirou, de mão, sobre a linha, evitando a derrota e a desclassificação. Ou pode ser, ‘LOCO’ Abreu, que cobrou o quinto e decisivo pênalti, com a mesma cavadinha que garantiu o título estadual de 2010 ao Botafogo. Mas, isso não importa. O mais importante é que o Uruguai está classificado para a semifinal da Copa de Mundo e representa muito bem o futebol sul-americano. O Uruguai já está entre os quatro melhores times do mundo de futebol.

E é importante ressaltar a nossa torcida FLURUGUAY em solo uruguaio. São um grupo de uruguayos apaixonados pelo Fluminense. A torcida foi criada em 1991. A FLURUGUAY possui uma sede social em Canelones. São cerca de 120 integrantes de 8 cidades do Uruguay: Paysandu, Canelones, Mercedes, Pando, Montevideo, Carmelo, Rio Branco e Salto. Viajam sempre de carro, de ônibus ou de avião para acompanhar o Fluminense em Porto Alegre, toda vez que joga contra os times gaúchos. É uma paixão sem fronteiras!

O Uruguai tem uma população de cerca de 3,3 milhões de pessoas, dos quais 1,8 milhões vivem na capital Montevidéu e sua área metropolitana. A única fronteira terrestre do Uruguai é com o estado do Rio Grande do Sul, no norte. O Uruguai é um dos países economicamente mais desenvolvidos da América Latina, com um ‘PIB per capita’ elevado e o 50º maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo. Até a década de 1960, o Uruguai era chamado de “a Suíça sul-americana” por ter um perfil de país desenvolvido, com altos índices sociais. O Uruguai é o único país não lusófono em que o ensino de português é obrigatório.

O Brasil é o principal destino do mercado turístico internacional na América do Sul. Os gastos dos turistas estrangeiros em visita ao Brasil alcançaram U$ 5,8 bilhões de dólares, em 2008. O turismo figura entre os principais itens na pauta de exportações, já ocupando o 4º lugar na Balança Comercial Brasileira. O Uruguai é o 5º país colocado entre os principais emissores de turistas para o Brasil, em 2006, com 290.240 visitantes. E estes números tendem a crescer cada vez mais., pois o Turismo é a atividade econômica que mais cresce no mundo. Seguido de perto pelo setor do Esporte. 

Vale destacar que, o primeiro jogo da Seleção do Uruguai de futebol no Brasil foi realizado no Estádio das Laranjeiras, do Fluminense, no dia 25 de maio de 1919, pelo campeonato Sul-Americano. Preservar o Estádio das Laranjeiras, é preservar o futuro do Fluminense. Preservar o Estádio das Laranjeiras, é preservar o patrimônio arquitetônico e histórico do local onde nasceu o futebol da Seleção Brasileira Pentacampeã Mundial de Futebol. Preservar o Estádio das Laranjeiras, é preservar a história do futebol do Uruguai. O Uruguai foi campeão da Copa do Mundo de 1930 e 1950 e campeão olímpico em 1924 e 1928. O Uruguai é o maior vencedor da Copa América junto com a Argentina com 14 títulos. Como dizia o grande tricolor Nelson Rodrigues, “no futebol o pior cego é aquele que só vê a bola”.


Saudações Tricolores







Um comentário:

  1. Não sabia que eles aprendiam o português por lá. Legal.

    A classificação deles foi épica, como costumam ser as nossas.

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM