sexta-feira, 16 de julho de 2010

LAVAGEM DE DINHEIRO

Nos últimos anos um assunto tem sido cada vez mais discutido no futebol brasileiro: “LAVAGEM DE DINHEIRO”. E muito deste debate – ainda evitado por muitos – ocorre por causa do clube inglês Chelsea.

O Chelsea Football Club, time fundado em 1905, conta com o russo Roman Abramovitch, responsável por gastar enormes quantias de dinheiro em contratações para o clube. A base de torcedores do Chelsea vem das classes trabalhadoras no oeste de Londres. Durante os anos de 1970 e 1980, os torcedores do Chelsea foram amplamente associados como vândalos. Os torcedores do Chelsea foram acusados de terem ligações com grupos neonazistas e algumas organizações de extrema-direita ou racistas.

Ken Bates, que comprou o Chelsea na década de 1980, vendeu o clube para Abramovich em 2003, tornando, assim o time londrino em uma potência no cenário europeu. Antes do dinheiro russo, o clube havia vencido a Premier League apenas uma vez, na temporada 1954-1955. Entre as décadas de 1970 e 1980, os Blues, como são chamados, foram rebaixados três vezes, o que atualmente, seria considerado algo absurdo, tamanho o investimento que é realizado.

A temporada 2004-2005 foi um marco na história do Chelsea, que, além do título do Campeonato Inglês, obteve alguns recordes respeitáveis. Foram apenas 15 gols sofridos em 38 partidas, e 25 jogos sem levar gols. Após o ano de 2004, o Chelsea conquistaria o Campeonato Inglês de 2005-06 e 2009-10. E a Copa da Inglaterra de 2006-07, 2008-09 e 2009-10.

O Chelsea é um dos times que possui maior saúde financeira. Roman Abramovich, “o dono do Chelsea”, está em 15° na lista dos homens mais ricos do mundo divulgada pela Revista Forbes. É dono de um iate de 120 metros e do maior avião particular do planeta, um Boing 767 batizado de “The Bandit” (“O Bandido”). Dentre as empresas das quais é dono, existe uma gigante petrolífera russa.

Roman Abramovich sofre acusações de sonegação de impostos na Rússia, como tráfico de diamantes em Angola e outras dezenas de crimes fiscais. Segundo Tomaz Rodrigo Alves, colunista e especialista em futebol inglês, “de fato, todos falam de uma suposta lavagem de dinheiro, até no Chelsea, mas que esse não é o objetivo, pelo menos o principal, de Abramovich”. Para ele, Abramovich tirou comprou os Blues por dois motivos essenciais: “tirar o dinheiro dele da Rússia, para não correr o risco de perdera fortuna caso o clima político do país mude, e ficar famoso em toda a Europa”. A segunda coisa ele já conseguiu.

A lavagem de dinheiro é um assunto que existe, principalmente, pela maneira como o Roman Abramovich age quando o assunto é transferência de jogadores. O Chelsea está ficando famoso por comprar atletas a peso de ouro e, mais tarde, vender por valores pífios comparados aos anteriores. Quando Roman Abramovich chegou a Londres, ainda se mantinha uma política de gastos mais moderados. Não se contratava estrelas do futebol mundial, que tinham um marketing muito forte, no entanto, isso não durou muito.

Os Blues fizeram contratações que não deram muito certo e, com isso, perdeu muito dinheiro. Diante da política financeira adotada, o Chelsea sempre vai precisar de uma quantia considerável para contratar qualquer jogador, e com o grande perigo de revender a um preço mais baixo. Apesar dessa situação que vive o time inglês, os valores envolvidos não tiram a tranquilidade de Roman Abramovich, e que “até as transferências mais caras são trocado comparado com a fortuna total de Abramovich”.

Em 2004, um ano depois da compra do clube, o time londrino, como empresa, teve um prejuízo de 130 milhões de euros, o maior déficit da história de um time de futebol. E mais do que os valores gastos com contratações, o que é insustentável no Chelsea são os absurdos salários pagos ao elenco. O português José Mourinho, ex-técnico do Chelsea, possuía um salário anual de, aproximadamente, 7,5 milhões de euros. Com tanto dinheiro gasto, pode ser normal para um torcedor mais pessimista pensar que, a qualquer momento, os recursos diminuam drasticamente, por causa de uma possível saída de Abramovich.

Com tanto dinheiro gasto, o Chelsea, pelo menos nos próximos anos, pela situação financeira, mesmo que não continue surpreendendo dentro de campo, provavelmente continuará causando espantos pelas quantias envolvidas em sua folha de pagamento. Com tanto dinheiro gasto dá mesmo pra desconfiar.


Saudações Tricolores



2 comentários:

  1. LEMBRANÇA EXTREMAMENTE ADEQUADA, PERTINENTE E LÚCIDA!! De vez em quando, alguns tricolores, depois de limpar bem os olhos (utilizando colírios de qualidade), avistam espectros de Abramovich por aí...
    SAUDAÇÕES TRICOLORES,
    Felipe Brito.

    ResponderExcluir
  2. Caro Eduardo. Em minha opinião, não somente o Chelsea, mas alguns outros clubes da Europa, também podem estar participando desse suposto esquema de lavagem. Um deles (acredito), é o Real Madri; nunca vi um clube gastar tanto dinheiro, para contratar tão mal... Esta inclusive, era uma prática também do nosso patrocinador (guardadas as devidas proporções), antes da revolução chamada Muricy. Por outro lado (mesmo com as contratações mal feitas), como os valores aqui são muito menores, não creio em lavagem de dinheiro, mas acredito em vaidade e marketing, do sr. Celso Barros. Pra mim, ele usa o Fluminense, apenas como um outdoor... Saudações tricolores.

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO! SE QUISER PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS, SORTEIOS E BOLETINS, BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA A CONTA CIDADAOFLU@GMAIL.COM